Centro de Documentação e Pesquisa – CEDOC – FUNARTE

O Centro de Documentação e Pesquisa (CEDOC) é o setor responsável por preservar, organizar e dar acesso ao patrimônio documental da Funarte. O CEDOC foi inicialmente formado pela reunião da documentação das instituições culturais extintas, em 1990 (Fundação Nacional de Artes Cênicas, Fundação Nacional de Arte e Funarte e Fundação do Cinema Brasileiro), e hoje já conta com mais de 1 milhão de itens entre livros, periódicos, fotografias, registros sonoros, cartazes, programas de espetáculos, peças teatrais, fitas de vídeos, além de documentos administrativos da Instituição. As áreas técnicas do CEDOC, responsáveis pelo tratamento da documentação são, a Biblioteca Edmundo Moniz, Acervo Iconográfico e Audiovisual, Arquivos Privados e Arquivo Institucional. A Biblioteca Edmundo Moniz é a porta de entrada para o cidadão que deseja consultar o patrimônio documental da Funarte.

https://www.gov.br/funarte/pt-br/acesso-a-informacao-lai/institucional/cedoc

Endereço: Rua São José, 50 – Centro, Rio de Janeiro - RJ
Atendimento presencial temporariamente suspenso.

Identity area

Identifier

RJFUNARTE

Authorized form of name

Centro de Documentação e Pesquisa – CEDOC – FUNARTE

Parallel form(s) of name

  • CEDOC

Other form(s) of name

  • Fundação Nacional de Artes - FUNARTE

Type

  • National

Contact area

Serviço de referência CEDOC Primary contact

Type

Address

Street address

Rua São José 50, 2º andar – Centro

Locality

Rio de Janeiro

Region

Rio de Janeiro

Country name

Brazil

Postal code

20010-020

Telephone

Fax

Email

Note

O atendimento presencial está temporariamente suspenso.

Description area

History

O Centro de Documentação e Pesquisa da Funarte se tornou fonte de referência para estudantes, pesquisadores e muitos profissionais da área artística por guardar documentação de grande relevância para a preservação da memória da cultura brasileira. Tem um papel de destaque dentre as unidades de informação em arte e cultura existentes no Rio de Janeiro e mesmo no Brasil, por ser um Centro especializado e da maior importância para as pesquisas nas áreas de teatro, fotografia, dança, circo, música, ópera, artes plásticas e gráficas.
O Centro preserva a memória das extintas instituições federais da cultura, propiciando a base para estudos relacionados às políticas culturais estabelecidas pelo Governo Federal desde fins da década de 1930.
As características da documentação e informação em arte, nascida de suas especificidades e singularidades, dão origem a coleções iconográficas, sonoras e audiovisuais de natureza especial e especializada, que constituem hoje os chamados multimeios; e a conjuntos documentais textuais muito específicos.
A Funarte busca, por meio do Cedoc, tratar, preservar e difundir todo esse patrimônio documental.

Geographical and cultural context

Mandates/Sources of authority

Administrative structure

Records management and collecting policies

Buildings

Holdings

O acervo do CEDOC também é composto por conjuntos documentais que foram produzidos e acumulados pelos mais diversos profissionais das artes, por grupos, companhias e empresas cujas atividades se relacionam com as artes visuais, a música e as artes cênicas. Esses arquivos e coleções de artistas (atrizes, atores, coreógrafos, bailarinas, bailarinos, diretores, cenógrafos, figurinistas, críticos teatrais, artistas plásticos, dentre outros) são formados, por exemplo, por documentos iconográficos, textuais, sonoros e oferecem variadas possibilidades de pesquisa e aquisição de conhecimento sobre a história das artes e da cultura nacional.

Finding aids, guides and publications

Arquivos e Coleções Privados CEDOC/Funarte: Guia Geral

Disponível em: https://www.funarte.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/FUN_Cedoc_mioloweb.pdf

Access area

Opening times

Atendimento presencial temporariamente suspenso.

Access conditions and requirements

O acervo do CEDOC está disponível apenas para consulta local gratuita. As imagens divulgadas pelo Cedoc Digital no Portal da Funarte e as que estiverem disponíveis através dos serviços de referência (SOPHIA e ATOM) têm Direitos Reservados, portanto, NÃO podem ser baixadas.

Caso haja interesse na reprodução e/ou qualquer tipo de reuso das imagens disponibilizadas para consulta, o usuário deve estar ciente de que é o único e exclusivo responsável pelo respeito aos direitos autorais, personalíssimos e conexos das obras pesquisadas, conforme regidos pela Lei 9.610 de 19.02.1998.

Accessibility

Services area

Research services

Canal de atendimento: bibli.cedoc@funarte.gov.br

Reproduction services

Após a consulta aos catálogos online disponíveis através dos links http://cedoc.funarte.gov.br/sophia_web/ e https://atom.funarte.gov.br/, o pesquisador poderá selecionar os documentos de seu interesse e solicitar a reprodução pelo e-mail bibli.cedoc@funarte.gov.br.

No momento, o serviço está temporariamente restrito apenas aos acervos já digitalizados.

O pesquisador deverá baixar e preencher o termo de responsabilidade, em que declara estar ciente de suas obrigações legais relativas aos direitos autorais.

O termo deve ser digitalizado e enviado para o e.mail: bibli.cedoc@funarte.gov.br.

Também deve ser enviado, preenchido e assinado, para o endereço: Biblioteca Edmundo Moniz/CEDOC – FUNARTE Rua São José, no 50 2o andar Centro/RJ CEP: 20010-020.

Termo de Responsabilidade para Reprodução de Audiovisual: https://www.gov.br/funarte/pt-br/incentivo-e-apoio-a-arte/cedoc/TERMODERESPONSABILIDADEPARAREPRODUODEAUDIOVISUAL.pdf

Termo de Responsabilidade para Reprodução de Imagens: https://www.gov.br/funarte/pt-br/incentivo-e-apoio-a-arte/cedoc/TERMODERESPONSABILIDADEPARAREPRODUODEIMAGENS.pdf

Public areas

Control area

Description identifier

Institution identifier

Rules and/or conventions used

Status

Final

Level of detail

Full

Dates of creation, revision and deletion

Language(s)

  • Brazilian Portuguese

Script(s)

    Sources

    Maintenance notes

    Access points

    Access Points

    • Arts and Culture (Thematic area)