Centro de Documentação e Pesquisa – CEDOC – FUNARTE

O Centro de Documentação e Informação da Funarte se tornou fonte de referência para estudantes, pesquisadores e muitos profissionais da área artística por guardar documentação de grande relevância para a preservação da memória da cultura brasileira. Tem um papel de destaque dentre as unidades de informação em arte e cultura existentes no Rio de Janeiro e mesmo no Brasil, por ser um Centro especializado e da maior importância para as pesquisas nas áreas de teatro, fotografia, dança, circo, música, ópera, artes plásticas e gráficas.

O Centro preserva a memória das extintas instituições federais da cultura, propiciando a base para estudos relacionados às políticas culturais estabelecidas pelo Governo Federal desde fins da década de 1930.

As características da documentação e informação em arte, nascida de suas especificidades e singularidades, dão origem a coleções iconográficas, sonoras e audiovisuais de natureza especial e especializada, que constituem hoje os chamados multimeios; e a conjuntos documentais textuais muito específicos.

A Funarte busca, por meio do Cedoc, tratar, preservar e difundir todo esse patrimônio documental. O acesso ao seu acervo se dá em visitas ao espaço da Rua São José nº 50, no Centro do Rio de Janeiro, e pela internet, através de suas bases de dados. O atendimento presencial está temporariamente suspenso.

Área de identificação

Identificador

RJFUNARTE

Forma autorizada do nome

Centro de Documentação e Pesquisa – CEDOC – FUNARTE

Forma(s) paralela(s) de nome

  • CEDOC

Outra(s) forma(s) de nome

  • Fundação Nacional de Artes - FUNARTE

Tipo

  • Nacional

Área de contato

Serviço de referência CEDOC Contato principal

Tipo

Endereço

Endereço

Rua São José 50, 2º andar – Centro

Localidade

Rio de Janeiro

Região

Rio de Janeiro

Nome do país

Brasil

CEP

20010-020

Telefone

Fax

E-mail

Nota

O atendimento presencial está temporariamente suspenso.

Área de descrição

Histórico

O Centro de Documentação e Pesquisa da Funarte se tornou fonte de referência para estudantes, pesquisadores e muitos profissionais da área artística por guardar documentação de grande relevância para a preservação da memória da cultura brasileira. Tem um papel de destaque dentre as unidades de informação em arte e cultura existentes no Rio de Janeiro e mesmo no Brasil, por ser um Centro especializado e da maior importância para as pesquisas nas áreas de teatro, fotografia, dança, circo, música, ópera, artes plásticas e gráficas.
O Centro preserva a memória das extintas instituições federais da cultura, propiciando a base para estudos relacionados às políticas culturais estabelecidas pelo Governo Federal desde fins da década de 1930.
As características da documentação e informação em arte, nascida de suas especificidades e singularidades, dão origem a coleções iconográficas, sonoras e audiovisuais de natureza especial e especializada, que constituem hoje os chamados multimeios; e a conjuntos documentais textuais muito específicos.
A Funarte busca, por meio do Cedoc, tratar, preservar e difundir todo esse patrimônio documental.

Contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

Estrutura administrativa

Políticas de captura e gestão de documentos

Prédios

Acervo

O acervo do CEDOC também é composto por conjuntos documentais que foram produzidos e acumulados pelos mais diversos profissionais das artes, por grupos, companhias e empresas cujas atividades se relacionam com as artes visuais, a música e as artes cênicas. Esses arquivos e coleções de artistas (atrizes, atores, coreógrafos, bailarinas, bailarinos, diretores, cenógrafos, figurinistas, críticos teatrais, artistas plásticos, dentre outros) são formados, por exemplo, por documentos iconográficos, textuais, sonoros e oferecem variadas possibilidades de pesquisa e aquisição de conhecimento sobre a história das artes e da cultura nacional.

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

Arquivos e Coleções Privados CEDOC/Funarte: Guia Geral

Disponível em: https://www.funarte.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/FUN_Cedoc_mioloweb.pdf

Área de acesso

Horário de funcionamento

Atendimento presencial temporariamente suspenso.

Condição de acesso e uso

O acervo do CEDOC está disponível apenas para consulta local gratuita. As imagens divulgadas pelo Cedoc Digital no Portal da Funarte e as que estiverem disponíveis através dos serviços de referência (SOPHIA e ATOM) têm Direitos Reservados, portanto, NÃO podem ser baixadas.

Caso haja interesse na reprodução e/ou qualquer tipo de reuso das imagens disponibilizadas para consulta, o usuário deve estar ciente de que é o único e exclusivo responsável pelo respeito aos direitos autorais, personalíssimos e conexos das obras pesquisadas, conforme regidos pela Lei 9.610 de 19.02.1998.

Acessibilidade

Área de serviços

Serviços de pesquisa

Canal de atendimento: bibli.cedoc@funarte.gov.br

Serviços de reprodução

Após a consulta aos catálogos online disponíveis através dos links http://cedoc.funarte.gov.br/sophia_web/ e https://atom.funarte.gov.br/, o pesquisador poderá selecionar os documentos de seu interesse e solicitar a reprodução pelo e-mail bibli.cedoc@funarte.gov.br.

No momento, o serviço está temporariamente restrito apenas aos acervos já digitalizados.

O pesquisador deverá baixar e preencher o termo de responsabilidade, em que declara estar ciente de suas obrigações legais relativas aos direitos autorais.

O termo deve ser digitalizado e enviado para o e.mail: bibli.cedoc@funarte.gov.br.

Também deve ser enviado, preenchido e assinado, para o endereço: Biblioteca Edmundo Moniz/CEDOC – FUNARTE Rua São José, no 50 2o andar Centro/RJ CEP: 20010-020.

Termo de Responsabilidade para Reprodução de Audiovisual: https://www.gov.br/funarte/pt-br/incentivo-e-apoio-a-arte/cedoc/TERMODERESPONSABILIDADEPARAREPRODUODEAUDIOVISUAL.pdf

Termo de Responsabilidade para Reprodução de Imagens: https://www.gov.br/funarte/pt-br/incentivo-e-apoio-a-arte/cedoc/TERMODERESPONSABILIDADEPARAREPRODUODEIMAGENS.pdf

Áreas públicas

Área de controle

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

Regras ou convenções utilizadas

Estado atual

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão e eliminação

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

    Fontes

    Notas de manutenção

    Pontos de acesso

    Pontos de acesso

    • Artes e Cultura (Thematic area)