Fundos WP - Fundo Walter Pinto

Programa da Revista "Eu Quero Sassaricá e Capa do Programa da revista "Eu quero sassari... Revista "Eu Quero Sassaricá!, de Freire Júnior, Luiz Iglezias e Walter Pinto Arquivo Walter Pinto Partitura Musical Referente à Revista “Eu quero sassaricá” Fotografia_Carlos d'Castro Fotografia_Carlos d'Castro Fotografia_Cirkus Altenburg Fotografia_Cirkus Altenburg
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Área de identificação

Código de referência

BR RJFUNARTE WP

Título

Fundo Walter Pinto

Data(s)

  • 1908 - 1968 (Acumulação)

Nível de descrição

Fundos

Dimensão e suporte

9,00 m.

Área de contextualização

Nome do produtor

(17/01/1913 - 21/04/1994)

Biografia

História do arquivo

Procedência

Doação de Walter Pinto em 1979.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O arquivo abriga documentos de tipos e espécies variados — textos de peças teatrais, partituras manuscritas, fotografias, desenhos de cenários e figurinos, cartazes etc. — que dizem respeito à família Pinto, à atuação da Empresa Pinto Ltda., da Companhia Walter Pinto, e de outras empresas ligadas ao teatro, abrangendo aproximadamente trinta anos de produções de espetáculos no Teatro Recreio, situado na Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro.
Manoel Pinto, ator e empresário, pai de Walter Pinto, iniciou suas atividades teatrais na segunda década do século XX. Ao morrer, em 1938, a Empresa Pinto Ltda. ficou sob a direção de Álvaro Pinto, seu filho mais velho, que em agosto de 1940 também faleceu, obrigando Walter Pinto a assumir a direção. Walter Pinto não só manteve as atividades da empresa herdada de seu pai por mais de vinte anos, como também a tornou referência para o teatro de revista daquele período. A Companhia Walter Pinto revela, para alguns historiadores, a última fase deste gênero de teatro musicado em nossos palcos.
Em termos técnicos, um aspecto que merece destaque, pois se diferencia do tratamento dado a conjuntos semelhantes, foi a organização dos documentos ligados à parte musical dos espetáculos, que contou com a colaboração da pesquisadora e etnomusicóloga Rosa Maria Zamith. Para realizar a identificação e classificação desses registros, foram acionadas complexas redes de confrontações e comparações de partituras, textos teatrais, notícias de jornais etc. Essa ação seguiu a perspectiva adotada na organização geral do arquivo, que foi ter o espetáculo como eixo central para a elaboração de seu arranjo. Não interessava, portanto, ver as partituras como um conjunto musical isolado, em que bastaria listar os títulos das músicas presentes no acervo. Investimos na pesquisa para tentar reconstituir o repertório original de cada espetáculo. Essa estratégia para o tratamento da parte musical colaborou para a elaboração de instrumento de pesquisa em paralelo, um trabalho altamente especializado. Este arquivo reveste-se de dois aspectos fundamentais: seus documentos, inéditos e não dispersos, fornecem real conteúdo para se traçar a história dessa empresa teatral, de reconhecida importância na história do teatro de revista no Brasil; e seus documentos abrangem vários aspectos da empresa e de seu proprietário, ou seja, aspectos administrativos, artísticos, pessoais etc.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Organizado.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Para compreender as regras de uso das imagens, acesse as informações em: https://www.funarte.gov.br/uso-de-imagem-acervo-cedoc/

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • espanhol
  • francês
  • inglês
  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Arranjo e inventário.

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Nota

Primeiro registro de descrição baseado na publicação: Arquivos e coleções privados Cedoc/Funarte: guia geral/Rio de Janeiro: Funarte, 2016. 248 p.: il., color.; 23cm ISBN 978-85-7507-177-9.

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Nota do arquivista

Documentalistas responsáveis: Filomena Chiaradia e Rosa Zamith.

Zona da incorporação

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