Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- [Rio de Janeiro], 1959 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
3 desenhos em guache, grafite e tecido sobre papel; vários tamanhos.
2 documentos textuais com [550] páginas
40 fotografias em p&b; entre 24 x 18 cm e 30 x 39,5 cm.
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Nome do produtor
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Dossiê de fotografias e impressos
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Instrumento de pesquisa gerado
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Contém sete duplicatas.
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
Desenho 01: guache e tecido sobre papel, 32,5x23,5 cm; desenho 02: 2 desenhos em mesmo suporte, guache sobre papel, 23,5x32,5 cm; desenho 03: 2 desenhos em mesmo suporte, guache e grafite sobre papel, 23,5x32,5 cm. Desenhos com incrições em lápis com indicações de personagens e outros detalhes sobre os figurinos. Assinado: Joselito.
Nota
Orquestração: Pachequinho ; arranjo de Morpheu Belluomini ; arranjador Antoninho Pellicciari.
Nota
O Arquivo Walter Pinto possui o texto do Ponto do Rio de Janeiro, os da Censura do Rio de Janeiro, o da Censura de São Paulo (incompleto), da Censura de Recife (incompleto), da Censura de São Paulo (incompleto), da Censura da turnê ao Sudeste e Sul do país com carimbos de Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul e, ainda, um conjunto de cópias de quadros encenados, como estudos para novas redações. Também possui os programas dos espetáculos do Rio de Janeiro e da Paraíba, além de cinco roteiros com estruturas diferentes de apresentação. Foi incorporado, do Acervo Geral, outro programa do Rio de Janeiro, com formato distinto do guardado no Arquivo Walter Pinto. Para a ordenação das músicas foi utilizado como guia o texto do Ponto do Rio de Janeiro, levando-se em consideração as informações obtidas nos outros textos, programas, roteiros e nas anotações que os músicos fizeram nas partituras. Como "Tem bububú no bobobó" teve apresentações nos anos de 1959, 1960, 1962 e 1963 nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Paraíba, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul, foram diversas as estruturas teatrais encenadas e, consequentemente, a utilização do repertório musical. A ordenação a seguir não pretende esgotar os diversos programas apresentados pelo país.
Nota
Documentação com sete cópias. Cópia 1, com [70] f. datilografadas. Informação em f. de rosto: "Teatro Recreio". Abril de 1959" (datilograf.). Texto com muitas anotações manuscritas, correções e emendas. Cópia 2, com [143] f. datilografadas, compilada com diversos quadros. Possui anotações e emendas. Cópia 3, [74] f. datilografadas. Anexado a f. de rosto consta o certificado da censura do Rio de Janeiro, com parecer, datado de 8 de maio de 1959. Informações na f. de rosto: "Teatro Recreio. Abril de 1959"; consta parecer do censor, datado de 8 de maio de 1959; "Serviço de Censura de Diversões Publicas. D.F.S.P" (carimbo, também presente em todas folhas). Todas as folhas do texto além do carimbo já descrito, possuem numeração e rubrica. Cópia 4, com [53] f. datilografadas. Cópia da "Tournê ao Sul". Texto sem f. de rosto. Em f. 1 constam: "Chefatura de policia. Delegacia de jogos e diversões. Paraná" (carimbo, também presente em todas as folhas); "Departamento de Fiscalização dos Serviços de Diversões Públicas. Fiscalização do Estado do Rio Grande do Sul" (carimbo, também presente em todas as folhas); "Estado do Rio Grande do Sul. Departamento de Fiscalização dos Serviços de Diversões Publicas [...]. Porto Alegre, 26/5/1962 [...]" (carimbo/ms.); "Proibido para menores de 18 anos" (carimbo); "Estado do Paraná. Chefatura de Policia [...]. Curitiba, 19 de 7 de 1962 [...]" (carimbo/ms.); "Proibido para menores de 18 anos" (carimbo); "Divisão de Imprensa Radio e Diversões. D.E.I. Minas Gerais (carimbo, presente em algumas folhas do texto). Cópia 5, com [35] f. datilografadas. Texto incompleto. Na f. de rosto consta carimbo, com parecer manuscrito, da censura de Recife datado de 11 jan. 1960. Cópia 6, com [59] f. datilografadas. Informação em f. de rosto: "Estreia 18/12/1959; "Secretaria da Segurança Publica. São Paulo. Divisão de Diversões Publicas" (carimbo com rubrica, também presente em todas as folhas do texto); "Empreza de Teatro Pinto Ltda. 1959" (datilograf.); "Republica dos Estados Unidos do Brasil. Estado de Pernambuco. Secretaria de Segurança Pública [...] Visto. Recife, 18 de dez. 1959 [...]" (carimbo/ms.). Cópia 7, com [19] f. datilografadas. Texto incompleto. Sem f. de rosto. Consta datilgrafado em f. 1: "Revista em 2 atos [...] que estreará dia 8 de maio de 1959, no Teatro Recreio em sessões as 20 e 22 horas e em vesperais as quintas, sabados e domingos, as 16 horas. Programa de 8 a 14 de maio de 1959. Folhas do texto com o carimbo: "Serviço de Censura de Diversões Publicas. D.F.S.P."
Nota
Contém duas cópias de "Declaração" assinada por Vicente Paiva, datada do Rio de Janeiro, 11 de maio de 1959; seis examplares de folder e dois exemplares do programa na temporada no Teatro Recreio, Rio de Janeiro; folder da temporada no "Teatro da Festa da Mocidade"; certificado da censura, datado de São Paulo, 20 de novembro de 1959; dois documentos referentes a registro da SBAT; e recortes da "Tribuna da Imprensa", Rio de Janeiro, 30 abr. e 2 maio 1959; "Diario de Noite", Rio de Janeiro, 30 abr. 1959. Alguns impressos foram incorporados do Acervo Geral do Cedoc.
Nota
Inclui em avulso: lista com roteiros dos quadros e músicas; "Roteiro de guarda roupa para Artistas"; e "Músicas da peça".
Nota
46 personagens, 17 femininos, 24 masculinos, + outros; 5 indef., 02 atos, 29 quadros, 0 cenas
Nota
Estrutura da peça a partir da cópia 3.
Nota
Autores: Luiz Iglesias ; Walter Pinto ; Max Nunes ; J. Maia.
Nota
Dossiê de fotografia com fotos do: 1º Ato. Quadro 9 "Veneno Caribe"; Apoteose "7 mil volts". 2º Ato. Quadro 2 "Cinematógrafo"; Quadro 3 "Bandinha JK"; Quadro 4 "Capricho espanhol"; Quadro 6 "Homens da história"
Nota
Identificados a partir de anotações manuscritas no verso das fotografias: Nélia Paula, Virginia Lane, Walter D’Ávila, Paulo Celestino, José Vasconcellos, Victor Quintero, Fernando Azevedo, José Resende, Dilene Alves, Arlene Sam, Ninon Rose, Monica, Liliana Luatroché.
Nota
No programa do espetáculo consta a informação de que todas as fotos foram feita pelo Studio Mafra. Grande formato: foto 22. Foto 26: incorporada do acervo geral do CEDOC, acervo Aldo Calvet. Foto publicada em anúncio do espetáculo no Jornal do Brasil, 8 de maio de 1959, p. 10. Informação datilografada e colada no verso da foto: "Algumas argentinas: recém-chegadas para a Companhia Walter Pinto que estreará no Tetro Recreio. As jovens portenhas já começaram os ensaios no Teatro da Rua Pedro I e, pelo que vimos, podemos antecipar que teremos bailados magníficos e empolgantes".
Nota
Fotógrafo: Luís Mafra.