Dossiê D.93 - Tem Bububú no Bobobó: Fantasia-Revista em 2 Atos e 29 Quadros

Zona de identificação

Código de referência

BR RJFUNARTE WP.1.3.1.D.93

Título

Tem Bububú no Bobobó: Fantasia-Revista em 2 Atos e 29 Quadros

Data(s)

  • [Rio de Janeiro], 1959 (Produção)

Nível de descrição

Dossiê

Dimensão e suporte

3 desenhos em guache, grafite e tecido sobre papel; vários tamanhos.
2 documentos textuais com [550] páginas
40 fotografias em p&b; entre 24 x 18 cm e 30 x 39,5 cm.

Zona do contexto

Nome do produtor

(17/01/1913-21/04/1994)

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Dossiê de fotografias e impressos

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

    Script do material

      Notas ao idioma e script

      Características físicas e requisitos técnicos

      Instrumentos de descrição

      Instrumento de pesquisa gerado

      Zona de documentação associada

      Existência e localização de originais

      Existência e localização de cópias

      Contém sete duplicatas.

      Unidades de descrição relacionadas

      Descrições relacionadas

      Zona das notas

      Nota

      Desenho 01: guache e tecido sobre papel, 32,5x23,5 cm; desenho 02: 2 desenhos em mesmo suporte, guache sobre papel, 23,5x32,5 cm; desenho 03: 2 desenhos em mesmo suporte, guache e grafite sobre papel, 23,5x32,5 cm. Desenhos com incrições em lápis com indicações de personagens e outros detalhes sobre os figurinos. Assinado: Joselito.

      Nota

      Orquestração: Pachequinho ; arranjo de Morpheu Belluomini ; arranjador Antoninho Pellicciari.

      Nota

      O Arquivo Walter Pinto possui o texto do Ponto do Rio de Janeiro, os da Censura do Rio de Janeiro, o da Censura de São Paulo (incompleto), da Censura de Recife (incompleto), da Censura de São Paulo (incompleto), da Censura da turnê ao Sudeste e Sul do país com carimbos de Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul e, ainda, um conjunto de cópias de quadros encenados, como estudos para novas redações. Também possui os programas dos espetáculos do Rio de Janeiro e da Paraíba, além de cinco roteiros com estruturas diferentes de apresentação. Foi incorporado, do Acervo Geral, outro programa do Rio de Janeiro, com formato distinto do guardado no Arquivo Walter Pinto. Para a ordenação das músicas foi utilizado como guia o texto do Ponto do Rio de Janeiro, levando-se em consideração as informações obtidas nos outros textos, programas, roteiros e nas anotações que os músicos fizeram nas partituras. Como "Tem bububú no bobobó" teve apresentações nos anos de 1959, 1960, 1962 e 1963 nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Paraíba, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul, foram diversas as estruturas teatrais encenadas e, consequentemente, a utilização do repertório musical. A ordenação a seguir não pretende esgotar os diversos programas apresentados pelo país.

      Nota

      Documentação com sete cópias. Cópia 1, com [70] f. datilografadas. Informação em f. de rosto: "Teatro Recreio". Abril de 1959" (datilograf.). Texto com muitas anotações manuscritas, correções e emendas. Cópia 2, com [143] f. datilografadas, compilada com diversos quadros. Possui anotações e emendas. Cópia 3, [74] f. datilografadas. Anexado a f. de rosto consta o certificado da censura do Rio de Janeiro, com parecer, datado de 8 de maio de 1959. Informações na f. de rosto: "Teatro Recreio. Abril de 1959"; consta parecer do censor, datado de 8 de maio de 1959; "Serviço de Censura de Diversões Publicas. D.F.S.P" (carimbo, também presente em todas folhas). Todas as folhas do texto além do carimbo já descrito, possuem numeração e rubrica. Cópia 4, com [53] f. datilografadas. Cópia da "Tournê ao Sul". Texto sem f. de rosto. Em f. 1 constam: "Chefatura de policia. Delegacia de jogos e diversões. Paraná" (carimbo, também presente em todas as folhas); "Departamento de Fiscalização dos Serviços de Diversões Públicas. Fiscalização do Estado do Rio Grande do Sul" (carimbo, também presente em todas as folhas); "Estado do Rio Grande do Sul. Departamento de Fiscalização dos Serviços de Diversões Publicas [...]. Porto Alegre, 26/5/1962 [...]" (carimbo/ms.); "Proibido para menores de 18 anos" (carimbo); "Estado do Paraná. Chefatura de Policia [...]. Curitiba, 19 de 7 de 1962 [...]" (carimbo/ms.); "Proibido para menores de 18 anos" (carimbo); "Divisão de Imprensa Radio e Diversões. D.E.I. Minas Gerais (carimbo, presente em algumas folhas do texto). Cópia 5, com [35] f. datilografadas. Texto incompleto. Na f. de rosto consta carimbo, com parecer manuscrito, da censura de Recife datado de 11 jan. 1960. Cópia 6, com [59] f. datilografadas. Informação em f. de rosto: "Estreia 18/12/1959; "Secretaria da Segurança Publica. São Paulo. Divisão de Diversões Publicas" (carimbo com rubrica, também presente em todas as folhas do texto); "Empreza de Teatro Pinto Ltda. 1959" (datilograf.); "Republica dos Estados Unidos do Brasil. Estado de Pernambuco. Secretaria de Segurança Pública [...] Visto. Recife, 18 de dez. 1959 [...]" (carimbo/ms.). Cópia 7, com [19] f. datilografadas. Texto incompleto. Sem f. de rosto. Consta datilgrafado em f. 1: "Revista em 2 atos [...] que estreará dia 8 de maio de 1959, no Teatro Recreio em sessões as 20 e 22 horas e em vesperais as quintas, sabados e domingos, as 16 horas. Programa de 8 a 14 de maio de 1959. Folhas do texto com o carimbo: "Serviço de Censura de Diversões Publicas. D.F.S.P."

      Nota

      Contém duas cópias de "Declaração" assinada por Vicente Paiva, datada do Rio de Janeiro, 11 de maio de 1959; seis examplares de folder e dois exemplares do programa na temporada no Teatro Recreio, Rio de Janeiro; folder da temporada no "Teatro da Festa da Mocidade"; certificado da censura, datado de São Paulo, 20 de novembro de 1959; dois documentos referentes a registro da SBAT; e recortes da "Tribuna da Imprensa", Rio de Janeiro, 30 abr. e 2 maio 1959; "Diario de Noite", Rio de Janeiro, 30 abr. 1959. Alguns impressos foram incorporados do Acervo Geral do Cedoc.

      Nota

      Inclui em avulso: lista com roteiros dos quadros e músicas; "Roteiro de guarda roupa para Artistas"; e "Músicas da peça".

      Nota

      46 personagens, 17 femininos, 24 masculinos, + outros; 5 indef., 02 atos, 29 quadros, 0 cenas

      Nota

      Estrutura da peça a partir da cópia 3.

      Nota

      Autores: Luiz Iglesias ; Walter Pinto ; Max Nunes ; J. Maia.

      Nota

      Dossiê de fotografia com fotos do: 1º Ato. Quadro 9 "Veneno Caribe"; Apoteose "7 mil volts". 2º Ato. Quadro 2 "Cinematógrafo"; Quadro 3 "Bandinha JK"; Quadro 4 "Capricho espanhol"; Quadro 6 "Homens da história"

      Nota

      Identificados a partir de anotações manuscritas no verso das fotografias: Nélia Paula, Virginia Lane, Walter D’Ávila, Paulo Celestino, José Vasconcellos, Victor Quintero, Fernando Azevedo, José Resende, Dilene Alves, Arlene Sam, Ninon Rose, Monica, Liliana Luatroché.

      Nota

      No programa do espetáculo consta a informação de que todas as fotos foram feita pelo Studio Mafra. Grande formato: foto 22. Foto 26: incorporada do acervo geral do CEDOC, acervo Aldo Calvet. Foto publicada em anúncio do espetáculo no Jornal do Brasil, 8 de maio de 1959, p. 10. Informação datilografada e colada no verso da foto: "Algumas argentinas: recém-chegadas para a Companhia Walter Pinto que estreará no Tetro Recreio. As jovens portenhas já começaram os ensaios no Teatro da Rua Pedro I e, pelo que vimos, podemos antecipar que teremos bailados magníficos e empolgantes".

      Nota

      Fotógrafo: Luís Mafra.

      Identificador(es) alternativo(s)

      Número de chamada

      WP Esp. EP De/1950_20/1-3

      Número de chamada

      WP Esp. EP PM/1950_20

      Número de chamada

      WP Esp. EP PT/1950_20

      Número de chamada

      WP Esp. EP FOT/1950_20/01-26

      Pontos de acesso

      Pontos de acesso - Assuntos

      Pontos de acesso - Locais

      Pontos de acesso - Nomes

      Pontos de acesso de género

      Zona do controlo da descrição

      Identificador da descrição

      Identificador da instituição

      Regras ou convenções utilizadas

      Estatuto

      Nível de detalhe

      Datas de criação, revisão, eliminação

      Línguas e escritas

        Script(s)

          Fontes

          Área de ingresso