Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- [Rio de Janeiro], 1942 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
2 documentos textuais com [316] páginas
10 fotografias em p&b; entre 22,5 x 20 cm e 40 x 24 cm.
Zona do contexto
Nome do produtor
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Dossiê de fotografias e impressos
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Instrumento de pesquisa gerado
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Contém duas duplicatas.
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Nota
O Arquivo Walter Pinto possui o texto da Censura — com carimbos do Rio de Janeiro, 9 jul. 42 e de São Paulo, 1º setembro de 1942 —, o texto do Ponto do Rio de Janeiro, que possui ordenação de quadros diferente do da Censura, e foi incorporado, do acervo geral, um impresso do espetáculo do Rio de Janeiro, no qual constam os nomes dos personagens e seus repectivos intérpretes. Para a organização do repertório musical tomamos por guia o texto da Censura do Rio de Janeiro, levando em consideração as informações encontradas no do Ponto, especialmente aquelas resultantes do cotejamento das falas dos personagens em consonância com as anotações que os músicos fizeram nas partituras.
Nota
Letra e música de Ruggero Leoncavallo.
Nota
Documentação com duas cópias. Cópia 1: informações na f. de rosto: o título datilografado "O Rouxinol" está rasurado e ao lado consta manuscrito "Sabiá"; da mesma maneira o nome de Ary Barroso, substituído pelo nome de Henrique Vogeler; "Presidencia da Republica. Divisão de Cinema e Teatro. 9 JUL 42 (carimbo, também presente em todas as folhas do texto); "D.I.P. Divisão de Cinema e Teatro [...] Em 9 de Julho de 1942" (carimbo/ms.); "Departamento de Imprensa e Propaganda. Divisão de Cinema e Teatro. APROVO. Rio, 9 de Julho de 1942 [...]" (carimbo/ms.). Em f. 1 consta: "Ao Snr. Jason B. de Moura. São Paulo, 27-8-942" (carimbo/ms.); "Censura Theatral [...] São Paulo, 1 de Setembro de 1942 [...]" (carimbo/ms.); consta igualmente a relação de personagens. Em f. 2, ao lado do Roteiro consta a informação manuscrita: "Sabiá da favela. Freire Junior e Paulo Orlando e Ary Barroso". Texto com anotações manuscritas e rasuras. Capa original com desenhos alusivo e com carimbos da censura do Rio de Janeiro. Cópia 2, com [101] f. datilografadas. Em f. 2 constam os nomes dos personagens e uma relação manuscrita com os atores. Texto com anotações manuscritas, marcações e emendas.
Nota
Nome de atores arrolados na cópia 2: "Mary [Lincoln]; Alda [Garrido]; Atila; [Manuel] Vieira; Pedro [Dias]; Arthur; [Mme] Lou; Iracema [Corrêa]; Marilia ; Nena [Napoli]; Catalano; [Vicente] Marchelli; "Du Pin".
Nota
Os créditos de Ary Barroso e Henrique Vogeler foram retirados do programa da temporada no Teatro Recreio, Rio de Janeiro.
Nota
13 personagens, 06 femininos, 07 masculinos, outros, 02 atos, 16 quadros, 0 cenas
Nota
Autores: Freire Júnior ; Paulo Orlando ; com partitura de H. Vogeler ; números musicas de Ary Barroso.
Nota
Dossiê de fotografia com: 2º Ato. Quadro IV. Dentre outros, aparecem: Mary Lincoln e Nena Napoli. Grande conjunto de fotos individuas de Mary Lincoln.
Nota
Foto 7: grande formato.
Nota
Fotógraf: P. Botelho.
Nota
Identificados a partir de anotações manuscritas no verso das fotografias: Nena Napoli, Mary Lincoln e Sérgio Senna. Grande quantidade de fotos individuais de Mary Lincoln caracterizada.