Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- [Rio de Janeiro], 1941 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
2 documentos textuais com [117] páginas
6 fotografias em p&b; entre 14 x 23 cm e 20,5 x 41 cm.
Zona do contexto
Nome do produtor
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Dossiê de fotografias e impressos
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Instrumento de pesquisa gerado
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Nota
Documento com os seguintes carimbos: "Empreza de Teatro Pinto Ltda"; "Presidencia da Republica. Divisão de Cinema e Teatro. D.I.P. 24 ABR 41" (presente também em todas as folhas com a variação de data para 17 MAR 41).
Nota
39 personagens, 11 femininos, 27 masculinos, outros, 02 atos, 25 quadros
Nota
Autores: Saint-Clair Senna ; Walter Pinto ; Jarbas Deschamp.
Nota
O Arquivo Walter Pinto possui o texto da Censura do Rio de Janeiro e foi incorporado, do acervo geral, o programa do espetáculo na mesma cidade. Salvyano de Paiva (1991, p. 469-471) informa que "Assim, até eu..." foi apresentada de 14 de março a 22 de abril de 1941 e "Poleiro de pato" a sucedeu de 25 de abril a 22 de maio, ambas no Teatro Recreio. É importante destacar que Paiva menciona quadros não encontrados no texto da Censura, exemplar a que se teve acesso. As anotações constantes nas capas e no interior das partituras confirmam a informação do pesquisador, possibilitando, assim, a inserção de algumas músicas nessa revista. A leitura do texto de "Poleiro de pato", encaminhado para a Censura, possibilitou a identificação de uma cortina com o título "Assim, até eu...", o que explicita a manipulação de material musical, textual e cênico entre revistas. Para a ordenação do repertório musical tomamos por base o texto da Censura do Rio de Janeiro, levando em consideração as informações obtidas em Salvyano de Paiva, no programa e nas anotações que os músicos fizeram nas partituras. Observar a repetição de quadros nas revistas "Assim... até eu!" e "Poleiro de pato".
Nota
Dossiê de fotografia com: 1º Ato. Quadro "Cavalinho teimoso"; Apoteose "Siderurgia".
Nota
Dossiê de fotografia com: identificada a partir de crítica de Mário Nunes no Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 26 abr. 1941, p. 13 e em Dom Casmurro, Rio de Janeiro, 27 fev. 1942, p. 8. Foto 01-02; 02-01; 04-04: grande formato.
Nota
Identificados a partir de anotações manuscritas no verso das fotografias: Helga Loreida, Rosa, Mexicana, Lurdinha Bittencourt, Jurema Magalhães, Helga Muttith, Clarita.
Nota
Fotógrafo: P. Botelho.