Dossiê D.41 - Poleiro de Pato: Revista Charge em 2 Actos e 25 Quadros

Área de identificação

Código de referência

BR RJFUNARTE WP.1.3.1.D.41

Título

Poleiro de Pato: Revista Charge em 2 Actos e 25 Quadros

Data(s)

  • [Rio de Janeiro], 1941 (Produção)

Nível de descrição

Dossiê

Dimensão e suporte

2 documentos textuais com [117] páginas
6 fotografias em p&b; entre 14 x 23 cm e 20,5 x 41 cm.

Área de contextualização

Nome do produtor

(17/01/1913-21/04/1994)

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Dossiê de fotografias e impressos

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

    Script do material

      Notas ao idioma e script

      Características físicas e requisitos técnicos

      Instrumentos de descrição

      Instrumento de pesquisa gerado

      Área de materiais associados

      Existência e localização de originais

      Existência e localização de cópias

      Unidades de descrição relacionadas

      Descrições relacionadas

      Área de notas

      Nota

      Documento com os seguintes carimbos: "Empreza de Teatro Pinto Ltda"; "Presidencia da Republica. Divisão de Cinema e Teatro. D.I.P. 24 ABR 41" (presente também em todas as folhas com a variação de data para 17 MAR 41).

      Nota

      39 personagens, 11 femininos, 27 masculinos, outros, 02 atos, 25 quadros

      Nota

      Autores: Saint-Clair Senna ; Walter Pinto ; Jarbas Deschamp.

      Nota

      O Arquivo Walter Pinto possui o texto da Censura do Rio de Janeiro e foi incorporado, do acervo geral, o programa do espetáculo na mesma cidade. Salvyano de Paiva (1991, p. 469-471) informa que "Assim, até eu..." foi apresentada de 14 de março a 22 de abril de 1941 e "Poleiro de pato" a sucedeu de 25 de abril a 22 de maio, ambas no Teatro Recreio. É importante destacar que Paiva menciona quadros não encontrados no texto da Censura, exemplar a que se teve acesso. As anotações constantes nas capas e no interior das partituras confirmam a informação do pesquisador, possibilitando, assim, a inserção de algumas músicas nessa revista. A leitura do texto de "Poleiro de pato", encaminhado para a Censura, possibilitou a identificação de uma cortina com o título "Assim, até eu...", o que explicita a manipulação de material musical, textual e cênico entre revistas. Para a ordenação do repertório musical tomamos por base o texto da Censura do Rio de Janeiro, levando em consideração as informações obtidas em Salvyano de Paiva, no programa e nas anotações que os músicos fizeram nas partituras. Observar a repetição de quadros nas revistas "Assim... até eu!" e "Poleiro de pato".

      Nota

      Dossiê de fotografia com: 1º Ato. Quadro "Cavalinho teimoso"; Apoteose "Siderurgia".

      Nota

      Dossiê de fotografia com: identificada a partir de crítica de Mário Nunes no Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 26 abr. 1941, p. 13 e em Dom Casmurro, Rio de Janeiro, 27 fev. 1942, p. 8. Foto 01-02; 02-01; 04-04: grande formato.

      Nota

      Identificados a partir de anotações manuscritas no verso das fotografias: Helga Loreida, Rosa, Mexicana, Lurdinha Bittencourt, Jurema Magalhães, Helga Muttith, Clarita.

      Nota

      Fotógrafo: P. Botelho.

      Identificador(es) alternativos

      Número de chamada

      WP Esp. EP PT/1940_09

      Número de chamada

      WP Esp. EP PM/1940_09

      Número de chamada

      WP Esp. EP. FOT/1940_09/01-05

      Pontos de acesso

      Pontos de acesso de assunto

      Pontos de acesso local

      Ponto de acesso nome

      Pontos de acesso de gênero

      Área de controle da descrição

      Identificador da descrição

      Identificador da entidade custodiadora

      Regras ou convenções utilizadas

      Estado atual

      Nível de detalhamento

      Datas de criação, revisão, eliminação

      Idioma(s)

        Sistema(s) de escrita(s)

          Fontes

          Área de ingresso