Fundos - Fundo Jayme Costa

Área de identificação

Código de referência

Título

Fundo Jayme Costa

Data(s)

Nível de descrição

Fundos

Dimensão e suporte

0,9 m.

Área de contextualização

Nome do produtor

Biografia

História do arquivo

[18--] - [197-]

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Segundo os registros referentes à doação desse material, verificou-se que o Arquivo Jayme Costa foi doado pela viúva do artista, Natalia Portolan Costa, ao SNT e ao Inacen, em suas respectivas Campanhas de Doação, Projeto Memória do Teatro Brasileiro e Projeto Memória das Artes Cênicas, em várias datas do ano de 1978, e depois em maio de 1985. Entretanto, de acordo com o carimbo
presente em uma pequena parcela da documentação, percebe-se que parte desse acervo foi doada também pela cunhada de Jayme Costa, dona Fany, ao Inacen, por meio de sua representação em São Paulo, no ano de 1989. Referente a esse fato, não foi localizado nenhum documento que o esclarecesse.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Arquivo pessoal do ator e empresário Jayme Costa (1897-1967), um dos artistas mais famosos e polêmicos do século XX no Brasil. Seu arquivo, apesar de ter dimensões modestas, guarda preciosos registros da carreira de seu titular, e do contexto cultural do país entre os anos de 1920 e 1960. Destacam-se, pelo seu volume, os dossiês compostos pela correspondência de Jayme Costa e aqueles referentes a espetáculos pelos quais o artista ficou bastante consagrado, como Carlota Joaquina e My Fair Lady. Também são interessantes os documentos relativos à atuação política de Jayme Costa em prol do presidente Getúlio Vargas e aqueles que atestam as contendas que o ator travou com a atriz Henriette Morineau e a SBAT. Apesar de ter trabalhado no cinema nacional, há poucos registros da atuação do artista nesse âmbito.
Para a realização de um diagnóstico desse material foram elaborados dossiês que levaram em conta a espécie e o tipo dos documentos, a atividade desenvolvida pelo ator e os âmbitos de sua atuação. Vale ressaltar que há ainda alguns objetos tridimensionais que faziam parte desse arquivo e hoje estão expostos na biblioteca do Cedoc/Funarte. Pelo que se encontra discriminado nas listagens confeccionadas à época da doação, nota-se que uma boa parte desse arquivo foi desmembrada de seu contexto original, como livros, periódicos e fotografias, além dos já mencionados objetos tridimensionais etc.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Parcialmente organizado.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

    Notas ao idioma e script

    Características físicas e requisitos técnicos

    Instrumentos de descrição

    Inventário sumário.

    Área de materiais associados

    Existência e localização de originais

    Existência e localização de cópias

    Unidades de descrição relacionadas

    Descrições relacionadas

    Área de notas

    Nota

    Primeiro registro de descrição baseado na publicação: Arquivos e coleções privados Cedoc/Funarte: guia geral/Rio de Janeiro: Funarte, 2016. 248 p.: il., color.; 23cm ISBN 978-85-7507-177-9.

    Identificador(es) alternativos

    Pontos de acesso

    Pontos de acesso de assunto

    Pontos de acesso local

    Ponto de acesso nome

    Pontos de acesso de gênero

    Área de controle da descrição

    Identificador da descrição

    Identificador da entidade custodiadora

    Regras ou convenções utilizadas

    Estado atual

    Nível de detalhamento

    Datas de criação, revisão, eliminação

    Idioma(s)

      Sistema(s) de escrita(s)

        Fontes

        Nota do arquivista

        Documentalistas responsáveis: Fabiana Fontana.
        Descrição no AtoM realizada pelo Arquivista Daniel Flores (2020).

        Área de ingresso