Fonds - Fundo Jayme Costa

Identity area

Reference code

Title

Fundo Jayme Costa

Date(s)

Level of description

Fonds

Extent and medium

0,9 m.

Context area

Name of creator

Biographical history

Archival history

[18--] - [197-]

Immediate source of acquisition or transfer

Segundo os registros referentes à doação desse material, verificou-se que o Arquivo Jayme Costa foi doado pela viúva do artista, Natalia Portolan Costa, ao SNT e ao Inacen, em suas respectivas Campanhas de Doação, Projeto Memória do Teatro Brasileiro e Projeto Memória das Artes Cênicas, em várias datas do ano de 1978, e depois em maio de 1985. Entretanto, de acordo com o carimbo
presente em uma pequena parcela da documentação, percebe-se que parte desse acervo foi doada também pela cunhada de Jayme Costa, dona Fany, ao Inacen, por meio de sua representação em São Paulo, no ano de 1989. Referente a esse fato, não foi localizado nenhum documento que o esclarecesse.

Content and structure area

Scope and content

Arquivo pessoal do ator e empresário Jayme Costa (1897-1967), um dos artistas mais famosos e polêmicos do século XX no Brasil. Seu arquivo, apesar de ter dimensões modestas, guarda preciosos registros da carreira de seu titular, e do contexto cultural do país entre os anos de 1920 e 1960. Destacam-se, pelo seu volume, os dossiês compostos pela correspondência de Jayme Costa e aqueles referentes a espetáculos pelos quais o artista ficou bastante consagrado, como Carlota Joaquina e My Fair Lady. Também são interessantes os documentos relativos à atuação política de Jayme Costa em prol do presidente Getúlio Vargas e aqueles que atestam as contendas que o ator travou com a atriz Henriette Morineau e a SBAT. Apesar de ter trabalhado no cinema nacional, há poucos registros da atuação do artista nesse âmbito.
Para a realização de um diagnóstico desse material foram elaborados dossiês que levaram em conta a espécie e o tipo dos documentos, a atividade desenvolvida pelo ator e os âmbitos de sua atuação. Vale ressaltar que há ainda alguns objetos tridimensionais que faziam parte desse arquivo e hoje estão expostos na biblioteca do Cedoc/Funarte. Pelo que se encontra discriminado nas listagens confeccionadas à época da doação, nota-se que uma boa parte desse arquivo foi desmembrada de seu contexto original, como livros, periódicos e fotografias, além dos já mencionados objetos tridimensionais etc.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Parcialmente organizado.

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

  • Brazilian Portuguese

Script of material

    Language and script notes

    Physical characteristics and technical requirements

    Finding aids

    Inventário sumário.

    Allied materials area

    Existence and location of originals

    Existence and location of copies

    Related units of description

    Related descriptions

    Notes area

    Note

    Primeiro registro de descrição baseado na publicação: Arquivos e coleções privados Cedoc/Funarte: guia geral/Rio de Janeiro: Funarte, 2016. 248 p.: il., color.; 23cm ISBN 978-85-7507-177-9.

    Alternative identifier(s)

    Access points

    Subject access points

    Place access points

    Name access points

    Genre access points

    Description control area

    Description identifier

    Institution identifier

    Rules and/or conventions used

    Status

    Level of detail

    Dates of creation revision deletion

    Language(s)

      Script(s)

        Sources

        Archivist's note

        Documentalistas responsáveis: Fabiana Fontana.
        Descrição no AtoM realizada pelo Arquivista Daniel Flores (2020).

        Accession area