Arquivo - Fundo Jayme Costa

Zona de identificação

Código de referência

Título

Fundo Jayme Costa

Data(s)

Nível de descrição

Arquivo

Dimensão e suporte

0,9 m.

Zona do contexto

Nome do produtor

História biográfica

História do arquivo

[18--] - [197-]

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Segundo os registros referentes à doação desse material, verificou-se que o Arquivo Jayme Costa foi doado pela viúva do artista, Natalia Portolan Costa, ao SNT e ao Inacen, em suas respectivas Campanhas de Doação, Projeto Memória do Teatro Brasileiro e Projeto Memória das Artes Cênicas, em várias datas do ano de 1978, e depois em maio de 1985. Entretanto, de acordo com o carimbo
presente em uma pequena parcela da documentação, percebe-se que parte desse acervo foi doada também pela cunhada de Jayme Costa, dona Fany, ao Inacen, por meio de sua representação em São Paulo, no ano de 1989. Referente a esse fato, não foi localizado nenhum documento que o esclarecesse.

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Arquivo pessoal do ator e empresário Jayme Costa (1897-1967), um dos artistas mais famosos e polêmicos do século XX no Brasil. Seu arquivo, apesar de ter dimensões modestas, guarda preciosos registros da carreira de seu titular, e do contexto cultural do país entre os anos de 1920 e 1960. Destacam-se, pelo seu volume, os dossiês compostos pela correspondência de Jayme Costa e aqueles referentes a espetáculos pelos quais o artista ficou bastante consagrado, como Carlota Joaquina e My Fair Lady. Também são interessantes os documentos relativos à atuação política de Jayme Costa em prol do presidente Getúlio Vargas e aqueles que atestam as contendas que o ator travou com a atriz Henriette Morineau e a SBAT. Apesar de ter trabalhado no cinema nacional, há poucos registros da atuação do artista nesse âmbito.
Para a realização de um diagnóstico desse material foram elaborados dossiês que levaram em conta a espécie e o tipo dos documentos, a atividade desenvolvida pelo ator e os âmbitos de sua atuação. Vale ressaltar que há ainda alguns objetos tridimensionais que faziam parte desse arquivo e hoje estão expostos na biblioteca do Cedoc/Funarte. Pelo que se encontra discriminado nas listagens confeccionadas à época da doação, nota-se que uma boa parte desse arquivo foi desmembrada de seu contexto original, como livros, periódicos e fotografias, além dos já mencionados objetos tridimensionais etc.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Parcialmente organizado.

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

    Notas ao idioma e script

    Características físicas e requisitos técnicos

    Instrumentos de descrição

    Inventário sumário.

    Zona de documentação associada

    Existência e localização de originais

    Existência e localização de cópias

    Unidades de descrição relacionadas

    Descrições relacionadas

    Zona das notas

    Nota

    Primeiro registro de descrição baseado na publicação: Arquivos e coleções privados Cedoc/Funarte: guia geral/Rio de Janeiro: Funarte, 2016. 248 p.: il., color.; 23cm ISBN 978-85-7507-177-9.

    Identificador(es) alternativo(s)

    Pontos de acesso

    Pontos de acesso - Assuntos

    Pontos de acesso - Locais

    Pontos de acesso - Nomes

    Pontos de acesso de género

    Zona do controlo da descrição

    Identificador da descrição

    Identificador da instituição

    Regras ou convenções utilizadas

    Estatuto

    Nível de detalhe

    Datas de criação, revisão, eliminação

    Línguas e escritas

      Script(s)

        Fontes

        Nota do arquivista

        Documentalistas responsáveis: Fabiana Fontana.
        Descrição no AtoM realizada pelo Arquivista Daniel Flores (2020).

        Área de ingresso