Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
4,10m.
Zona do contexto
Nome do produtor
História biográfica
Entidade detentora
História do arquivo
[194-]-[197-]
Fonte imediata de aquisição ou transferência
De acordo com documentação levantada na Biblioteca do Cedoc, o Arquivo Djanira foi entregue à Funarte em janeiro de 1981. Em termos gerais, o trabalho referente ao processamento técnico deste material foi realizado através de um convênio entre a Funarte e a Fundação Roberto Marinho, sendo que coube à primeira instituição a finalização da indexação do material. Segundo consta esses documentos, a iniciativa de trazer para a Funarte o Arquivo Djanira foi do viúvo da artista, José Shaw da Motta e Silva. Em 1984, houve ainda, na Funarte, uma tentativa de dar prosseguimento ao trabalho junto ao Arquivo Djanira, no sentido de produzir coleta de informações a seu respeito, registro descritivo e fotográfico de suas obras, edição de livro ilustrado sobre a artista etc.
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O arquivo Djanira (Djanira da Motta e Silva) é um fundo formado por documentos de diversas espécies e tipos, referentes à trajetória da artista plástica no Brasil e no exterior, como cartas, recortes de jornais e revistas, catálogos de exposições, periódicos etc.
Este arquivo recebeu anteriormente um tratamento de forma a catalogar item a item os registros que o compunham. Há fichas na biblioteca do Cedoc/Funarte que são o resultado deste trabalho. No documento encontrado que versa sobre os procedimentos técnicos adotados na organização deste material, consta que cada documento recebeu um número dentro de um “código alfanumérico sequencial”. Porém, no cotejo com a documentação, percebeu-se que há documentos que não receberam um número, e que folhas de um mesmo documento foram numeradas enquanto um registro. Desse modo, não foi possível precisar quantos documentos formam este arquivo, estimando-se que sejam cerca de 4 mil itens.
Apesar de organizadas, as fichas catalográficas não são bons instrumentos de pesquisa para garantir o acesso a este arquivo, porque, em função do método adotado, os contextos de acumulação e produção dos documentos foram destruídos. Torna-se, portanto, necessário investir em um novo processamento técnico, que inclua o anterior no que tange a seu aproveitamento, quando possível.
O arquivo Djanira conta ainda com uma série de slides e fotos de obras da artista que precisam ser analisados em vista dos pontos aqui apresentados.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Não organizado.
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
- português
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Não tem.
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Nota de publicação
Sobre o trabalho realizado, sob o ponto de vista da Fundação Roberto Marinho, ver: http://www.frm.org.br/main.jsp?lumPageId=FF8081811F5B4137011F-5C21B3E57EB8&lumS=projeto&projetoId=FF80808122E7186D01230A63AD890281&
ano=1980&lumItemI-d=FF80808122E7186D01230A63AD8B0282. Acesso em: 4 jul. 2013.
Zona das notas
Nota
Primeiro registro de descrição baseado na publicação: Arquivos e coleções privados Cedoc/Funarte: guia geral/Rio de Janeiro: Funarte, 2016. 248 p.: il., color.; 23cm ISBN 978-85-7507-177-9.
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
Línguas e escritas
Script(s)
Fontes
Nota do arquivista
Documentalistas responsáveis: Fabiana Fontana.
Descrição no AtoM realizada pelo Arquivista Daniel Flores (2020).