Fonds - Fundo Djanira da Motta e Silva

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Reference code

Title

Fundo Djanira da Motta e Silva

Date(s)

Level of description

Fonds

Extent and medium

4,10m.

Context area

Name of creator

Biographical history

Archival history

[194-]-[197-]

Immediate source of acquisition or transfer

De acordo com documentação levantada na Biblioteca do Cedoc, o Arquivo Djanira foi entregue à Funarte em janeiro de 1981. Em termos gerais, o trabalho referente ao processamento técnico deste material foi realizado através de um convênio entre a Funarte e a Fundação Roberto Marinho, sendo que coube à primeira instituição a finalização da indexação do material. Segundo consta esses documentos, a iniciativa de trazer para a Funarte o Arquivo Djanira foi do viúvo da artista, José Shaw da Motta e Silva. Em 1984, houve ainda, na Funarte, uma tentativa de dar prosseguimento ao trabalho junto ao Arquivo Djanira, no sentido de produzir coleta de informações a seu respeito, registro descritivo e fotográfico de suas obras, edição de livro ilustrado sobre a artista etc.

Content and structure area

Scope and content

O arquivo Djanira (Djanira da Motta e Silva) é um fundo formado por documentos de diversas espécies e tipos, referentes à trajetória da artista plástica no Brasil e no exterior, como cartas, recortes de jornais e revistas, catálogos de exposições, periódicos etc.

Este arquivo recebeu anteriormente um tratamento de forma a catalogar item a item os registros que o compunham. Há fichas na biblioteca do Cedoc/Funarte que são o resultado deste trabalho. No documento encontrado que versa sobre os procedimentos técnicos adotados na organização deste material, consta que cada documento recebeu um número dentro de um “código alfanumérico sequencial”. Porém, no cotejo com a documentação, percebeu-se que há documentos que não receberam um número, e que folhas de um mesmo documento foram numeradas enquanto um registro. Desse modo, não foi possível precisar quantos documentos formam este arquivo, estimando-se que sejam cerca de 4 mil itens.

Apesar de organizadas, as fichas catalográficas não são bons instrumentos de pesquisa para garantir o acesso a este arquivo, porque, em função do método adotado, os contextos de acumulação e produção dos documentos foram destruídos. Torna-se, portanto, necessário investir em um novo processamento técnico, que inclua o anterior no que tange a seu aproveitamento, quando possível.

O arquivo Djanira conta ainda com uma série de slides e fotos de obras da artista que precisam ser analisados em vista dos pontos aqui apresentados.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Não organizado.

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

  • Portuguese

Script of material

    Language and script notes

    Physical characteristics and technical requirements

    Finding aids

    Não tem.

    Allied materials area

    Existence and location of originals

    Existence and location of copies

    Related units of description

    Related descriptions

    Publication note

    Notes area

    Note

    Primeiro registro de descrição baseado na publicação: Arquivos e coleções privados Cedoc/Funarte: guia geral/Rio de Janeiro: Funarte, 2016. 248 p.: il., color.; 23cm ISBN 978-85-7507-177-9.

    Alternative identifier(s)

    Access points

    Subject access points

    Place access points

    Name access points

    Genre access points

    Description control area

    Description identifier

    Institution identifier

    Rules and/or conventions used

    Status

    Final

    Level of detail

    Full

    Dates of creation revision deletion

    Language(s)

      Script(s)

        Sources

        Archivist's note

        Documentalistas responsáveis: Fabiana Fontana.
        Descrição no AtoM realizada pelo Arquivista Daniel Flores (2020).

        Accession area