Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- Rio de Janeiro, 1978 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
1 folder colorido
Área de contextualização
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Instrumento de pesquisa gerado
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
Apresentação Bandeira de Palha, com Sérgio Habibe e Raimundo Maranhão. Direção geral e roteiro de Antonio Chrysóstomo. Direção musical de Marcos Farina. Assistência de direção de Evanir Calado. Sonoplastia de Marcus Saboya. Iluminação de Gérson Pereira. Contra-regra de Leônidas Lara.
Nota
São Luís do Maranhão: entre os velhos sobrados de azulejo português, becos escuros, ouve-se o canto do carvoeiro, os pregões do velho da pamonha. O rito bem talhado dos Tradores de Crioula, das casas de Mina, do bumba-meu-bol e suas matracas; o soa da chumbada das tarrafas arrastando-se nos paralelepípedos da Praia Grande. O bonde moroso na linha, a inflexão latina da missa matinal, das carroças nas valas e ladeiras. Tudo isso traçava o perfil harmônico-melódico-poético da música de uma pequeno grupo de compositores, sentados num imenso espaço (hoje rodoviária da cidade), madrugada adentro. Dentre eles SERCIO HABIBE E RAIMINDO MARANHÃO. Desde lá sabiam da luta pela frente, fora da pequena ilha de São Luís. A certeza de que, mais dia, menos dia, descambariam para outros lugares, empunhando uma bandeira de palha, marca da debilidade das terras do Norte/Nordeste.
Sérgio começou seus estudos na serra natal. Lá idealizou e fundou uma comunidade artística que até hoje existe: a Laborarte. Há três anos está no Rio, estando seu trabalho ligado a peças teatrais e shows.
Raimundo também iniciou o trabalho em São Luís, mas logo se transferiu para Brasília. Participou do Festival Abertura, da Rede Globo, em 74, com a música "Carcaça"'. Composições para teatro, direção musical de shows, inúmeras apresentações fazem a síntese de sua crajetória. O roteiro e direção geral de Bandeira de Palha são de Antonio Chrysóstomo.