Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- Rio de Janeiro, 1978 (Creation)
Level of description
Extent and medium
1 folder colorido
Context area
Name of creator
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
- Brazilian Portuguese
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Generated finding aid
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Note
Apresentação Tanto quanto você é, com Tania Alves e Manduca. Direção de Lígia Ferreira. Coordenação musical de Sidney Miller. Iluminação de Gerson Pereira. Sonoplastia de Marcus Saboya. Contra-regra de Leônidas Lara.
Note
"Tanto quanto você é" poderia ser definido como um espetáculo integral, unindo elementos diversos: música, dança, drama, poesia e canção. Mas na opinião de seus autores e intérpretes, Tania Alves e Manduka, "Tanto quanto você é" é apenas o que está acontecendo, no sentimento, na criação e na vontade de ambos: fazer aquilo tudo que foi falado naquela noite… aquelas ideias… aquele sonho… aquela fruta bem madura naquele chão bem chão… êta êta! Começaram a trabalhar o roteiro, que foi surgindo naturalmente, a partir das composições Manduka e das que Tania gosta de cantar. Ensaios ensaios foram moldando a viagem: do canto ancestral, passando pela escravidão do negro, indo ao altiplano Andino ir ao deserto de Atacama, relatando o espírito diaspórico, o que partiu pelo mundo, num exílio maior que a própria distância, aparição de personagens da vida cotidiana, da valentia, da alegria, da loucura, os mitos e as profecias: Tanto quanto você é.
Mas o que falta por ser dito, por ser advertido, explicado, é o que deve ser visto, e apenas isso. Vamos cuidar das nossas palavras pra que elas digam certo o que apenas é preciso do silêncio de cada um.
Lígia Ferreira dirige este espetáculo. Na verdade ela foi convidada para participar deste trabalho coletivo, onde as ideias e a própria direção são de todos os seus integrantes. Rondando o palco, movimentando o painel de luzes, acrescentando uma ideia aqui e ali, comversando, é outra participante deste "Tanto quanto você é".