Dossiê D.85 - Eu Quero Sassaricá: Revista em Dois Atos e 22 Quadros

Área de identificação

Código de referência

BR RJFUNARTE WP.1.3.1.D.85

Título

Eu Quero Sassaricá: Revista em Dois Atos e 22 Quadros

Data(s)

  • [Rio de Janeiro], 1951 (Produção)

Nível de descrição

Dossiê

Dimensão e suporte

6 documentos textuais com [859] páginas
86 fotografias coloridas e em p&b; entre 11,5 x 17 cm e 18,5 x 23 cm.

Área de contextualização

Nome do produtor

(17/01/1913-21/04/1994)

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Dossiê de fotografias e impressos

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

    Script do material

      Notas ao idioma e script

      Características físicas e requisitos técnicos

      Instrumentos de descrição

      Instrumento de pesquisa gerado

      Área de materiais associados

      Existência e localização de originais

      Existência e localização de cópias

      Contém três duplicatas.

      Unidades de descrição relacionadas

      Descrições relacionadas

      Área de notas

      Nota

      Estrutura da peça a partir do programa.

      Nota

      Contém dois programas diferentes da temporada no Teatro Recreio (Rio de Janeiro) e recorte do "Jornal dos Sports" (Rio de Janeiro, 4 nov. 1951), incorporado do Acervo Geral do Cedoc.

      Nota

      48 personagens, 30 femininos, 11 masculinos, outros, 02 atos, 22 quadros, prólogo.

      Nota

      Documento com três cópias. Cópia 1, dividida em dois volumes com o primeiro e segundo atos. Texto que contém diversas cópias de cada quadro ordenado a partir do roteiro; texto com anotações, marcações e emendas. Possui folhas manuscritas. Cópia 2, com [72] f. datilografadas. Consta data de 1951 datilografada e manuscrita na f. de rosto. Cópia 3, com [76] f. datilografadas. Consta data de 1951 datilografada. Cópia 4, com [76] f. datilografados. Carimbo na f. de rosto (também consta em todas as folhas do texto): "Serviço de Censura de Diversões Públicas. D.F.S.P". Informações em f. 2: "Impróprio para menores até 18 anos" (carimbo); "A peça [...] foi censurada em 26-10-951, sendo [falta trecho] com modificações e cortes assinalados nos textos. Imprópria para menores até 18 anos e para televisão. Censores: Marina M. Ferreira; Ilda Pinto Cortez e Ayres de Andrade. Rio, 8 de Agosto de 1953 [...]" (ms.); "[...] Serviço de Censura de Diversões Publicas. Data: 8-8-1953 [...]" (carimbo/ms.). Texto apresenta trechos censuradas e rasurados.

      Nota

      Autores: Freire Júnior ; Walter Pinto.

      Nota

      Arranjo Léo Peracchi ; música de Pernambuco ; letra de Mario Rossi ; versão brasileira de Santos Rodrigues ; letra de Bob Russel ; música de Carl Sigman ; versão brasileira de Oswaldo Santiago ; paroles de Lucien Boyer ; paroles de Jacques Charles.

      Nota

      O Arquivo Walter Pinto possui o texto da Censura do Rio de Janeiro — na folha de rosto consta o ano de 1951 e junto ao sumário existe anotação manuscrita informando que a peça foi inicialmente censurada em 26-10-951 e que voltou para o censor em "Rio, 8 de agosto de 1953" —, dois textos sem marcações e um conjunto de cópias de quadros encenados, divididos em dois grupos, 1º ato e 2º ato, como estudos para novas redações. Foram incorporados, do acervo geral, dois programas da apresentação no Teatro Recreio, Rio de Janeiro.

      Nota

      Para a ordenação do repertório musical tomamos por base o texto da Censura do Rio de Janeiro, levando em consideração os programas e as anotações que os músicos fizeram nas partituras.

      Nota

      Dossiê de fotografia com fotos do: 1º Ato. Prólogo; Quadro 9; Apoteose, 1ª; 2ª e 3ª fases; 2º Ato. Quadro 5 (Romance no Bazar); Apoteose (2.000 anos de Paris).

      Nota

      Identificados a partir de anotações manuscritas no verso das fotografias: Marina Marcel, Ricardo Abellan, Edith Morel, Auristela, Mariazinha, Nely, James Wilson, Oscarito, Pedro Dias, Paulo Celestino, Regina Nasser, Edgard Deporte, Manoel Vieira, Silvia Fernanda, Maria Muniz, Zulmira Miranda, Íris Delmar; Irma Alvarez, Lídio da Riva, Mara Rúbia, Delia Manuela Desimone, Beatriz, Sarah, Henrique Delf, Tita Celestino, Nina, Walter Pinto, Luiz Marzullo, Renée Jean Pierre (secretária francesa de Walter Pinto), Roberto Ruiz, Joaquim Menezes (Jornalista e antigo Rei Momo), Angelo Cunha.

      Nota

      Diapositivos coloridos a mão: 21-02; 22-02; 47-12.
      Diapositivos: 33-05; 36-05; 36-06; 43-12.
      Contato: 30-01, 70.
      Negativos: 01-02; 12; 13; 14; 18; 30-02; 31-06; 34; 42-02; 43-11; 45-08; 46-02; 47-11.
      Possuem negativos de segunda geração: fotos 20 (R01303_10.1); 36-01 (R086_32.2; R134_4.15).

      Nota

      Fotos 07/01-04; 08/01-02; 09; 10; 11; 38; 39-01; 53: verso com anotação manuscrita da censura de São Paulo datada de 23/10/1953, que corresponde a temporada de "É fogo na jaca".
      Sem identificação de ato e quadro: 45; 46; 47.

      Nota

      Fotos 59, 60 e 61: platéia e João Fernandes Campos Café Filho (1899-1970), presidente do Brasil entre 24 de agosto de 1954 e 8 de novembro de 1955.
      Foto 62: platéia e José Segadas Vianna (1906-1991), Ministro do Trabalho, de setembro de 1951 a junho de 1953.
      Foto 63: chegada no Aeroporto Galeão de artistas estrangeiras para a atuação no espetáculo.
      Fotos 66; 67; 68: artistas no Aeroporto do Galeão, 1951.
      Foto 69: Teatro Odeon (São Paulo)?
      Ensaios: 50; 51; 52; 53; 54; 55; 56; 57; 58.

      Nota

      Fotógrafos: Ávila, Dácio Cabral e Eneas Rocha.

      Identificador(es) alternativos

      Número de chamada

      WP Esp. EP PT/1950_08

      Número de chamada

      WP Esp. EP PM/1950_08

      Número de chamada

      WP Esp. EP. FOT/1950_08/01-70

      Pontos de acesso

      Pontos de acesso de assunto

      Pontos de acesso local

      Ponto de acesso nome

      Pontos de acesso de gênero

      Área de controle da descrição

      Identificador da descrição

      Identificador da entidade custodiadora

      Regras ou convenções utilizadas

      Estado atual

      Nível de detalhamento

      Datas de criação, revisão, eliminação

      Idioma(s)

        Sistema(s) de escrita(s)

          Fontes

          Área de ingresso