Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- [Rio de Janeiro], 1943 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
2 documentos textuais com [142] páginas
3 fotografias em p&b; entre 18 x 24 cm e 12,5 x 18 cm.
Área de contextualização
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Dossiê de fotografias e impressos
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Instrumento de pesquisa gerado
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Contém duas duplicatas.
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
Documentação com 2 cópias. Cópia 1: informação na f. de rosto: Teatro Carlos Gomes. Novembro de 1943" (datilgraf.); "Presidencia da Republica. Divisão de Cinema e Teatro. 11 NOV 43" (carimbo, também presente em todas as folhas do texto). Em f. 3 constam:;Departamento de Imprensa e Propaganda. Divisão de Cinema e Teatro. APROVO. Rio, 11 de novembro de 1943 [...]" (carimbo/ms.); "D.I.P. Divisão de Cinema e Teatro. [...]. Em 11 de novembro de 1943" (carimbo/ms.). Texto com anotações, e rasuras em vermelho dos censores. Cópia 2: informação na f. de rosto: Teatro Carlos Gomes. 12 de Novembro 43" (datilograf.). Em f. 2-4, consta relação com nomes dos personagens e atores. Texto com muitas anotações manuscritas.
Nota
Nome de atores relacionados na cópia 2: Atila Iorio; Otavio Du Pin; Pedro Dias; Mme. Lou; Arthur Costa; Moacir Nascimento; Arnaldo Dick; Iracema Correia, Marilu Dan; Iracema Antunes; Marina Sanchez; Manoel Vieira; Vicente Marchelli; Alda Garrido; Leonor Barreto; Mary Linconl; Rosa; Nanci.
Nota
63 personagens, 27 femininos, 36 masculinos, 02 atos, 23 quadros, prólogo.
Nota
Autores: Walter Pinto ; Paulo Orlando.
Nota
Arranjo de Bernardino Vivas ; letra de Domenico Furnó ; versão para o português de Oswaldo Santiago ; arranjo Armando Angelo.
Nota
O Arquivo Walter Pinto possui o texto da Censura e o do Ponto, ambos do espetáculo no Rio de Janeiro.
Nota
"Comendo as claras" foi apresentada no Teatro Carlos Gomes, Rio de Janeiro, de 12 de novembro a 12 de dezembro de 1943 e "Couro da Rússia" no Teatro Santana, São Paulo, em setembro/outubro de 1944. O cotejamento dos textos mostra que essas revistas possuem quadros e cenas que se repetem, como "É a mesma coisa", "A carne e a mulher", "Carne e osso", "Racionamento dos homens", "A seca", "Gira-gira", "Romance internacional" e "Deixa meu barco virar".
Nota
"Comendo as claras" foi apresentada no Rio de Janeiro antes do espetáculo paulista, o que permite concluir que seu texto serviu de base para a criação de "Couro da Rússia", com a duplicação, retirada e inserção de quadros no novo espetáculo.
Nota
Cabe esclarecer que existem partituras aqui inseridas com o título "Olho de Moscou", assinadas e datadas "J. Cabral. Julho de 43". Como não foi encontrada qualquer referência à peça com esse título, acreditamos que as músicas aqui citadas foram pensadas para um espetáculo, mas apresentadas em "Comendo as claras", especialmente no prólogo "De olhos abertos".
Nota
Para a ordenação do repertório musical foi utilizado como guia o texto do Ponto do Rio de Janeiro, levando-se em consideração as anotações feitas pelos músicos nas partituras.
Nota
Identificados a partir de anotações manuscritas no verso das fotografias: Walter Pinto, Marilu Dantas, Mary Lincoln, Nena Napoli, Freire Junior, Cesar Brito (crítico), Paulo Orlando (autor), Raul de Castro (cenógrafo), Humberto Cunha (autor), Custódio Mesquita (músico), Marina Sanches (bailarina, chefe do guarda-roupa).
Nota
Dossiê com fotos de ensaio.