Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- [Rio de Janeiro], 1943 (Creation)
Level of description
Extent and medium
2 documentos textuais com [142] páginas
3 fotografias em p&b; entre 18 x 24 cm e 12,5 x 18 cm.
Context area
Name of creator
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
Dossiê de fotografias e impressos
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Generated finding aid
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Contém duas duplicatas.
Related units of description
Notes area
Note
Documentação com 2 cópias. Cópia 1: informação na f. de rosto: Teatro Carlos Gomes. Novembro de 1943" (datilgraf.); "Presidencia da Republica. Divisão de Cinema e Teatro. 11 NOV 43" (carimbo, também presente em todas as folhas do texto). Em f. 3 constam:;Departamento de Imprensa e Propaganda. Divisão de Cinema e Teatro. APROVO. Rio, 11 de novembro de 1943 [...]" (carimbo/ms.); "D.I.P. Divisão de Cinema e Teatro. [...]. Em 11 de novembro de 1943" (carimbo/ms.). Texto com anotações, e rasuras em vermelho dos censores. Cópia 2: informação na f. de rosto: Teatro Carlos Gomes. 12 de Novembro 43" (datilograf.). Em f. 2-4, consta relação com nomes dos personagens e atores. Texto com muitas anotações manuscritas.
Note
Nome de atores relacionados na cópia 2: Atila Iorio; Otavio Du Pin; Pedro Dias; Mme. Lou; Arthur Costa; Moacir Nascimento; Arnaldo Dick; Iracema Correia, Marilu Dan; Iracema Antunes; Marina Sanchez; Manoel Vieira; Vicente Marchelli; Alda Garrido; Leonor Barreto; Mary Linconl; Rosa; Nanci.
Note
63 personagens, 27 femininos, 36 masculinos, 02 atos, 23 quadros, prólogo.
Note
Autores: Walter Pinto ; Paulo Orlando.
Note
Arranjo de Bernardino Vivas ; letra de Domenico Furnó ; versão para o português de Oswaldo Santiago ; arranjo Armando Angelo.
Note
O Arquivo Walter Pinto possui o texto da Censura e o do Ponto, ambos do espetáculo no Rio de Janeiro.
Note
"Comendo as claras" foi apresentada no Teatro Carlos Gomes, Rio de Janeiro, de 12 de novembro a 12 de dezembro de 1943 e "Couro da Rússia" no Teatro Santana, São Paulo, em setembro/outubro de 1944. O cotejamento dos textos mostra que essas revistas possuem quadros e cenas que se repetem, como "É a mesma coisa", "A carne e a mulher", "Carne e osso", "Racionamento dos homens", "A seca", "Gira-gira", "Romance internacional" e "Deixa meu barco virar".
Note
"Comendo as claras" foi apresentada no Rio de Janeiro antes do espetáculo paulista, o que permite concluir que seu texto serviu de base para a criação de "Couro da Rússia", com a duplicação, retirada e inserção de quadros no novo espetáculo.
Note
Cabe esclarecer que existem partituras aqui inseridas com o título "Olho de Moscou", assinadas e datadas "J. Cabral. Julho de 43". Como não foi encontrada qualquer referência à peça com esse título, acreditamos que as músicas aqui citadas foram pensadas para um espetáculo, mas apresentadas em "Comendo as claras", especialmente no prólogo "De olhos abertos".
Note
Para a ordenação do repertório musical foi utilizado como guia o texto do Ponto do Rio de Janeiro, levando-se em consideração as anotações feitas pelos músicos nas partituras.
Note
Identificados a partir de anotações manuscritas no verso das fotografias: Walter Pinto, Marilu Dantas, Mary Lincoln, Nena Napoli, Freire Junior, Cesar Brito (crítico), Paulo Orlando (autor), Raul de Castro (cenógrafo), Humberto Cunha (autor), Custódio Mesquita (músico), Marina Sanches (bailarina, chefe do guarda-roupa).
Note
Dossiê com fotos de ensaio.