Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- [Rio de Janeiro], 1942 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
2 documentos textuais com [342] páginas
30 fotografias em p&b; entre 13 x 18 cm e 23,5 x 41 cm.
Área de contextualização
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Dossiê de fotografia e impressos
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Instrumento de pesquisa gerado
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Contém duas duplicatas.
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
Documentação com duas cópias. Cópia 1: sem f. de rosto. Em f. 1 constam: "Presidencia da República. Divisão de Cinema e Teatro. D.I.P. 29 MAI 42 (carimbo, também presente em todas as folhas do texto); "Censura Theatral [...] São Paulo, 21 de agosto de 1942 [...]" (carimbo/ms.). Texto com trechos rasurados, com carimbo de "censurado". Cópia 2, com [64] f. datilografadas. Texto com página de rosto manuscrita; com anotações manuscritas, correções, marcações e emendas. Em f. 15 consta a anotação manuscrita: "Marcado por Otávio Rangel. 19/5/42"; no verso de f. 46 consta a anotação manuscrita: "100 Rep. 10-4-942. Estreia 27-2-942, última 25-5-942. Mosquito"; no verso de f. 58 anotação: "Estreia 29-5-942. Ultima 14-7-942. Mosquito. São Paulo. Santana. Estreia, 21-8-942".
Nota
Autores: Freire Júnior ; Walter Pinto.
Nota
O Arquivo Walter Pinto possui o texto da Censura — com carimbos do Rio de Janeiro, 29 de maio de 1942 e de São Paulo, 21 de agosto de 1942 — e o do Ponto, com marcações do Rio de Janeiro e de São Paulo. Possui, ainda, uma lista das músicas e um roteiro da peça, ambos manuscritos, e uma folha com mais dois roteiros, de um lado datilografado, do outro manuscrito. Foram incorporados, do Acervo Geral, os programas das apresentações no Rio de Janeiro e em São Paulo. Devido à variedade de ordenações da sequência de quadros desse espetáculo, para a organização do repertório musical tomamos por base o texto do Ponto, mas inserimos as músicas mencionadas nas outras fontes, como no texto da Censura, roteiros, programas e anotações feitas pelos músicos nas partituras. A sequência apresentada a seguir contém a soma dessas informações.
Nota
Orquestração de José Aymberé ; letra de Horacio Campos ; música de Francisco Alves ; música e letra de Maria Tereza Lara ; supervisão de Augustín Lara ; música de Laurindo de Almeida ; poesia de Junquilho Lourival ; letra de Luiz Iglesias.
Nota
Dossiê de fotografia com: 1º Ato. Prólogo "Circo mundial"; Apoteose; Final "Brasil maravilhoso"; Quadro IX "Fantasia espanhola"; 2º Ato, Quadros III; Final "Guerra pela paz" e VII.
Nota
Foto 7: mantida no dossiê devido a indicação manuscrita no verso, mas não há a informação de que Oscarito participou do espetáculo. O ator fez parte do elenco de "Fora do eixo", anterior a "Rumo a Berlim". Contém um conjunto de retratos apenas da atriz Mary Lincoln caracterizada.
Nota
Foto 11: O texto, o programa e as críticas publicadas nos jornais pesquisados não apontam para um quadro com esse cenário, mas mantivemos neste dossiê devido a anotação manuscrita no verso.
Nota
Grande formato: 08-01; 08-02; 09-01; 11; 12/01-02; 17/17-18; 18.
Nota
Identificados a partir de anotações manuscritas no verso das fotografias: Mary Lincoln, Mexicana, Rosa, Clarita, Nena Napoli, Silva Filho, Madame Lou, Oscarito, Manoel Vieira.
Nota
Fotógrafos: Foto Leite e P. Botelho.