Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- [Rio de Janeiro], 1942 (Creation)
Level of description
Extent and medium
2 documentos textuais com [342] páginas
30 fotografias em p&b; entre 13 x 18 cm e 23,5 x 41 cm.
Context area
Name of creator
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
Dossiê de fotografia e impressos
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Generated finding aid
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Contém duas duplicatas.
Related units of description
Notes area
Note
Documentação com duas cópias. Cópia 1: sem f. de rosto. Em f. 1 constam: "Presidencia da República. Divisão de Cinema e Teatro. D.I.P. 29 MAI 42 (carimbo, também presente em todas as folhas do texto); "Censura Theatral [...] São Paulo, 21 de agosto de 1942 [...]" (carimbo/ms.). Texto com trechos rasurados, com carimbo de "censurado". Cópia 2, com [64] f. datilografadas. Texto com página de rosto manuscrita; com anotações manuscritas, correções, marcações e emendas. Em f. 15 consta a anotação manuscrita: "Marcado por Otávio Rangel. 19/5/42"; no verso de f. 46 consta a anotação manuscrita: "100 Rep. 10-4-942. Estreia 27-2-942, última 25-5-942. Mosquito"; no verso de f. 58 anotação: "Estreia 29-5-942. Ultima 14-7-942. Mosquito. São Paulo. Santana. Estreia, 21-8-942".
Note
Autores: Freire Júnior ; Walter Pinto.
Note
O Arquivo Walter Pinto possui o texto da Censura — com carimbos do Rio de Janeiro, 29 de maio de 1942 e de São Paulo, 21 de agosto de 1942 — e o do Ponto, com marcações do Rio de Janeiro e de São Paulo. Possui, ainda, uma lista das músicas e um roteiro da peça, ambos manuscritos, e uma folha com mais dois roteiros, de um lado datilografado, do outro manuscrito. Foram incorporados, do Acervo Geral, os programas das apresentações no Rio de Janeiro e em São Paulo. Devido à variedade de ordenações da sequência de quadros desse espetáculo, para a organização do repertório musical tomamos por base o texto do Ponto, mas inserimos as músicas mencionadas nas outras fontes, como no texto da Censura, roteiros, programas e anotações feitas pelos músicos nas partituras. A sequência apresentada a seguir contém a soma dessas informações.
Note
Orquestração de José Aymberé ; letra de Horacio Campos ; música de Francisco Alves ; música e letra de Maria Tereza Lara ; supervisão de Augustín Lara ; música de Laurindo de Almeida ; poesia de Junquilho Lourival ; letra de Luiz Iglesias.
Note
Dossiê de fotografia com: 1º Ato. Prólogo "Circo mundial"; Apoteose; Final "Brasil maravilhoso"; Quadro IX "Fantasia espanhola"; 2º Ato, Quadros III; Final "Guerra pela paz" e VII.
Note
Foto 7: mantida no dossiê devido a indicação manuscrita no verso, mas não há a informação de que Oscarito participou do espetáculo. O ator fez parte do elenco de "Fora do eixo", anterior a "Rumo a Berlim". Contém um conjunto de retratos apenas da atriz Mary Lincoln caracterizada.
Note
Foto 11: O texto, o programa e as críticas publicadas nos jornais pesquisados não apontam para um quadro com esse cenário, mas mantivemos neste dossiê devido a anotação manuscrita no verso.
Note
Grande formato: 08-01; 08-02; 09-01; 11; 12/01-02; 17/17-18; 18.
Note
Identificados a partir de anotações manuscritas no verso das fotografias: Mary Lincoln, Mexicana, Rosa, Clarita, Nena Napoli, Silva Filho, Madame Lou, Oscarito, Manoel Vieira.
Note
Fotógrafos: Foto Leite e P. Botelho.