Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- [Rio de Janeiro], 1942 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
2 documentos textuais com [233] páginas
Área de contextualização
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Dossiê de impressos
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
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Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Instrumento de pesquisa gerado
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Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Contém três duplicatas.
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
O Arquivo Walter Pinto possui o texto da Censura, com carimbos do Rio de Janeiro, São Paulo e Santos, o do Ponto, encenado no Rio de Janeiro, e o 1º ato do texto do Ponto apresentado em São Paulo e, em separado, um roteiro da peça. Foram incorporados, do Acervo Geral, os programas dos espetáculos no Rio de Janeiro e em São Paulo.O cotejamento dos textos mostra diferenças de quadros, cortinas e músicas. O texto que serviu de guia foi o do Ponto do Rio de Janeiro, porém foram acrescidas músicas evidenciadas no texto da Censura e no do Ponto de São Paulo. Levou-se ainda em consideração as informações obtidas nos programas, no roteiro e nas anotações que os músicos fizeram nas partituras.
Nota
Orquestração de Paulo Fontes ; música de Haroldo Lobo ; música de Roberto Roberti ; orquestração de Guaraná ; letra e música de Alberto Costa ; música de Rudolf Friml ; letra de Otto Harbach ; letra de Oscar Hammerstein ; tradução de Miguel Santos.
Nota
Documentação com três cópias. Cópia 1, datada do Rio de Janeiro, 1942. Informações adicionais na f. de rosto: "Teatro Recreio. Empreza Walter Pinto" (datilograf.); "Divisão Turismo e Diversão Publicas. D.E.I.P. 13 SET 42. S. PAULO" (carimbo, também presente em todas as folhas do texto); "Ao Censor [...] S.P., 6/9/43 [...]" (carimbo/ms.); "Presidencia da Republica. Divisão de Cinema e Teatro. D.I.P. 22 DEZ 42" (carimbo, também presente em algumas folhas do texto, com a variação para 7 ABR 43); "Divisão de Turismo e Diversões Publicas [...]. São Paulo, 13 de Setbro de 1943 [...]"(carimbo/ms.); "Departamento de Imprensa e Propaganda. Divisão de Cinema e Teatro. APROVO. Rio, 21 de dezembro de 1942 [...]" (carimbo/ms.); "Secção de Santos [...] SET 29 1943 [...]"(carimbo/ms.); "D.I.P. Divisão de Cinema e Teatro. [...] Em 21 de Dezembro de 1942" (carimbo/ms.). Texto segue com algumas partes censuradas. Cópia 2, com [65] f. datilograf., datada do Rio de Janeiro, 1942. Anotações manuscritas referentes aos ensaios: "Marcada e ensaiada, por Otávio Rangel, 1942" (f. 2); "Marcado por Otávio Rangel em 12/1942 para o Teatro Recreio" (f. 17); "Marcado por Otávio Rangel para o Teatro Recreio em 4 de Dez.° de 1942" (f. 46). Texto com anotações manuscritas, correções e emendas. Cópia 3, com [23] f. datilograf., datada de São Paulo, 5 de setembro de 1943. A cópia não está completa, só traz os quatro primeiro quadros. Em f. 1 consta o roteiro e assinatura de "J. Humberto Cunha". Em f. 2-3 constam relação de personagens e atores. O dossiê inclui partituras (WP Esp. EP PM/1940_27) e programas (WP Esp. EP IMP/1940_27) da temporada no Teatro Recreio, Rio de Janeiro, 1942 e Teatro Santana, São Paulo (1943).
Nota
Relação de atores a partir da lista na cópia 3: Manoel Vieira; H. Cantalano; Octavio du Pin; Marilú Dantas; Nena Napoli; Arthur Costa; Iracema Correia; Arnaldo Dick; Marina Sanchez; Alda Garrido; Pedro Dias; Moacir Nascimento; Attila Iorio.
Nota
54 personagens, 25 femininos, 29 masculinos, outros, 02 atos, 25 quadros, prólogo.
Nota
Estrutura da peça a partir da cópia 3.
Nota
Autores: Luis Iglesias ; Freire Júnior.