Fundos - Fundo Luciano Carvalho

Área de identificação

Código de referência

Título

Fundo Luciano Carvalho

Data(s)

  • 1960 - ? (Acumulação)

Nível de descrição

Fundos

Dimensão e suporte

0,17 m.

Área de contextualização

Nome do produtor

Biografia

História do arquivo

1960 - [198-]

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doação de José Luciano de Carvalho em 16/7/1982, 3/8/1982, 15/3/1983, 5/9/1983, 7/10/1983, 18/10/1983, 21/12/1983 e 13/7/1987, de acordo com os carimbos presentes nos documentos que compõem o arquivo. Porém, de acordo com os demais registros referentes à doação desse material, mais datas de entrada puderam ser identificadas: 2/2/1983, 19/9/1983, 12/12/1983, 28/2/1984, 11/4/1984 e 23/4/1984.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O arquivo do ator e bailarino Luciano Carvalho (José Luciano de Carvalho) é composto por registros da sua trajetória no teatro e na dança no Brasil durante a segunda metade do século XX. Luciano Carvalho foi aluno da Escola de Teatro Martins Pena, e atuou em
diversas produções a partir dos anos 1960, como A paixão (Teatro de Arena da Guanabara), As aventuras de Ripió Lacraia (Teatro Nacional de Comédia) e Os pais abstratos (Companhia Brasileira de Comédia), ao lado de Glauce Rocha e Jorge Dória. Na dança, Luciano Carvalho colaborou, como assistente e diretor de cena, com Nina Verchinina, além de dançar e administrar o balé Coppélia, com coreografia de Eugenia Feodorova. Luciano Carvalho também coreografou o seu próprio conjunto, o Ballet Skema, que, em 1975, ganhou o I Primeiro Concurso Nacional de Coreografia, com Medeia e Macbeth. Por fim, vale destacar que o artista trabalhou no Inacen e no Instituto Brasileiro de Arte e Cultura (Ibac), no setor de documentação. Isso parece explicar, inclusive, as diversas datas de entrada de sua documentação na instituição, além do fato de o recorte temporal da documentação ultrapassar mesmo a última data de registro da doação.
Para a organização do Arquivo Luciano Carvalho foram estabelecidas apenas duas séries. A série denominada “Geral” guarda registros que aparentemente marcam o interesse do titular no universo das artes em geral, principalmente da dança. Deixamos reservada para uma série específica, “Atuação de Luciano Carvalho no Teatro e na Dança”, os documentos que comprovam as atividades desenvolvidas pelo artista nesses dois campos. Optou-se por não separar as duas grandes áreas de atuação de Luciano Carvalho porque elas se apresentam imbricadas nas funções do titular do arquivo. Essa interseção é visível quando Luciano Carvalho assina, por exemplo, a direção de cena no espetáculo de dança de Nina Verchinina, e quando aparece como coreógrafo na ficha técnica de peças teatrais. Desse modo, é possível perceber que Luciano Carvalho construiu sua carreira artística no intercâmbio entre a dança e o teatro, em um momento em que esses dois domínios já começavam a apresentar formas mais concisas de um diálogo. De acordo com as listagens realizadas na época da doação, pôde-se perceber que boa parte dos documentos doados por Luciano Carvalho foi dispersa ao ser encaminhada a outros setores do Inacen.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Parcialmente organizado.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

    Notas ao idioma e script

    Características físicas e requisitos técnicos

    Instrumentos de descrição

    Arranjo e inventário.

    Área de materiais associados

    Existência e localização de originais

    Existência e localização de cópias

    Unidades de descrição relacionadas

    Descrições relacionadas

    Área de notas

    Nota

    Primeiro registro de descrição baseado na publicação: Arquivos e coleções privados Cedoc/Funarte: guia geral/Rio de Janeiro: Funarte, 2016. 248 p.: il., color.; 23cm ISBN 978-85-7507-177-9.

    Identificador(es) alternativos

    Pontos de acesso

    Pontos de acesso de assunto

    Pontos de acesso local

    Ponto de acesso nome

    Pontos de acesso de gênero

    Área de controle da descrição

    Identificador da descrição

    Identificador da entidade custodiadora

    Regras ou convenções utilizadas

    Estado atual

    Final

    Nível de detalhamento

    Completo

    Datas de criação, revisão, eliminação

    Idioma(s)

      Sistema(s) de escrita(s)

        Fontes

        Nota do arquivista

        Documentalistas responsáveis: Fabiana Fontana.
        Descrição no AtoM realizada pelo Arquivista Daniel Flores (2020).

        Área de ingresso