Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 1960 - ? (Accumulation)
Level of description
Extent and medium
0,17 m.
Context area
Name of creator
Biographical history
Archival history
1960 - [198-]
Immediate source of acquisition or transfer
Doação de José Luciano de Carvalho em 16/7/1982, 3/8/1982, 15/3/1983, 5/9/1983, 7/10/1983, 18/10/1983, 21/12/1983 e 13/7/1987, de acordo com os carimbos presentes nos documentos que compõem o arquivo. Porém, de acordo com os demais registros referentes à doação desse material, mais datas de entrada puderam ser identificadas: 2/2/1983, 19/9/1983, 12/12/1983, 28/2/1984, 11/4/1984 e 23/4/1984.
Content and structure area
Scope and content
O arquivo do ator e bailarino Luciano Carvalho (José Luciano de Carvalho) é composto por registros da sua trajetória no teatro e na dança no Brasil durante a segunda metade do século XX. Luciano Carvalho foi aluno da Escola de Teatro Martins Pena, e atuou em
diversas produções a partir dos anos 1960, como A paixão (Teatro de Arena da Guanabara), As aventuras de Ripió Lacraia (Teatro Nacional de Comédia) e Os pais abstratos (Companhia Brasileira de Comédia), ao lado de Glauce Rocha e Jorge Dória. Na dança, Luciano Carvalho colaborou, como assistente e diretor de cena, com Nina Verchinina, além de dançar e administrar o balé Coppélia, com coreografia de Eugenia Feodorova. Luciano Carvalho também coreografou o seu próprio conjunto, o Ballet Skema, que, em 1975, ganhou o I Primeiro Concurso Nacional de Coreografia, com Medeia e Macbeth. Por fim, vale destacar que o artista trabalhou no Inacen e no Instituto Brasileiro de Arte e Cultura (Ibac), no setor de documentação. Isso parece explicar, inclusive, as diversas datas de entrada de sua documentação na instituição, além do fato de o recorte temporal da documentação ultrapassar mesmo a última data de registro da doação.
Para a organização do Arquivo Luciano Carvalho foram estabelecidas apenas duas séries. A série denominada “Geral” guarda registros que aparentemente marcam o interesse do titular no universo das artes em geral, principalmente da dança. Deixamos reservada para uma série específica, “Atuação de Luciano Carvalho no Teatro e na Dança”, os documentos que comprovam as atividades desenvolvidas pelo artista nesses dois campos. Optou-se por não separar as duas grandes áreas de atuação de Luciano Carvalho porque elas se apresentam imbricadas nas funções do titular do arquivo. Essa interseção é visível quando Luciano Carvalho assina, por exemplo, a direção de cena no espetáculo de dança de Nina Verchinina, e quando aparece como coreógrafo na ficha técnica de peças teatrais. Desse modo, é possível perceber que Luciano Carvalho construiu sua carreira artística no intercâmbio entre a dança e o teatro, em um momento em que esses dois domínios já começavam a apresentar formas mais concisas de um diálogo. De acordo com as listagens realizadas na época da doação, pôde-se perceber que boa parte dos documentos doados por Luciano Carvalho foi dispersa ao ser encaminhada a outros setores do Inacen.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Parcialmente organizado.
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
- Brazilian Portuguese
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Arranjo e inventário.
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Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Note
Primeiro registro de descrição baseado na publicação: Arquivos e coleções privados Cedoc/Funarte: guia geral/Rio de Janeiro: Funarte, 2016. 248 p.: il., color.; 23cm ISBN 978-85-7507-177-9.
Alternative identifier(s)
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Dates of creation revision deletion
Language(s)
Script(s)
Sources
Archivist's note
Documentalistas responsáveis: Fabiana Fontana.
Descrição no AtoM realizada pelo Arquivista Daniel Flores (2020).