Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- Rio de Janeiro, 1978 (Creation)
Level of description
Extent and medium
1 folder colorido
Context area
Name of creator
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
- Brazilian Portuguese
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Generated finding aid
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Note
Apresentação Alma e Carne, com Gileno, Beto Faedrich e Pitti. Direção e coordenação musical de Sidney Miller. Assistência de direção de Gerson Pereira. Sonoplastia de Marcus Saboya. Iluminação de Gerson Pereira. Contra-regra de Leônidas Lara.
Note
A produção musical do Nordeste, desde que alcançou os centros de difusão fonográfica, vem impondo sua força e sua verdade com uma coragem que remonta e nos transporta às próprias origens da cultura brasileira. Não nos parece tão importante contar sua história, mas apresentar seus frutos inéditos e mais recentes.
"'Alma e Carne" reúne um pouco deste muito de que poderíamos falar. Pitti, compositor e intérprete, nasceu na Bahia, alma de andarilho. São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza constam de sua trajetória, onde formou e amadureceu o trabalho que ora apresenta. Gileno (ex-integrante da dupla Leno e Lilian) a partir de 68 começou a gravar sozinho, ainda com o nome de Leno. De 72 a 78 viveu entre Rio e sua terra, Natal, onde entrou em contato com músicos nordestinos alguns se tomaram seus parceiros - o que deu novo impulso à sua linguagem musical. Daí de seu repertório atual constarem cantas toadas e baiões. Beto e carioca de Copacabana. Traz da infância o estudo de piano e as cantigas que aprendeu com sua mãe, cearense. Autor da música-título deste espetáculo, traduz em seu trabalho o resultado do universo musical brasileiro em toda sua riqueza de propostas.
A direção é de Sidney Miller, criador da Sala Corpo e Som do MAM e atual Assessor Musical da Sala Funarte