Item 157 - Folder de Divulgação

Zona de identificação

Código de referência

BR RJFUNARTE BR RJFUNARTE FNT.1.1.15.157

Título

Folder de Divulgação

Data(s)

  • Rio de Janeiro, 1978 (Produção)

Nível de descrição

Item

Dimensão e suporte

1 folder colorido

Zona do contexto

Nome do produtor

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

    Notas ao idioma e script

    Características físicas e requisitos técnicos

    Instrumentos de descrição

    Instrumento de pesquisa gerado

    Zona de documentação associada

    Existência e localização de originais

    Existência e localização de cópias

    Unidades de descrição relacionadas

    Descrições relacionadas

    Zona das notas

    Nota

    Apresentação Unha de gato, com Elton Medeiros e Vania Carvalho. Direção de Tereza Aragão. Direção musical de Elton Medeiros e Vania Carvalho. Ambientação cênica de Claudio Valério. Sonoplastia de Marcus Saboya. Iluminação de Gérson Pereira. Contra-regra de Leônidas Lara.

    Nota

    Elton Medeiros
    Nascido na Glória, bairro de veneradas tradições populares (ranchos, a festa de N.Senhora), filho de ranchista, participante da fundação de duas escolas de samba (Tupi de Brás de Pina e Unidos de Lucas) e da ala de compositores realmente organizada (a do Aprendizes de Lucas), padrinho da famosa ala de compositores da Portela. Ultimamente fundou a Escola de Samba Quilobo, liderada por Candeia: Já tocou trombone numa banda só de garotos e deu muita canja em gafieira. Participou do Zicartola, ao lado de Zé Keti, Cartola, Nelson do Cavaquinho, Ismael Silva, Paulinho da Viola, entre outros.
    Andou pela África e Europa, participou de filmes e, segundo Juarez Barroso, "o trabalho de Elton, para os que sabem compreendê-lo em toda a sua extensão, é um reflexo de sua atitude crítica diante das coisas, diante do samba e do mundo".
    Vania Carvalho
    Sobre ela diz Marco Aurélio Borba: "nas noites do Rio há uma figura de mulher emotiva, à disposição de quem tenha peito aberto para descobri-la e vivê-la. É cantora - ainda que lhe tenha custado admitir isso profissionalmente de vidas e gentes".
    Há quem cante com riso, com tristeza ou com a alma, nas não conheço ninguém no Brasil que cante por inteiro, com todo o corpo e com todo o sentimento (...) porque Vania é uma pessoa emocional, que gosta ou não gosta, que quer ou não quer, com a coragem de que poucas pessoas ainda dispõem neste país".
    Tereza Aragão, que dirige o show, é citada por Sérgio Cabral: "uma advertência aos historiadores do M.P.B.: não se esqueça de colocar o nome de Tereza Aragão sobre o sucesso do samba na passagem dos anos 60 para 70. Não chegarei ao ponto de dizer que, sem ela, não teriam Martinho da Vila e todos os outros grandes sambistas que explodiram no rastro de seu êxito. Mas asseguro que, não fosse Tereza, com todas as suas "finas flores do samba", a história seria diferente".

    Identificador(es) alternativo(s)

    Pontos de acesso

    Pontos de acesso - Assuntos

    Pontos de acesso - Locais

    Pontos de acesso - Nomes

    Pontos de acesso de género

    Zona do controlo da descrição

    Identificador da descrição

    Identificador da instituição

    Regras ou convenções utilizadas

    Estatuto

    Nível de detalhe

    Datas de criação, revisão, eliminação

    Línguas e escritas

      Script(s)

        Fontes

        Área de ingresso