Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- [Rio de Janeiro], 1941 (Creation)
Level of description
Extent and medium
2 documentos textuais com [364] páginas
13 fotografias em p&b; 18,5 x 24 cm.
Context area
Name of creator
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
Dossiê de fotografias e impressos
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Generated finding aid
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Note
O Arquivo Walter Pinto possui o texto da Censura e do Ponto, ambos do Rio de Janeiro, e lista datilografada datada "Rio de Janeiro. 25 de maio de 1941", que contém títulos de músicas e o orçamento a ser pago para o copista musical. Foi incorporado, do Acervo Geral, o programa do espetáculo encenado no Rio de Janeiro. É importante destacar que "Feira livre" foi apresentada no Teatro Recreio, Rio de Janeiro, em 1941, e "Coitado do Edgard", no mesmo local, em 1945. A análise dos textos das duas revistas mostra que elas possuem a mesma sequência de quadros, havendo, no entanto, modificações nos diálogos, nos nomes de personagens e em algumas peças musicais.O confronto dos textos da Censura e do Ponto de "Feira livre" e o cotejamento com seus respectivos de "Coitado do Edgard" permite afirmar que o do Ponto de "Feira livre" foi utilizado como base para o de "Coitado do Edgard". Como as partituras desses espetáculos estavam guardadas numa mesma pasta, buscou-se a identificação do repertório peculiar a cada peça e, quando necessário, a menção da sua duplicação no outro espetáculo. Para a ordenação do repertório musical tomamos como guia o texto do Ponto do Rio de Janeiro, levando em consideração as informações obtidas no programa, na lista datilografada e nas anotações que os músicos fizeram nas partituras. Ver a burleta-fantasia "Coitado do Edgard".
Note
Autores: [Walter Pinto ; J. Maia ; música de Armando Angelo].
Note
Paginação e estrutura da peça a partir da cópia 1.Documentação com 2 cópias. Cópia 1: não possui f. de rosto, na f. 1 consta o carimbo: "Empreza de Theatro Pinto Ltda" e lista manuscrita com os nomes dos personagens e seguintes atores: "Dalva; J. Fernandes, Guimar; Cidalia; Osmarina; M. Vieira; J. Maia; Zaira; Dercy; França; Freddy M. Rocha; Raymundo; Marina; Cacilda". Texto segue com muitas anotações manuscritas, marcações e emendas. Copia 2, com [98] f. datilograf. Na f. 1 constam os carimbos: "Empreza de Theatro Pinto Ltda"; "Presidencia da República. Divisão de Cinema e Teatro. 19 MAI 41" (mesmo carimbo aparece em todo as folhas do texto); "Departamento de Imprensa e Propaganda. Divisão de Cinema e Teatro. Aprovo. Rio, 19 de Maio de 194 [...]"; "Presidencia da Republica. D.I.P. Divisão de Cinema e Teatro. Reg. N. 276. Em 19 de 5 de 1941 [...]".
Note
14 personagens, 06 femininos, 08 masculinos, outros, 02 atos, 13 quadros.
Note
O dossiê inclui partituras (WP Esp. EP PM/1940_10); fotografias (WP Esp. EP FOT/1940_10) oriundas de processo do SNT, que estavam no Acervo Geral do Cedoc; impressos (WP Esp. EP IMP/1940_10) incorporando o programa do Acervo Geral; e desenhos dos cenários e figurinos (WP Esp. EP De/1940_381/1 a 381/15), também oriundos do processo do SNT.
Note
Dados de autoria retirados das partituras.
Note
As fotos deste espetáculo não foram doação de Walter Pinto. Faziam parte do processo SNT n. 23373/41 incorporadas do acervo geral do CEDOC. Cada foto possui no canto superior esquerdo, do verso, um numeração e a rubrica de Gastão Tojeiro, funcionário do SNT em 1941. Essa numeração correspondia a ordenação das fotos no processo.
Note
Dossiê de fotografia com: 1º Ato. Quadros 1, 3, 5. 2º Ato. Quadros 1, 2, 4, 5, 7, 9. Negativos de 2ª geração: 01-02 e 11-02.