Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- [Rio de Janeiro], 1944 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
2 documentos textuais com [60] páginas
Zona do contexto
Nome do produtor
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Dossiê de impressos
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Instrumento de pesquisa gerado
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Contém duas duplicatas.
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Nota
Autores: Walter Pinto ; Paulo Orlando ; música de Custodio Mesquita.
Nota
O cotejamento do texto: Couro da Rússia" com o texto de "Comendo as claras" (Teatro Carlos Gomes, Rio de Janeiro, de 12/11 a 12/12/1943) mostra que eles possuem quadros que se repetem. O espetáculo "Couro da Rússia" foi apresentado apenas em São Paulo, no Teatro Santana, em 14/9 a 28/9/1944. Alguns de seus quadros e músicas foram retirados de revistas montadas no Rio de Janeiro na temporada de 1944, como "Pó de mico", "Granfinos do morro" e "Tico-tico no fubá".
Nota
Documento com duas cópias. Cópia 1, com [58] f. datilograf., datada de 14 de setembro de 1944. Informações na f. de rosto: "Divisão de Diversões Públicas. D.E.I.P. 14 SET 1944. S. PAULO" (carimbo, igualmente presente em outras folhas do texto); "Teatro Santana" (datilograf.); possui a capa original com carimbos da censura de São Paulo. Cópia 2, com [61] f. datilograf. Texto com anotações e marcações.
Nota
Relação de atores arrolados na cópia 2: Iracema Correia; Augusto Anibal; Mme. Lou; Humberto Fredy; Nena Napoli; Raymundo Campesatto; Léa Machado; Moacyr Nascimento; Marilú Dantas; Lily Norman; Zaira Cavalcanti; H. Catalano; Pedro Dias; Dercy Gonçalves; Vicente Marchelli; Grijó Sobrinho; Rosa Johanisberg.
Nota
63 personagens, 34 femininos, 29 masculinos, outros, 02 atos, 25 quadros.
Nota
O Acervo Geral possui cópia do texto (PT/06676) cedida pelo Arquivo Miroel Silveira (ECA/USP).
Nota
Arranjo de Oswaldo Cabral ; música de Custódio Mesquita ; música de Evaldo Ruy ; arranjo Armando Angelo.
Nota
O Arquivo Walter Pinto possui o texto da Censura e o do Ponto — que possui colado no verso da capa um programa do espetáculo —, ambos do espetáculo de São Paulo. O Arquivo Miroel Silveira cedeu uma cópia do texto também enviado para a Censura de São Paulo.
Nota
A análise do texto de "Couro da Rússia" permite concluir que esse espetáculo foi produzido a partir da reunião de quadros de outras revistas, não possuindo sequência cênica peculiar, o que ficou evidenciado no confronto de textos que integram o Arquivo Walter Pinto.
Nota
O cotejamento do texto de "Comendo as claras" — apresentada no Teatro Carlos Gomes, Rio de Janeiro, de 12 de novembro a 12 de dezembro de 1943 — com o de "Couro da Rússia" mostra que eles possuem quadros e cenas que se repetem como "É a mesma coisa", "A carne e a mulher", "Carne e osso", "Racionamento dos homens", "A seca", "Gira-gira", "Romance internacional" e "Deixa meu barco virar". Com a revista "Pó de mico" — apresentada no Rio de Janeiro entre 27 de janeiro e 13 de março de 1944 — ocorreu o aproveitamento do quadro a "Botica fantástica", que, possuindo as mesmas músicas, passou a ser nomeado "Drogaria mundial". De "Granfinos do morro" — encenada no Rio de Janeiro de 17 de março a 23 de abril de 1944 — foi aproveitado o quadro "Sinfonia do morro", "Bailado. Piratas" e "Final do 1º ato" e, ainda, da revista "Tico-tico no fubá" — apresentada no Rio de Janeiro de 24 de abril a 11 de junho — migraram as músicas "Espantalho" e "Rosa de maio".
Nota
Todas as revistas aqui citadas foram apresentadas no Rio de Janeiro em data anterior à encenação de "Couro da Rússia" em São Paulo, de 14 a 28 de setembro de 1944. Não obtivemos informações de sua presença no Rio de Janeiro nos periódicos da época ou em fontes bibliográficas.
Nota
Para a ordenação do repertório musical foi utilizado como guia o texto do Ponto de São Paulo, levando-se em consideração o programa e as anotações que os músicos fizeram nas partituras.