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Reference code
Title
Date(s)
- [Rio de Janeiro], 1944 (Creation)
Level of description
Extent and medium
2 documentos textuais com [60] páginas
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Name of creator
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
Dossiê de impressos
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Generated finding aid
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Contém duas duplicatas.
Related units of description
Notes area
Note
Autores: Walter Pinto ; Paulo Orlando ; música de Custodio Mesquita.
Note
O cotejamento do texto: Couro da Rússia" com o texto de "Comendo as claras" (Teatro Carlos Gomes, Rio de Janeiro, de 12/11 a 12/12/1943) mostra que eles possuem quadros que se repetem. O espetáculo "Couro da Rússia" foi apresentado apenas em São Paulo, no Teatro Santana, em 14/9 a 28/9/1944. Alguns de seus quadros e músicas foram retirados de revistas montadas no Rio de Janeiro na temporada de 1944, como "Pó de mico", "Granfinos do morro" e "Tico-tico no fubá".
Note
Documento com duas cópias. Cópia 1, com [58] f. datilograf., datada de 14 de setembro de 1944. Informações na f. de rosto: "Divisão de Diversões Públicas. D.E.I.P. 14 SET 1944. S. PAULO" (carimbo, igualmente presente em outras folhas do texto); "Teatro Santana" (datilograf.); possui a capa original com carimbos da censura de São Paulo. Cópia 2, com [61] f. datilograf. Texto com anotações e marcações.
Note
Relação de atores arrolados na cópia 2: Iracema Correia; Augusto Anibal; Mme. Lou; Humberto Fredy; Nena Napoli; Raymundo Campesatto; Léa Machado; Moacyr Nascimento; Marilú Dantas; Lily Norman; Zaira Cavalcanti; H. Catalano; Pedro Dias; Dercy Gonçalves; Vicente Marchelli; Grijó Sobrinho; Rosa Johanisberg.
Note
63 personagens, 34 femininos, 29 masculinos, outros, 02 atos, 25 quadros.
Note
O Acervo Geral possui cópia do texto (PT/06676) cedida pelo Arquivo Miroel Silveira (ECA/USP).
Note
Arranjo de Oswaldo Cabral ; música de Custódio Mesquita ; música de Evaldo Ruy ; arranjo Armando Angelo.
Note
O Arquivo Walter Pinto possui o texto da Censura e o do Ponto — que possui colado no verso da capa um programa do espetáculo —, ambos do espetáculo de São Paulo. O Arquivo Miroel Silveira cedeu uma cópia do texto também enviado para a Censura de São Paulo.
Note
A análise do texto de "Couro da Rússia" permite concluir que esse espetáculo foi produzido a partir da reunião de quadros de outras revistas, não possuindo sequência cênica peculiar, o que ficou evidenciado no confronto de textos que integram o Arquivo Walter Pinto.
Note
O cotejamento do texto de "Comendo as claras" — apresentada no Teatro Carlos Gomes, Rio de Janeiro, de 12 de novembro a 12 de dezembro de 1943 — com o de "Couro da Rússia" mostra que eles possuem quadros e cenas que se repetem como "É a mesma coisa", "A carne e a mulher", "Carne e osso", "Racionamento dos homens", "A seca", "Gira-gira", "Romance internacional" e "Deixa meu barco virar". Com a revista "Pó de mico" — apresentada no Rio de Janeiro entre 27 de janeiro e 13 de março de 1944 — ocorreu o aproveitamento do quadro a "Botica fantástica", que, possuindo as mesmas músicas, passou a ser nomeado "Drogaria mundial". De "Granfinos do morro" — encenada no Rio de Janeiro de 17 de março a 23 de abril de 1944 — foi aproveitado o quadro "Sinfonia do morro", "Bailado. Piratas" e "Final do 1º ato" e, ainda, da revista "Tico-tico no fubá" — apresentada no Rio de Janeiro de 24 de abril a 11 de junho — migraram as músicas "Espantalho" e "Rosa de maio".
Note
Todas as revistas aqui citadas foram apresentadas no Rio de Janeiro em data anterior à encenação de "Couro da Rússia" em São Paulo, de 14 a 28 de setembro de 1944. Não obtivemos informações de sua presença no Rio de Janeiro nos periódicos da época ou em fontes bibliográficas.
Note
Para a ordenação do repertório musical foi utilizado como guia o texto do Ponto de São Paulo, levando-se em consideração o programa e as anotações que os músicos fizeram nas partituras.