Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- [Rio de Janeiro], 1944 (Creation)
Level of description
Extent and medium
2 documentos textuais com [195] páginas
15 fotografias em p&b; entre 14 x 23,5 cm e 15 x 39,5 cm.
Context area
Name of creator
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
Dossiê de fotografias e impressos
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Generated finding aid
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Contém duas duplicatas.
Related units of description
Notes area
Note
Autores: Luis Peixoto ; Geysa de Boscoli.
Note
Documentação com duas cópias. Cópia 1, datada de junho de 1944. Informações na f. de rosto: "Presidencia da Republica. Divisão de Cinema e Teatro. D.I.P.. 16 JUN 46" (carimbo também presente em todas as folhas do texto); "Interventoria Federal. Departamento Estadual de Imprensa e Propaganda [...] São Paulo, 7/8/1944 [...]" (carimbo/ms.); "Teatro Recreio" (datilograf.). Cópia 2, datada de 1944, com [87] f. datilograf. Em f. 2-3 consta relação de atores e personagens. Texto com muitas anotações, emendas e correções. Ao final de alguns quadros constam "Marcado e Ensaiado por Otávio Rangel para o Teatro Recreio em junho de 1944. Roberto Carlos" anotação com variações de datas.
Note
Relação de atores arrolados na cópia 2: Nena Napoli; Vicente Marchelli; Grijo Sobrinho; H. Catalano; Vina de Souza, Pedro Dias; Yolucita Azevedo; Iracema Correia; João Silva; Zaira Cavalcanti; Marilu Dantas; H. Fredy; Dercy Gonçalves; Moacyr Nascimento; Augusto Anibal; Raymundo Campesatto; Mme. Lou.
Note
64 personagens, 25 femininos, 39 masculinos, outros, 02 atos, 24 quadros, 0 cenas, prologo
Note
Arranjo de Pedro de Sá Pereira ; música de Oswaldo Santiago ; música de Paulo Barbosa ; versão francesa de Edmond Roll ; letra de Enrique Santos Discépolo ; versão brasileira de Haroldo Barbosa ; letra de Esteban Flores ; música de Gardel-Razzano.
Note
O Arquivo Walter Pinto possui o texto da Censura, com carimbo de São Paulo, o do Ponto do Rio de Janeiro e o programa do espetáculo no Rio de Janeiro. Para a ordenação das músicas foi utilizado como guia o texto do Ponto do Rio de Janeiro, levando-se em consideração o programa e as anotações que os músicos fizeram nas partituras.
Note
Dossiê de fotografia com: 1º Ato. Quadro 8 "Le jour de gloire est arrivé"; Apoteose "Pantheon da música"; 2º Ato. Quadro 5 "Cristal"; Quadro 7 "Revolta das cores".
Note
Foto 01; 02; 05: com identificação antiga. Não foi localizado nenhum indício desse quadro no texto e no programa do espetáculo. Foto 03: com identificação antiga. No 1º Ato o quadro "Diz que vou" têm baianas, mas com a atriz Marilú Dantas e não Zaíra Cavalcanti. Não há outra identificação de quadro semelhante no texto e no programa. Fotos 06 a 08: identificadas a partir do programa original da peça que tem ilustrações com o figurino que parece na fotografia.
Note
Fotos em grande formato: 01; 02-01; 02-02; 03-01; 03-02; 04-01; 04-02; 04-03; 07; 08; 14-04.
Note
Identificados a partir de anotações manuscritas no verso das fotografias: Mexicana, Clarita, Zaíra Cavalcanti, Rosa, Dalva Costa, Pedro Dias, Nena Napoli, Marilú Dantas.
Note
Fotógrafo: P. Botelho.