Fundos - Fundo Roberto Pereira

Área de identificação

Código de referência

Título

Fundo Roberto Pereira

Data(s)

  • 193[?] - 2002 (Acumulação)

Nível de descrição

Fundos

Dimensão e suporte

Área de contextualização

Nome do produtor

Biografia

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Não foi possível recuperar a trajetória deste conjunto dentro da instituição, de modo definitivo. O que consta aqui é a apresentação de alguns indícios sobre a entrada deste acervo no Cedoc/FUNARTE, os quais precisam ainda ser apurados. Nas pastas que acondicionavam o material locado no 4º andar, havia uma indicação que denominava o conjunto como “Eros Volúsia”. Porém, logo, percebeu-se que não se tratava de um arquivo pessoal da dançarina, mas sim de um arquivo resultante de um trabalho de pesquisa mais amplo no universo da dança. Com uma informação recuperada junto à biblioteca, chegou-se ao nome de Roberto Pereira, estudioso da área, que em 2005-6, doou para o Cedoc/FUNARTE sua biblioteca especializada em dança, e a qual pode ser recuperada pela notação “RPW”. Deste modo, cogita-se que este arquivo seja oriundo dos estudos de Roberto Pereira, autor de alguns livros sobre a história da dança no Brasil, como A formação do balé brasileiro (2003).

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A maior parte deste arquivo é formada por 1.957 registros referentes a três importantes bailarinas para a história da dança no Brasil: Eros Volúsia, Juliana Yanakiewa e Tatiana Leskova. Deste modo, optou-se por criar três seções tendo como assunto estas bailarinas. Entretanto, a peculiaridade deste arquivo é que ele é, em grande parte, formado por fotocópias de documentos de diversas espécies e tipologias: recortes de jornais e revistas, programas, cartas e transcrição de depoimentos. Apenas, os documentos relativos à Juliana Yanakiewa são, predominantemente, originais. Para os registros que não se referem necessariamente a nenhuma destas três artistas, foi criada a seção denominada “Geral”. Entretanto, o material audiovisual, locado nesta seção, tem que ser revisto e contextualizado em relação as demais seções, pois, é necessário que se verifique se o título dado à cada um deles correspondem de fato ao seu conteúdo. A ordenação impressa, neste momento, ao arquivo é apenas uma sugestão, a título de diagnóstico do material. Pois, para que se determine uma organização definitiva para este conjunto, é necessária, antes, a realização de uma pesquisa mais pormenorizada a respeito de sua procedência.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • espanhol
  • francês
  • inglês
  • português do Brasil

Script do material

    Notas ao idioma e script

    Características físicas e requisitos técnicos

    Instrumentos de descrição

    Área de materiais associados

    Existência e localização de originais

    Existência e localização de cópias

    Unidades de descrição relacionadas

    Descrições relacionadas

    Área de notas

    Identificador(es) alternativos

    Pontos de acesso

    Pontos de acesso de assunto

    Pontos de acesso local

    Ponto de acesso nome

    Pontos de acesso de gênero

    Área de controle da descrição

    Identificador da descrição

    Identificador da entidade custodiadora

    Regras ou convenções utilizadas

    Estado atual

    Nível de detalhamento

    Datas de criação, revisão, eliminação

    Idioma(s)

      Sistema(s) de escrita(s)

        Fontes

        Área de ingresso