Arquivo - Fundo Roberto Pereira

Zona de identificação

Código de referência

Título

Fundo Roberto Pereira

Data(s)

  • 193[?] - 2002 (Acumulação)

Nível de descrição

Arquivo

Dimensão e suporte

Zona do contexto

Nome do produtor

História biográfica

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Não foi possível recuperar a trajetória deste conjunto dentro da instituição, de modo definitivo. O que consta aqui é a apresentação de alguns indícios sobre a entrada deste acervo no Cedoc/FUNARTE, os quais precisam ainda ser apurados. Nas pastas que acondicionavam o material locado no 4º andar, havia uma indicação que denominava o conjunto como “Eros Volúsia”. Porém, logo, percebeu-se que não se tratava de um arquivo pessoal da dançarina, mas sim de um arquivo resultante de um trabalho de pesquisa mais amplo no universo da dança. Com uma informação recuperada junto à biblioteca, chegou-se ao nome de Roberto Pereira, estudioso da área, que em 2005-6, doou para o Cedoc/FUNARTE sua biblioteca especializada em dança, e a qual pode ser recuperada pela notação “RPW”. Deste modo, cogita-se que este arquivo seja oriundo dos estudos de Roberto Pereira, autor de alguns livros sobre a história da dança no Brasil, como A formação do balé brasileiro (2003).

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A maior parte deste arquivo é formada por 1.957 registros referentes a três importantes bailarinas para a história da dança no Brasil: Eros Volúsia, Juliana Yanakiewa e Tatiana Leskova. Deste modo, optou-se por criar três seções tendo como assunto estas bailarinas. Entretanto, a peculiaridade deste arquivo é que ele é, em grande parte, formado por fotocópias de documentos de diversas espécies e tipologias: recortes de jornais e revistas, programas, cartas e transcrição de depoimentos. Apenas, os documentos relativos à Juliana Yanakiewa são, predominantemente, originais. Para os registros que não se referem necessariamente a nenhuma destas três artistas, foi criada a seção denominada “Geral”. Entretanto, o material audiovisual, locado nesta seção, tem que ser revisto e contextualizado em relação as demais seções, pois, é necessário que se verifique se o título dado à cada um deles correspondem de fato ao seu conteúdo. A ordenação impressa, neste momento, ao arquivo é apenas uma sugestão, a título de diagnóstico do material. Pois, para que se determine uma organização definitiva para este conjunto, é necessária, antes, a realização de uma pesquisa mais pormenorizada a respeito de sua procedência.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • espanhol
  • francês
  • inglês
  • português do Brasil

Script do material

    Notas ao idioma e script

    Características físicas e requisitos técnicos

    Instrumentos de descrição

    Zona de documentação associada

    Existência e localização de originais

    Existência e localização de cópias

    Unidades de descrição relacionadas

    Descrições relacionadas

    Zona das notas

    Identificador(es) alternativo(s)

    Pontos de acesso

    Pontos de acesso - Assuntos

    Pontos de acesso - Locais

    Pontos de acesso - Nomes

    Pontos de acesso de género

    Zona do controlo da descrição

    Identificador da descrição

    Identificador da instituição

    Regras ou convenções utilizadas

    Estatuto

    Nível de detalhe

    Datas de criação, revisão, eliminação

    Línguas e escritas

      Script(s)

        Fontes

        Área de ingresso