Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- [Rio de Janeiro], 1941 (Creation)
Level of description
Extent and medium
2 documentos textuais com [286] páginas
2 fotografias em p&b; entre 24 x 18 cm e 6,5 x 13,5 cm.
Context area
Name of creator
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
Dossiê de fotografias e impressos
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Generated finding aid
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Contém duas duplicatas.
Related units of description
Notes area
Note
Documentação com 2 cópias. Cópia 1, datada de 1941. Não há folha de rosto; possui em todas as folhas o carimbo: "Presidencia da Republica. Divisão de Cinema e Teatro. D.I.P. 11 OUT 41", com a variação para "16 JUN 41". Possui em algumas folhas carimbo de "Censurado", acompanhado de rasuras. Cópia 2: não há folha de rosto. Em f. 1 e 32 consta relação dos quadros. Texto com muitas anotações manuscritas e marcações. O dossiê inclui partituras (WP Esp. EP PM/1940_16), fotografias (WP Esp. EP FOT/1940_16) e dois exemplares do programa da temporada no Teatro Santana, São Paulo (WP Esp. EP IMP/1940_16)
Note
29 personagens, 27 femininos, 0 masculinos, outros, 02 atos, 24 quadros, 0 cenas, prologo
Note
Título, estrutura do espetáculo e contagem de personagem a partir do programa. Paginação a partir da cópia 2.
Note
Autores: Freire Júnior ; Joaquim Maia ; músicas de Ary Barroso.
Note
O Arquivo Walter Pinto possui o texto da Censura do Rio de Janeiro, o do Ponto de São Paulo e o programa do espetáculo de São Paulo. No texto encaminhado para a Censura de "A cachopa não é sopa" existe uma rasura sobre o título, na qual aparece a substituição de "cachopa" por "cabrocha". Rasura também pode ser identificada no nome de um dos autores, impossível de ser desvendado, que foi substituído por Freire Junior. Existe uma composição, mencionada abaixo, com o título "A cachôpa não é sopa", com letra de Luiz Peixoto e música de Antonio Manoel Lopes, c1941.
Note
O que se evidencia é que as datas referentes aos títulos onde aparecem os termos "cachopa" ou "cachôpa" são anteriores à data da estréia do espetáculo designado "A cabrocha não é sopa".
Note
Os termos "cabrocha" e "cachôpa" aparecem nas capas das partituras, havendo ainda músicas sem indicação da peça teatral. Sendo assim, mencionamos, junto aos dados de cada música, o termo encontrado e, também, as anotações dos músicos, como o local e a data da apresentação, possibilitando ao pesquisador analisar as informações.
Note
Como a leitura dos textos e do programa da peça mostrou que, por vezes, são fontes contraditórias, tomamos por guia o texto do Ponto de São Paulo, levando em consideração o da Censura, o programa e as anotações que os músicos fizeram nas partituras. Inserimos, no final da listagem, músicas que não encontramos relação com o texto teatral ou o programa, mas indicam na capa os termos "cachôpa" ou "cabrocha" e, também, composições que apontam datas que se inserem no período de apresentação do espetáculo.
Note
Dossiê de fotografia: foto 1: incorporada do acervo geral CEDOC, arquivo Brício de Abreu. Foto publicada no 'Diário da Note', Rio de Janeiro, 25 outubro de 1941. Foto 2: foto com o autor Luís Peixoto e a atriz portuguesa Beatriz Costa que seria a protagonista da revista "A cachopa não é sopa". Nos ensaios em julho de 1941 a atriz sofre um acidente e quebra o pé, impossibilitando a estréia. Meses depois a Empresa Pinto estréia "A cabrocha não é sopa" com Araci Cortes, adaptando o texto de "A cachopa...".