Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- [Rio de Janeiro], 1941 (Creation)
Level of description
Extent and medium
2 documentos textuais com [206] páginas
Context area
Name of creator
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
Dossiê de impressos
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Generated finding aid
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Contém duas duplicatas.
Related units of description
Notes area
Note
Música de Benedicto Lacerda ; música de Eratostenes Frazão ; orquestração de César Guerra-Peixe ; letra e música de Dorival Caymmi ; arranjo de José Aymberé ; música de Haroldo Lobo ; música de Milton Oliveira ; música e letra de Freire Junior.
Note
O Arquivo Walter Pinto possui os textos do Ponto do Rio de Janeiro e de São Paulo, uma lista datilografada contendo os nomes dos quadros da revista e o programa do espetáculo de São Paulo. Foi incorporado, do acervo geral, o programa do espetáculo no Rio de Janeiro. O cotejamento dos textos do Ponto do Rio de Janeiro e de São Paulo de "Você já foi à Bahia?" mostra que, apesar de homônimos, possuem conteúdo de quadros e músicas diferentes. No de São Paulo, assinado por J. Maia e Walter Pinto, consta o ano 1941. O texto do Rio de Janeiro, que indica como autor Freire Junior, também possui na capa o ano de 1941.Em Salvyano de Paiva (1991, p. 477-478) lê-se "Finalmente, a 30 de dezembro, após vitoriosa excursão a São Paulo, a companhia Walter Pinto recuperou o Recreio. [...] Você já foi à Bahia?, de Freire Junior, representou o supra-sumo da revista carnavalesca feita para turista ver..."A sequência musical a seguir obedece prioritariamente à ordem do texto do Ponto do Rio de Janeiro, assinado por Freire Junior, já que o Arquivo Walter Pinto guarda maior quantidade de músicas desse espetáculo. Entretanto, também são mencionadas as músicas que localizamos no texto assinado por J. Maia e Walter Pinto, apresentado em São Paulo, assim como informações obtidas nos programas e nas anotações que os músicos fizeram nas partituras.
Note
Documentação com duas cópias. Na cópia 1 e no programa do Teatro Santana constam a autoria de J. Maia e Walter Pinto; na cópia 2 e no programa do Teatro Recreio autoria é de Freire Júnior. Cópia 1: consta as seguintes informações em f. 1: "Companhia Walter Pinto" (datilograf.); os nomes dos autores "J. Maia e Walter Pinto" manuscritos; "Copia de Margarida Lopes" (datilograf.). Texto com muitas anotações manuscritas, correções e emendas. Cópia 2, com [42] f. datilograf. Não possui folha de rosto. Em f. 2 consta a ordem dos quadros dividas pelos atos e a informação: "Copia de Adalgiza Lazzaro. Rua Teixeira Junior, n. 67. Tel. 28.9701 – Rio – 1941". Texto com muitas anotações, correções e emendas. No verso de f. 42 consta a anotação referente a temporada: "Estréa [sic!] 30-12-941. Mosquito 8-2-42". Inclui em avulso "Roteiro de ‘Você já foi a Baia?". O dossiê inclui partituras (WP Esp. EP PM/1940_18), programa da temporada de 1941 no Teatro Santana, São Paulo e dois exemplares do programa da temporada de 1942 no Teatro Recreio, Rio de Janeiro, ambos incorporados do Acervo Geral do Cedoc (WP Esp. EP IMP/1940_18). Estrutura do espetáculo e contagem de personagem a partir do programa do Teatro Santana.
Note
36 personagens, 20 femininos, 16 masculinos, outros, 02 atos, 24 quadros, prólogo.
Note
Autores: Freire Júnior ; Walter Pinto ; J. Maia.