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Código de referência
Título
Data(s)
- [Rio de Janeiro], 1950 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
4 desenhos em guache e grafite sobre papel; diversos tamanhos
2 documentos textuais com [655] páginas
75 fotografias em p&b; entre 29,5 x 23 cm e 39 x 31 cm.
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Nome do produtor
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Dossiê de fotografias e impressos
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Instrumento de pesquisa gerado
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Contém quatro duplicatas.
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
Desenhos de cenários e figurinos da revista Muié macho sim sinhô apresentada pela Companhia Walter Pinto, no Teatro Recreio, Rio de Janeiro, RJ, em 1950.
Nota
Desenho 01: 33,4x48,1cm/ guache sobre papel; desenho 02: 23,7x32,4 cm/ guache sobre papel; desenho 03: 24,2x33,1cm/ guache sobre papel; desenho 04: grafite e guache sobre papel. No programa de Muié macho sim sinhô do Teatro Recreio, os cenários são de Armando Iglésias , Angelo Lazary e Otávio Goulart; e os figurinos de Joselito.
Nota
Documentação com quatro cópias. Cópia 1, com [49] f. datilografadas. Informações na f. de rosto:"Empreza de Teatro Pinto Ltda" (datilograf.);"Ao censor [...] Em 21/10/1950 [...]" (carimbo/ms.); "Deferido [... ]" (carimbo); "Aprovo com a impropriedade até 18 anos desde que sejam obedecidos os cortes feitos por mim. Marina M Ferreira." (ms.); "A peça [...] foi por mim censurada e pode ser representada [...] Em 25 de Outubro de 1955 [...]" (carimbo/ms.); "Impropriedade até 18 anos [...]" (ms.); "Departamento Federal de Segurança Pública. Serviço de Censura de Diversões Publicas [...]" 25-10-950 [...]" (carimbo/ms.); "Copia para a censura" (datilograf.); "Reg. N. 169 [...] Em 25 de Outubro de 1950" (carimbo/ms.). Todas as folhas estão numeradas e rubricadas, algumas apresentam rasuras em vermelho. Cópia 2, com [42] f. datilografadas. Informações na f. de rosto: "Ao censor, snr. A. Brasil [...]. SP., 2/4-51 [...]" (carimbo/ms.); "Temporada de 1950. Jubileu de Prata. Outubro de 1950. Teatro Recreio. Rio de Janeiro" (datilograf.); "Secretaria da Segurança Pública. Departamento de investigações. São Paulo (carimbo, também presente em todas as folhas). Todas as folhas do texto estão rubricadas. Em f. 2, consta relação de personagens e atores. Cópia 3, [52] f. datilografadas. Informação na f. de rosto: "Pereira Dias. Outubro, 1950, Rio" (ms.); "Temporada de 1950. Jubileu de Prata" (datilograf.). Em f. 2 consta roteiro do primeiro ato manuscrito. Em f. 3-5 consta relação de personagens e atores. Texto com muitas anotações manuscritas, marcações e emendas. Cópia 4, com [49] f. datilografadas. Colado na f. de rosto consta o programa da Temporada no Teatro Odeon, São Paulo, maio de 1951. Texto com anotações e marcações.
Nota
Contém três exemplares do programa da temporada de 1950 no Teatro Recreio, Rio de Janeiro; programa com capa colorida da temporada de 1950 no Teatro Recreio, Rio de Janeiro; programa da temporada de 1951 no Teatro Coliseu, Santos; recorte da revista "Radar", 4-10 de maio de 1951. Desenhos dos cenários também estão inclusos no dossiê (WP Esp. EP De/1950_327/1 a 327/4).
Nota
Relação de intérpretes arrolados na cópia 3: Grande Otelo; Joana D'Arc; Manoel Vieira; Ariel Sampaio; Julinana Ianakiewa; Graziela Mendes; Zulmira Miranda; Alicia; Carlisse; Dalva de Oliveira; Oscarito; Virginia Lane; Pedro Dias; Marina Celly; Edgardo Deporte; Angelica Fernandez; Ariel Sampaio; Lidio da Riva.
Nota
39 personagens, 19 femininos, 20 masculinos, outros, 02 atos, 24 quadros.
Nota
Estrutura da peça a partir do programa.
Nota
Autores: Freire Júnior ; Walter Pinto.
Nota
Letra de Clifford Grey ; música de Victor Schertzinger ; letra em português Aratimbó ; revisão e transcrição para piano John Montés ; letra e música de Luis Felipe de Magalhães ; letra Alberto Ribeiro ; música José Maria de Abreu.
Nota
O Arquivo Walter Pinto possui os textos da Censura do Rio de Janeiro e de São Paulo, os do Ponto do Rio de Janeiro e de São Paulo – no último consta, na folha de rosto, a indicação Rio de Janeiro, mas o roteiro do espetáculo é de São Paulo e tem colado, junto à folha de rosto, o programa de São Paulo – e o programa de Santos. Foram incorporados, do Acervo Geral, dois programas do Rio de Janeiro. "Muié macho sim sinhô" teve espetáculos encenados no Rio de Janeiro e em diferentes cidades de São Paulo, o que propiciou mudança de posição, inserção e exclusão de quadros e de repertório musical. Essa grande movimentação se vê nas diversas partituras incluídas no final da sequência musical apresentada abaixo, cuja localização foi difícil de afirmar. Tomamos por guia o texto do Ponto do Rio de Janeiro, levando em consideração os outros textos, os programas e as anotações feitas pelos músicos nas partituras, em especial a numeração identificada nas capas das partituras.Consta na capa protetora das partes de trombone: Carlos G. Cardoso (Espírito de porco). Estréia: 26-X-50 São Paulo Estréia: 8-V-51 Santos Última: 31-1-51 Estréia: 30-III-51 Em Americana-S.P Estréia: 11-V-51 Continuou: 8-II-51 Última: 6-V-51 Estréia: 9-V-51 Última: 13-V-51 Última: 25-3-51 Teatro Odeon Braz PoliteamaTeatro Recreio - Rio São PauloTemporada finda em Santos, S.P. aos Treze dias do mês de Maio de 1951.
Nota
Dossiê de fotografia com fotos do: 1º Ato. Prólogo "No reino da Fantasia"; Apoteose "Bolo Real"; 2º Ato. Quadro 1; Quadro 5 "Espantalhos". Contém fotos de ensaio: 07, 08, 09, 10, 11, 12, 13, 61, 62, 63, 64, 65, 66, 67, 68, 69, 70, 72.
Nota
Identificados a partir de anotações manuscritas no verso das fotografias: Walter, Lídio da Riva, Angelo, Nelson, Olga Polanskaia, Carlisse, Juca (maquinista), Marina Marcel, Raquel, Clarita, Lita, Pedro Dias, Valentin, Eugênia Berno, Paulo Celestino, José Silva (eletricista), Gladys, Helena Martins, Virginia Lane, Joana D’Arc, Getúlia, Tita Celestino, Nélida Videla, Mariazinha, Alícia Marques, Zulmira, Raquel Borges, Lita Loro, Elsa Lobato, Suzana Mac Corman, Oscarito, Dalva de Oliveira, José Maria de Abreu, Leo Peracchi, Walter Pinto, Juliana Yanakiewa, Grande Otelo, Graziela Mendes, Mario (contra-regra).
Nota
Fotos 48-01; 51-01: possuem negativos de segunda geração (R0089_5.3 e 5.4; R0103_6.5)Foto 08-02: incorporada do acervo geral do CEDOC, arquivo Brício de Abreu. Foto 63: publicada no "Diário de Notícias", em 17 de outubro de 1950, p. 6. Fotos 35 e 60: Temporada no Teatro Odeon (São Paulo). Foto 71: Grande formato. Fotomontagem para algum produto de divulgação, cuja foto central com as girls são de "Muié macho, sim sinhô".
Nota
Fotos 02; 03; 44; 46: possui negativo de segunda geração (R0089_5.1; 5.2 e R0134_5.9; 5.10); a autoria de Luis Mafra destas fotos foi identificada a partir de negativos de propriedade do seu filho Fernando Mafra. Foto 12-01: atribuída a Cabral pela identificação no número sequencial do carimbo que o fotógrafo utilizava. Possui negativo de segunda geração (R0103_11.4; 11.5).
Foto 20-02: diapositivo; Foto 73: negativo.
Foto 13-01: atribuída a Cabral pela identificação no número sequencial do carimbo que o fotógrafo utilizava. Foto 16: Foto Carlos [?]. Fotos 17, 18, 21, 22, 23, 25, 26, 27, 28, identificadas como "Foto Carlos" a partir do negativo na coleção do fotógrafo. Fotos 19, 20, 24: a coleção "Foto Carlos" possui negativos semelhantes.
Nota
Fotógrafos: Cabral, Mafra e Foto Carlos.