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Descrição arquivística
Fundo Leonardo Villar
Fundos · 1923 - 2008

O arquivo Leonardo Villar é composto por fotografias, certificados, troféus e medalhas, programas de peças teatrais, além de recortes de jornais e revistas, além de algumas entrevistas realizadas com o ator. Os documentos estão divididos em três séries: teatro, cinema e televisão; subdivididos em ordem cronológica, acompanhando a carreira artística do ator.

Leonardo Villar
Fundo Henrique Oscar
BR RJFUNARTE FHO · Fundos · 1887-2003

Acervo composto por documentos pessoais

Henrique Oscar
Fundo Henrique Oscar
Fundos · 1887 - 2003

Pequeno arquivo pessoal do crítico teatral Henrique Oscar, composto por documentos, em sua maior parte, de ordem pessoal, tais como: correspondência, registros de batismo, contratos de compra e venda de imóvel, certidão de nascimento etc. Há apenas alguns registros relativos à sua produção intelectual.

Henrique Oscar
Fundo Fernando Peixoto
BR RJFUNARTE FP · Fundos · 1929-2002

O arquivo de Fernando Peixoto, pesquisador, diretor teatral, jornalista, autor, ensaísta, iluminador, tradutor e crítico se encontra em estágio inicial de organização, não sendo possível precisar a extensão de sua documentação textual, pois muitos documentos ainda se encontram acondicionados em caixas. Por essa razão a medição desse arquivo não distinguiu os gêneros documentais que o compõem, que incluem desde fotografias, livros e até manuscritos. Sua documentação está vinculada aoTeatro Oficina (até 1968) e ao Teatro de Arena (década de 1970), ambos de São Paulo.

O Acervo Fernando Peixoto aborda sua atuação como autor; ensaísta de textos teórico ligados, principalmente, às concepções do Teatro Brechtiano; professor de direção teatral no curso de teatro da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (1973-1975); dirigente de coleções nas editoras Paz e Terra e Hucitec; militante político ligado ao comitê central do Partido Comunista Brasileiro e artista engajado na luta contra a ditadura militar (1964-1989) .

Fernando Peixoto
Fundo Roberto Pereira
Fundos · 193[?] - 2002

A maior parte deste arquivo é formada por 1.957 registros referentes a três importantes bailarinas para a história da dança no Brasil: Eros Volúsia, Juliana Yanakiewa e Tatiana Leskova. Deste modo, optou-se por criar três seções tendo como assunto estas bailarinas. Entretanto, a peculiaridade deste arquivo é que ele é, em grande parte, formado por fotocópias de documentos de diversas espécies e tipologias: recortes de jornais e revistas, programas, cartas e transcrição de depoimentos. Apenas, os documentos relativos à Juliana Yanakiewa são, predominantemente, originais. Para os registros que não se referem necessariamente a nenhuma destas três artistas, foi criada a seção denominada “Geral”. Entretanto, o material audiovisual, locado nesta seção, tem que ser revisto e contextualizado em relação as demais seções, pois, é necessário que se verifique se o título dado à cada um deles correspondem de fato ao seu conteúdo. A ordenação impressa, neste momento, ao arquivo é apenas uma sugestão, a título de diagnóstico do material. Pois, para que se determine uma organização definitiva para este conjunto, é necessária, antes, a realização de uma pesquisa mais pormenorizada a respeito de sua procedência.

Roberto Pereira
Fundo Edgard da Rocha Miranda
Fundos · 1935 - 2000

O arquivo Edgard da Rocha Miranda é composto por originais e cópias de peças teatrais, algumas delas publicadas; programas de espetáculos teatrais; originais e cópias de textos literários e de poesias (incluindo a publicação de uma antologia de poesia e de quatro romances); roteiros para cinema e para casos especiais de televisão; além de artigos de jornais que tratam de Edgard da Rocha Miranda e/ou de sua obra.

Edgard da Rocha Miranda
Fundo Dante Viggiani
Fundos · 1926 - 2000

Este arquivo é composto primordialmente por documentos acumulados em decorrência das atividades de Nicolino e Dante Viggiani como empresários artísticos. Predominam no acervo documentos de Dante Viggiani, com ênfase em suas produções nas décadas de 1960 e 1970. No entanto, a farta coleção de programas e de recortes de jornal (organizados principalmente em clippings) nos permite tecer um panorama das produções artísticas, principalmente as internacionais, no país, ao longo do século XX. Também há a presença de um conjunto de documentos produzidos pela própria doadora, Heloísa de V. Viggiani, com o intuito de publicar um livro sobre as atividades do marido. Embora não consista em uma documentação sistematizada, lhe destinamos uma série.
O arquivo foi organizado de acordo com a entidade produtora da documentação: Empresa N. Viggianni e Empresa Viggiani, segundo as informações/indícios contidos na própria documentação. Os documentos que não se enquadravam nessas duas séries principais foram classificados e destinados às séries “Pessoal” e “Heloísa Viggiani”. Completa o arranjo a série “Geral”.

Dante Viggiani
Fundo Paulo Porto
Fundos · 1938 - 1997

Arquivo pessoal do ator e diretor Paulo Porto, que atuou em quase todos os âmbitos da produção artística e cultural no Brasil a partir do final dos anos 1930: teatro, rádio, cinema e televisão. Seu arquivo tem uma natureza especial, em comparação com os demais arquivos privados da casa; é um conjunto notadamente fotográfico. Mais de 70% de sua massa documental é formada por fotografias, registros da atuação do artista. O conjunto começou a ser inventariado em junho de 2000. Por esta relação, foi possível perceber que fitas de vídeo, pôsteres, cartazes e dossiês que compunham originalmente o arquivo foram encaminhados a outros setores da casa, como o audiovisual. Nota-se também que parte dessa documentação havia recebido uma organização. Entretanto, tal organização não refletia, de um modo geral, o ordenamento físico dos documentos. Por isto, optou-se por elaborar outra listagem que refletisse, de forma mais clara, o conteúdo deste conjunto.

Paulo Porto
Fundo Jackson de Souza
Fundos · 1971 - 1996

O arquivo reflete a estreita relação de Jackson de Souza com o cinema, a televisão e o teatro, e grande parte da documentação reunida relaciona-se à sua atuação como ator, diretor e roteirista. Além da documentação referente ao pai, Modesto de Souza, e à
esposa, Nair Teixeira, também integra o arquivo um dossiê sobre a atuação da Companhia Ana Vitória e Jackson de Souza, principalmente no que concerne à produção do espetáculo Forrobodó, que teve direção de Jackson de Souza.

Jackson de Souza
Fundo Luis Carlos Mendes Ripper - 02
Fundos · 1950 - 1996

Arquivo pessoal do cenógrafo e educador Luis Carlos Mendes Ripper, composto por croquis e anotações de cenografia, iluminação e direção cênica; estudos teóricos e metodológicos sobre interpretação, direção cênica, cenografia para artes cênicas e cinema; roteiros cinematográficos; projetos educacionais de criação e reformulação de escolas de arte; projetos de centros culturais voltados para a memória técnica e artística, formação profissionais e apoio à produção cenográfica; correspondência; entre outros registros que documentam a trajetória profissional do titular nos campos das artes, da arquitetura cênica e da educação para as artes.

A organização do acervo — realizada entre 2008 e 2009 por Heloisa Lyra Bulcão durante sua pesquisa de doutorado sobre o artista, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Unirio — buscou respeitar a ordem dada originalmente pelo titular ao seu arquivo, havendo, devido a parte dos documentos estar desordenada e não identificada, a necessidade de se criar novos agrupamentos e denominações a partir de pesquisa, entrevistas e estudo dos conteúdos dos documentos, bem como da experiência de trabalho da pesquisadora com o titular nos anos 1980. O projeto de identificação e organização do arquivo de Luiz Carlos Mendes Ripper contou com recursos do Edital de Apoio às Artes no Estado do Rio de Janeiro, da Faperj e teve a coordenação institucional de Lidia Kosovski, orientadora do doutorado. Na ocasião, foram criadas as seguintes categorias de grupos de documentos: “1. Um criador da cena teatral”; “2. Um educador em artes”; “3. Um homem de cinema”; “4. Um sonhador: projetos de centros culturais” e “5. Vida pessoal”.

A transferência desse conjunto da Escola das Artes Técnicas Luiz Carlos Ripper para a custódia da Funarte ocorreu em 2013, por iniciativa de Heloisa Lyra Bulcão, com o apoio do irmão e herdeiro do titular.

Luiz Carlos Mendes Ripper