Mostrando 45673 resultados

Descrição arquivística
36305 resultados com objetos digitais Exibir resultados com objetos digitais
Fundo Candido Nazareth
Fundos · [188-] - 1940

Álbuns do ator Candido Nazareth (1865-?), composto por documentos pessoais, impressos, recortes de jornais, contratos, tabela de serviço, cartas, fotos etc. Candido Nazareth atuou em diversas companhias de teatro no Brasil entre o final do século XIX e a primeira metade do XX, como Companhia Lucília Peres, Companhia Silva Pinto (Empreza Juca de Carvalho), Companhia Dramática Nacional e Teatro Escola (de Renato Vianna), entre outras. Seu álbum, além de conter registros importantes do cenário teatral da época, apresenta, ainda que poucos, documentos valiosos acerca da Casa dos Artistas, onde Candido Nazareth desenvolveu as funções de secretário e presidente durante a década de 1930. Outra entidade de classe que aparece representada no álbum de Candido Nazareth é a SBAT. Há ainda documentos referentes à ABI no álbum do ator, assim como recortes de jornais acerca do SNT.

Candido Nazareth
Sem título
BR RJFUNARTE 0001 · Item · 193[?]-194[?]
Parte de Fundo Antoni Di Monti

Assuntos variados: Sarah Bernhardt; Pirandello;Leopoldo Fróes; Vieux Colombier e Théâtre Louis Jouvet na América do Sul; Teatro na Argentina; Dulcina de Moraes e Artistas Unidos.

Fundo Roberto Pereira
Fundos · 193[?] - 2002

A maior parte deste arquivo é formada por 1.957 registros referentes a três importantes bailarinas para a história da dança no Brasil: Eros Volúsia, Juliana Yanakiewa e Tatiana Leskova. Deste modo, optou-se por criar três seções tendo como assunto estas bailarinas. Entretanto, a peculiaridade deste arquivo é que ele é, em grande parte, formado por fotocópias de documentos de diversas espécies e tipologias: recortes de jornais e revistas, programas, cartas e transcrição de depoimentos. Apenas, os documentos relativos à Juliana Yanakiewa são, predominantemente, originais. Para os registros que não se referem necessariamente a nenhuma destas três artistas, foi criada a seção denominada “Geral”. Entretanto, o material audiovisual, locado nesta seção, tem que ser revisto e contextualizado em relação as demais seções, pois, é necessário que se verifique se o título dado à cada um deles correspondem de fato ao seu conteúdo. A ordenação impressa, neste momento, ao arquivo é apenas uma sugestão, a título de diagnóstico do material. Pois, para que se determine uma organização definitiva para este conjunto, é necessária, antes, a realização de uma pesquisa mais pormenorizada a respeito de sua procedência.

Roberto Pereira