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Descrição arquivística
Fundo Fregolente
Arquivo · 1938 - 1980

Arquivo do ator e músico Ambrósio Fregolente, conhecido também como Ambrósio Neto. Formou-se como ator na Escola Martins Pena, e atuou em importantes conjuntos teatrais do teatro brasileiro, no século XX, como o Teatro do Estudante do Brasil, a Companhia Dulcina e Odilon, a Companhia Dramática Brasileira, o Teatro Brasileiro de Comédia e o Teatro dos Sete. Destacou-se também no cinema e participou como pintor de algumas exposições de artes plásticas. Além da carreira artística, Fregolente formou-se em Medicina e fez especializações e cursos em Psiquiatria.

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Fundo Ítalo Rossi
BR RJFUNARTE IR · Arquivo · 1904-1987

Arquivo pessoal composto de documentos referentes à trajetória artística do ator e diretor Ítalo Rossi. Apesar de haver registros acerca de sua carreira no rádio e na televisão, a grande maioria dos documentos é relativa à sua atuação no teatro, que teve início no Grupo de Teatro Amador de São Paulo, na década de 1950.
Este conjunto documental guarda também importantes registros acerca do Teatro Brasileiro de Comédias e do Teatro dos Sete, companhias nas quais Ítalo Rossi atuou. Há também documentos de tipos variados oriundos dos espetáculos e shows de produções diversas que o artista participou como diretor ou ator. O que mais impressiona neste arquivo são os textos teatrais que Ítalo Rossi guardou e que parecem ter sido utilizados durante o processo de elaboração de espetáculos, como A casa de chá do luar de agosto, o Mambembe, O marido vai à caça e Quatro vezes Beckett.
O arranjo deste arquivo foi elaborado tendo em vista mais o mecanismo de produção dos espetáculos em que Ítalo Rossi participou do que a distinção da função artística exercida pelo artista (ator ou diretor). Também não foram separadas as áreas de atuação de Ítalo Rossi de modo a compor séries distintas, porque os documentos deste arquivo encontraram-se inseridos, exclusivamente, no âmbito do teatro.

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Fundo José Luís Rodrigues Calazans
Arquivo

Arquivo do compositor, violonista e cantor alagoano, com o apelido, no qual era conhecido, Jararaca, que formou uma conhecida dupla musical com Ratinho, com quem protagonizou alguns filmes nos anos 1940/1950. Jararaca também atuou em programas humorísticos na televisão durante a década de 1970. O seu conjunto documental é constituído quase que exclusivamente por fotografias.

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Fundo Jayme Costa
Arquivo

Arquivo pessoal do ator e empresário Jayme Costa (1897-1967), um dos artistas mais famosos e polêmicos do século XX no Brasil. Seu arquivo, apesar de ter dimensões modestas, guarda preciosos registros da carreira de seu titular, e do contexto cultural do país entre os anos de 1920 e 1960. Destacam-se, pelo seu volume, os dossiês compostos pela correspondência de Jayme Costa e aqueles referentes a espetáculos pelos quais o artista ficou bastante consagrado, como Carlota Joaquina e My Fair Lady. Também são interessantes os documentos relativos à atuação política de Jayme Costa em prol do presidente Getúlio Vargas e aqueles que atestam as contendas que o ator travou com a atriz Henriette Morineau e a SBAT. Apesar de ter trabalhado no cinema nacional, há poucos registros da atuação do artista nesse âmbito.
Para a realização de um diagnóstico desse material foram elaborados dossiês que levaram em conta a espécie e o tipo dos documentos, a atividade desenvolvida pelo ator e os âmbitos de sua atuação. Vale ressaltar que há ainda alguns objetos tridimensionais que faziam parte desse arquivo e hoje estão expostos na biblioteca do Cedoc/Funarte. Pelo que se encontra discriminado nas listagens confeccionadas à época da doação, nota-se que uma boa parte desse arquivo foi desmembrada de seu contexto original, como livros, periódicos e fotografias, além dos já mencionados objetos tridimensionais etc.

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Fundo Limachem Cherem
Arquivo · 1958 - ?

Arquivo de pequena dimensão de Sebastião Benedito Cherem, conhecido pelo nome artístico de Limachem Cherem. Autor, diretor, ator, produtor e empresário, fundou o Grupo Tapume, em 1979, com o objetivo de levar o teatro para os operários de obras. Posteriormente, volta as suas atividades para o público infantil, iniciando as atividades do Tapuminho — Clube da Criança. A documentação reunida é composta por material de divulgação e por recortes de jornal dos espetáculos e dos eventos produzidos por Limachem Cherem. Há ainda um conjunto de clippings sobre a atriz Neila Tavares.

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Fundo Reginaldo Saddi
Arquivo · 1971 - 1986

Arquivo formado por vários documentos, sendo a maioria relativa à atuação do ator no teatro.

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Fundo Rodolfo Mayer
Arquivo · 1910 - 1985

Rodolfo Jacob Mayer foi ator e diretor. O seu arquivo pessoal contempla parte de sua trajetória artística, sendo majoritariamente constituído por roteiros de radionovelas, radioteatro e peças teatrais. O arranjo prezou pela conservação das relações do artista com a mídia ou meio artístico do qual os documentos eram oriundos (“Rádio”, “TV”, “Cinema” ou “Teatro”).

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Fundo Sergio Britto
BR RJFUNARTE SB · Arquivo · [194-] - 1987

Arquivo pessoal do ator, produtor e diretor Sergio Britto, composto, em sua maioria, por programas de espetáculos referentes principalmente ao teatro brasileiro. Em menor quantidade, existem também programas de espetáculos de balé, concertos, recitais e peças teatrais apresentados no exterior. Constam também alguns documentos referentes à sua própria trajetória, com ênfase no Teatro dos Sete, Teatro Senac/Sergio Britto Produções e Teatro dos Quatro. Dentre essa documentação, destacamos o programa do espetáculo Rei Lear (1983), com dedicatórias de todo o elenco para o ator. O seu arquivo foi organizado preliminarmente em séries segundo a área de atuação da personalidade: “Teatro”, “Televisão”, e uma série intitulada “Geral”, que abarca documentos diversos. Ressaltamos que esse conjunto documental contém uma significativa quantidade de fotografias sobre a atuação de Sergio Britto no teleteatro, as quais não foram contempladas nessa primeira etapa de organização.

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Fundo Oscarito
Arquivo · ? - 1985

Pequeno arquivo pessoal do ator Oscarito, grande cômico, que atuou de forma bastante contundente no teatro e no cinema brasileiros no século XX. Seu arquivo revela uma pequena parcela da trajetória do ator e as várias homenagens que lhe foram rendidas, em vida e após sua morte. Para uma organização preliminar da parte textual do arquivo, foram estabelecidas duas séries:
“Oscarito” e “Póstumo”, que ocupam quase o mesmo espaço no que tange ao volume total da documentação. Segundo consta na listagem organizada na época da doação, há uma grande quantidade de fotografias e impressos que foram encaminhados a outro setor da instituição no momento de sua entrada.

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Fundo Paulo Afonso Grisolli
Arquivo · ? - 1983

Arquivo pessoal de Paulo Afonso Grisolli, personalidade que se destacou nos âmbitos do teatro e da imprensa a partir da década de 1960. No teatro, dirigiu diversos espetáculos tanto de conjuntos amadores quanto de companhias profissionais, destacando sua atuação no Teatro da Biblioteca Israelita Brasileira Scholem Aleichem (Bibsa), no Teatro de Repertório, e na companhia Eva e seus Artistas. Grisolli também foi dramaturgo. Mas, ao que tudo indica, a sua carreira de escritor não foi tão relevante quanto a de encenador e jornalista. Foi redator- -chefe do Caderno B, do Jornal do Brasil e do periódico Programa em Revista.
Boa parte da documentação encontrada no arquivo parece ter sido gerada e acumulada devido à sua função na imprensa. É interessante notar como o arquivo de Grisolli, além de apresentar registros de sua carreira como diretor e jornalista, também é bastante marcado pelo material que ele parece ter acumulado em decorrência de suas viagens aos Estados Unidos e à Europa, mais especificadamente França, Alemanha e Inglaterra. Vários impressos são registros de importantes espetáculos que estiveram em cartaz nesses países entre 1960 e 1980. Dentro desse domínio, é importante ressaltar a relevância da documentação referente ao estágio que Grisolli realizou na França, com Jean Vilar e Roger Planchon, graças a uma bolsa de estudos obtida como prêmio no I Festival de Teatro Amador da Guanabara, como diretor do Teatro da Bibsa. Outra área de atuação de Grisolli, que também se encontra representada por registros em seu arquivo, é a televisão. Grisolli trabalhou na TV Globo, em séries como Caso Especial e Malu Mulher.
O arranjo do arquivo procurou contemplar, a partir da criação de séries, todas as áreas de atuação de Paulo Afonso Grisolli. Porém, grande parte dessa documentação foi organizada por tipo e/ou espécie de documento, de forma a ser locada na unidade de arquivamento mais abrangente, denominada “Geral”. Isso porque não foi possível estabelecer a razão da presença de muitos registros no arquivo de Grisolli, visto que a interseção entre suas principais áreas de atuação, o teatro e a imprensa, era bastante grande. Como jornalista, trabalhou principalmente com veículos de difusão e divulgação da cultura no Brasil. Logo, optou-se por manter apenas na série reservada ao teatro registros da atuação direta de Grisolli na criação de um produto artístico, seja como dramaturgo, produtor ou diretor. Assim também se procedeu em relação à série “Imprensa”. Essa série é, inclusive, quase toda formada por dossiês de documentos que, juntos, formam material para a composição de matérias que supostamente seriam, ou foram, publicadas no Caderno B e no Programa em Revista.
Grande parte das fotografias também foi mantida na série “Geral”, pois é necessária ainda a realização de pesquisas para um melhor tratamento desse material. Parte dos documentos, relacionados nas listagens que foram confeccionadas quando da doação do arquivo, foi encaminhada a outros setores do extinto Inacen, como a biblioteca, o setor audiovisual e o setor fotográfico.

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