Fundos - Fundo Paulo Afonso Grisolli

Área de identificação

Código de referência

Título

Fundo Paulo Afonso Grisolli

Data(s)

  • ? - 1983 (Acumulação)

Nível de descrição

Fundos

Dimensão e suporte

1,70 m

Área de contextualização

Nome do produtor

História do arquivo

[1930?];1946-1983.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doação de Paulo Afonso Grisolli em diferentes momentos: 23/9/1983, 8/10/1984, 17/10/1984 e 23/7/1987.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Arquivo pessoal de Paulo Afonso Grisolli, personalidade que se destacou nos âmbitos do teatro e da imprensa a partir da década de 1960. No teatro, dirigiu diversos espetáculos tanto de conjuntos amadores quanto de companhias profissionais, destacando sua atuação no Teatro da Biblioteca Israelita Brasileira Scholem Aleichem (Bibsa), no Teatro de Repertório, e na companhia Eva e seus Artistas. Grisolli também foi dramaturgo. Mas, ao que tudo indica, a sua carreira de escritor não foi tão relevante quanto a de encenador e jornalista. Foi redator- -chefe do Caderno B, do Jornal do Brasil e do periódico Programa em Revista.
Boa parte da documentação encontrada no arquivo parece ter sido gerada e acumulada devido à sua função na imprensa. É interessante notar como o arquivo de Grisolli, além de apresentar registros de sua carreira como diretor e jornalista, também é bastante marcado pelo material que ele parece ter acumulado em decorrência de suas viagens aos Estados Unidos e à Europa, mais especificadamente França, Alemanha e Inglaterra. Vários impressos são registros de importantes espetáculos que estiveram em cartaz nesses países entre 1960 e 1980. Dentro desse domínio, é importante ressaltar a relevância da documentação referente ao estágio que Grisolli realizou na França, com Jean Vilar e Roger Planchon, graças a uma bolsa de estudos obtida como prêmio no I Festival de Teatro Amador da Guanabara, como diretor do Teatro da Bibsa. Outra área de atuação de Grisolli, que também se encontra representada por registros em seu arquivo, é a televisão. Grisolli trabalhou na TV Globo, em séries como Caso Especial e Malu Mulher.
O arranjo do arquivo procurou contemplar, a partir da criação de séries, todas as áreas de atuação de Paulo Afonso Grisolli. Porém, grande parte dessa documentação foi organizada por tipo e/ou espécie de documento, de forma a ser locada na unidade de arquivamento mais abrangente, denominada “Geral”. Isso porque não foi possível estabelecer a razão da presença de muitos registros no arquivo de Grisolli, visto que a interseção entre suas principais áreas de atuação, o teatro e a imprensa, era bastante grande. Como jornalista, trabalhou principalmente com veículos de difusão e divulgação da cultura no Brasil. Logo, optou-se por manter apenas na série reservada ao teatro registros da atuação direta de Grisolli na criação de um produto artístico, seja como dramaturgo, produtor ou diretor. Assim também se procedeu em relação à série “Imprensa”. Essa série é, inclusive, quase toda formada por dossiês de documentos que, juntos, formam material para a composição de matérias que supostamente seriam, ou foram, publicadas no Caderno B e no Programa em Revista.
Grande parte das fotografias também foi mantida na série “Geral”, pois é necessária ainda a realização de pesquisas para um melhor tratamento desse material. Parte dos documentos, relacionados nas listagens que foram confeccionadas quando da doação do arquivo, foi encaminhada a outros setores do extinto Inacen, como a biblioteca, o setor audiovisual e o setor fotográfico.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Parcialmente organizado.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • português do Brasil
  • inglês
  • francês
  • alemão
  • polonês

Script do material

    Notas ao idioma e script

    Características físicas e requisitos técnicos

    Instrumentos de descrição

    Arranjo e inventário.

    Área de materiais associados

    Existência e localização de originais

    Existência e localização de cópias

    Unidades de descrição relacionadas

    Descrições relacionadas

    Área de notas

    Nota

    Primeiro registro de descrição baseado na publicação: Arquivos e coleções privados Cedoc/Funarte: guia geral/Rio de Janeiro: Funarte, 2016. 248 p.: il., color.; 23cm ISBN 978-85-7507-177-9.

    Identificador(es) alternativos

    Pontos de acesso

    Pontos de acesso de assunto

    Pontos de acesso local

    Ponto de acesso nome

    Pontos de acesso de gênero

    Área de controle da descrição

    Identificador da descrição

    Identificador da entidade custodiadora

    Regras ou convenções utilizadas

    Estado atual

    Final

    Nível de detalhamento

    Completo

    Datas de criação, revisão, eliminação

    Idioma(s)

      Sistema(s) de escrita(s)

        Fontes

        Nota do arquivista

        Documentalistas responsáveis: Fabiana Fontana e Gabriel Garcia.
        Descrição no AtoM realizada pelo Arquivista Daniel Flores (2020).

        Área de ingresso