Fonds RC - Fundo Roberto de Cleto

Identity area

Reference code

BR RJFUNARTE RC

Title

Fundo Roberto de Cleto

Date(s)

  • [195-]-1977 (Creation)

Level of description

Fonds

Extent and medium

0,08 m.

Context area

Name of creator

(18/08/1931-25/01/1998)

Biographical history

Roberto de Cleto foi um dos fundadores do Teatro da Praça, inaugurado em 15/05/1958, durante o governo Carlos Lacerda, com a peça infantil "O Bobo Bobão", de Lígia Nunes, com direção de Fábio Sabag. O elenco era formado por Cláudio Corrêa e Castro, Roberto Ribeiro e alguns convidados. O teatro nasceu a partir da cessão do auditório do Centro de Recreação e Cultura da Escola Municipal Dom Aquino Correa a um grupo de atores oriundo do "Tablado", com o nome "Teatro da Praça". Em junho de 1958, o espetáculo "O Chapéu de Palha de Itália", de Euggene Labiche, direção de Geraldo Queiroz, cenários de Bela Paes Leme, com elenco de 48 atores, incluindo os artistas do grupo fundador do espaço, marcou a estreia da programação para adultos. Riva Nimitz, Isolda Cresta, Kalma Murtinho, Cláudio Corrêa e Castro, Fábio Sabag, Roberto Ribeiro e Átila Iório formaram este elenco. O grupo Teatro da Praça se desfez em 1961, deixando o teatro com programações esporádicas apresentadas por outros grupos com espetáculos infantis. Foi professor de teatro de atores como Jandira Martini, Marcos Caruso e Eliezer Motta. Sua estreia na televisão se deu quando participou do programa infantil Teatrinho Trol exibido pela Rede Tupi de 1956 a 1966. O ator era o Príncipe, ao lado da atriz Norma Blum que fazia uma das princesas. As outras princesas eram interpretadas por Carmen Monegal, Íris Bruzzi e Neide Aparecida. Em 1967, Roberto de Cleto fez o papel título da novela infantil O Jardineiro Espanhol, exibida pela Rede Tupi, com direção de Fábio Sabag e de Antonio Abujamra e adaptação de Tatiana Belinky. Roberto de Cleto também foi colunista do jornal A Última Hora e em parceria com Oscar Felipe, comandou da peça "E Deus Criou a Varoa".

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

Doação de Roberto de Cleto em 30/8/1979.

Content and structure area

Scope and content

O arquivo é um pequeno conjunto de documentos acerca das atividades de Roberto de Cleto no teatro e na televisão como ator, diretor, tradutor e professor.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Parcialmente organizado.

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Sem restrição de acesso ao conteúdo.
O acesso aos documentos originais depende das condições de preservação, dando-se preferência aos representantes digitais.

Conditions governing reproduction

Para compreender as regras de uso das imagens, acesse as informações em: https://www.funarte.gov.br/uso-de-imagem-acervo-cedoc/

Language of material

  • Brazilian Portuguese

Script of material

    Language and script notes

    Physical characteristics and technical requirements

    Finding aids

    Relação sumária dos documentos.

    Generated finding aid

    Allied materials area

    Existence and location of originals

    Existence and location of copies

    Related units of description

    Related descriptions

    Notes area

    Note

    Primeiro registro de descrição baseado na publicação: Arquivos e coleções privados Cedoc/Funarte: guia geral/Rio de Janeiro: Funarte, 2016. 248 p.: il., color.; 23cm ISBN 978-85-7507-177-9.

    Alternative identifier(s)

    Access points

    Subject access points

    Place access points

    Name access points

    Genre access points

    Description control area

    Description identifier

    Institution identifier

    Rules and/or conventions used

    Status

    Final

    Level of detail

    Full

    Dates of creation revision deletion

    Language(s)

      Script(s)

        Sources

        Archivist's note

        Documentalistas responsáveis: Fabiana Fontana.
        Descrição realizada pelo Projeto Acesso e difusão no Centro de Documentação e Pesquisa da Fundação Nacional de Artes (CEDOC/Funarte): promovendo a patrimonialização dos acervos privados e de uma plataforma digital em software livre como lugar de memória a partir do AtoM (2022-2023).

        Accession area