Fundos PCM - Fundo Paschoal Carlos Magno

Área de identificação

Código de referência

BR RJFUNARTE PCM

Título

Fundo Paschoal Carlos Magno

Data(s)

  • 1895 - 1986 (Produção)

Nível de descrição

Fundos

Dimensão e suporte

9,20 m.

Área de contextualização

Nome do produtor

(13/01/1906-24/05/1980)

Biografia

Paschoal Carlos Magno (1906-1980), foi quem esteve à frente de diversas campanhas e empreendimentos de grande relevância para a história das artes cênicas em nosso país, tendo criado: o Teatro do Estudante do Brasil, o Teatro Duse, os Encontros de Escolas de Dança do Brasil, as Caravanas e a Barca da Cultura, a Aldeia de Arcozelo, entre vários outros. Foi também ele uma das personalidades que mais se dedicaram à causa estudantil em sua época, tendo sido um dos fundadores da Casa do Estudante do Brasil, criada em 1929. Paschoal Carlos Magno atuou ainda como vereador no Distrito Federal (1951-1955), oficial de gabinete do presidente Juscelino Kubitscheck (1956-1961) e secretário-geral do Conselho Nacional de Cultura (1962- 1964). Diplomata de carreira, serviu em diferentes embaixadas e consulados do Brasil locados na Inglaterra, na Grécia e na Itália. Paschoal Carlos Magno se destacou ainda no âmbito da crítica teatral, com sua coluna no Correio da Manhã. Como escritor, vale destacar seu romance Sol sobre as palmeiras e sua Amanhã será diferente. É considerado um dos renovadores do teatro brasileiro, sendo responsável, por exemplo, pela criação no país da função de diretor teatral.

História do arquivo

Anteriormente, e desde a morte de seu titular, o arquivo Paschoal Carlos Magno estava armazenado na Fazenda de Arcozelo. Seu primeiro tratamento se deu, porém, apenas em 2005, dentro do projeto Brasil — Memória das Artes.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Esse conjunto foi levado para o Cedoc/Funarte em 2000 por Martinho de Carvalho.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Este arquivo retrata a trajetória de um dos intelectuais mais importantes para o desenvolvimento da cultura brasileira no século XX.
Seu arquivo, bastante diversificado em termos de espécies e tipos documentais — sendo predominantemente formado por cartas, recortes de jornais e material de divulgação de espetáculos.
O arquivo Paschoal Carlos Magno é parte, porém, de um conjunto mais amplo, que conta com uma pequena biblioteca formada por mais de 2 mil volumes. Foram ainda trabalhados como itens bibliográficos, na organização deste conjunto — e, portanto, de forma dissociada da grande massa documental que constitui o arquivo do titular deste acervo —, fotografias, folhetos e peças teatrais acumuladas por Paschoal Carlos Magno.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Está organizado em nove séries, que representam, basicamente as áreas de atuação do seu titular. São elas: “ 1. Geral”; “2. Escritor”; “3. Estudante Perpétuo”; “4. Homem de Teatro”; “5. Diplomata”; “6. Homem de Cultura”; “7. Político; “8. Pessoal” e “9. Família”. Quanto a esta última série, cumpre esclarecer que ela traz documentos ligados a vários familiares de Paschoal Carlos Magno, alguns dos quais participaram ativamente de suas empreitadas.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Sem restrição de acesso ao conteúdo.
O acesso aos documentos originais depende das condições de preservação, dando-se preferência aos representantes digitais.

Condiçoes de reprodução

Para compreender as regras de uso das imagens, acesse as informações em: https://www.funarte.gov.br/uso-de-imagem-acervo-cedoc/

Idioma do material

  • alemão
  • espanhol
  • francês
  • grego
  • inglês
  • italiano
  • português

Script do material

    Notas ao idioma e script

    Características físicas e requisitos técnicos

    Instrumentos de descrição

    Arranjo e inventário.

    Área de materiais associados

    Existência e localização de originais

    Existência e localização de cópias

    Unidades de descrição relacionadas

    Descrições relacionadas

    Área de notas

    Nota

    Primeiro registro de descrição baseado na publicação: Arquivos e coleções privados Cedoc/Funarte: guia geral/Rio de Janeiro: Funarte, 2016. 248 p.: il., color.; 23cm ISBN 978-85-7507-177-9.

    Identificador(es) alternativos

    Pontos de acesso

    Pontos de acesso de assunto

    Pontos de acesso local

    Ponto de acesso nome

    Pontos de acesso de gênero

    Área de controle da descrição

    Identificador da descrição

    Identificador da entidade custodiadora

    Regras ou convenções utilizadas

    Estado atual

    Final

    Nível de detalhamento

    Completo

    Datas de criação, revisão, eliminação

    Idioma(s)

      Sistema(s) de escrita(s)

        Fontes

        Nota do arquivista

        Documentalistas responsáveis: Martinho de Carvalho, Vera Medina, Fabiana Fontana e Caroline Cantanhede.
        Descrição realizada pelo Projeto Acesso e difusão no Centro de Documentação e Pesquisa da Fundação Nacional de Artes (CEDOC/Funarte): promovendo a patrimonialização dos acervos privados e de uma plataforma digital em software livre como lugar de memória a partir do AtoM (2022-2023).

        Área de ingresso