Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- [1950-1986] (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
0,35 m.
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Intérprete da geração do teatro de resistência, tendo fundado sua própria companhia nos anos 1970, produzindo espetáculos como Um grito parado no ar, Ponto de partida e Murro em Ponta de Faca. Fundou também, em 1960, a Companhia Teatro dos Novos, empenhando-se na construção do Teatro Vila Velha, ocasião em que conheceu Martha Overbeck, com quem se casou.
Atuou em peças como: Terra queimada, Lampião, A noiva do véu negro, Phaedra, As três irmãs, Um bonde chamado desejo, Auto da compadecida, Galileu Galilei, e Na selva das cidades.
Atuou também em teleteatros na TV Tupi, ao lado de Sergio Britto.
Exerceu a função de diretor, na Bahia, na Escola de Teatro, iniciativa do reitor Edgar Santos e comandada por Martim Gonçalves. Nomes como Lina Bo Bardi, Hans Joachim Koellreutter, Walter Smetak, Pierre Verger e Yanka Rudzka somam-se para dar um choque intelectual e de modernidade à vida cultural baiana.
No cinema, atuou em Sol Sobre a Lama, O Pagador de Promessas, Deus e o Diabo na Terra do Sol, O dragão da maldade contra o santo guerreiro, Os deuses e os mortos.
A partir de 1970 criou, com Martha Overbeck, a Othon Bastos Produções Artísticas, grupo que ao longo dos anos 1970 se empenhou em aguerrida defesa da liberdade de expressão, levando um repertório de resistência: Castro Alves Pede Passagem, Um grito parado no ar, Caminho de Volta, Murro em Ponta de Faca, Calabar, Dueto para um Só.
Participou de filmes como: São Bernardo, O predileto, Fogo morto, Chico rei, O que é isso, companheiro? A grande noitada, Mauá: o imperador e o rei, Central do Brasil, A 3ª morte de Joaquim Bolívar, Villa-Lobos: uma vida de paixão, Condenado à liberdade e Bicho de 7 cabeças.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Arquivo privado do ator Othon Bastos, no qual constam registros de sua trajetória artística desde a sua estreia no Teatro Duse, de Paschoal Carlos Magno, em 1952. A maior parte da parcela textual deste conjunto é formada por recortes de jornais. De pequena
dimensão, este conjunto documental foi organizado tendo em vistas as duas áreas de atuação do titular representadas pelos registros que compõem o seu arquivo: o teatro e o cinema. Destaca-se ainda a subsérie composta de documentos procedentes da empresa que o ator, junto a sua esposa Marta Overbeck, criou com o propósito de ter mais autonomia no processo de escolha e produção de um espetáculo: a Othon Bastos Produções Artísticas Ltda. Porém, apesar desta doação estar praticamente organizada e pronta para consulta, o que se chama aqui de Arquivo Othon Bastos é apenas a parte textual de um conjunto documental que conta ainda com um imenso acervo fotográfico de mais de mil documentos.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Parcialmente organizado.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Sem restrição de acesso ao conteúdo.
O acesso aos documentos originais depende das condições de preservação, dando-se preferência aos representantes digitais.
Condiçoes de reprodução
Para compreender as regras de uso das imagens, acesse as informações em: https://www.funarte.gov.br/uso-de-imagem-acervo-cedoc/
Idioma do material
- inglês
- português
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Arranjo e inventário.
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
Primeiro registro de descrição baseado na publicação: Arquivos e coleções privados Cedoc/Funarte: guia geral/Rio de Janeiro: Funarte, 2016. 248 p.: il., color.; 23cm ISBN 978-85-7507-177-9.
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Documentalistas responsáveis: Fabiana Fontana.
Descrição realizada pelo Projeto Acesso e difusão no Centro de Documentação e Pesquisa da Fundação Nacional de Artes (CEDOC/Funarte): promovendo a patrimonialização dos acervos privados e de uma plataforma digital em software livre como lugar de memória a partir do AtoM (2022-2023).