Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- ? - 1980 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
3,52 m.
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Não foi possível encontrar nenhum documento oficial que tratasse da entrada deste arquivo para a sua instituição de guarda. A única informação relativa a este processo é uma anotação que revela que o Arquivo Bandeira Duarte foi doado por Gerci Camargo em 10/1/1985. Referente a esta, há nesse arquivo um pequeno dossiê de documentos que aparentam provir de Gerci, filha do pintor Iberê Camargo, que teve uma filha que apresenta o sobrenome de Bandeira Duarte. Porém pouco se pôde investigar quanto a estes graus de parentesco devido à ausência de fontes.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O arquivo Bandeira Duarte é um conjunto documental de natureza privada, composto por registros importantes para a história do teatro brasileiro devido à vasta atuação de seu titular no setor, em diversas frentes. Bandeira Duarte foi crítico teatral nos jornais O Globo e Diário da Noite, trabalhou e dirigiu importantes instituições de classe — como a Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT) e a Associação Brasileira de Críticos Teatrais (ABCT) —, além de ter colaborado e comandado setores e órgãos governamentais responsáveis pelo amparo e desenvolvimento do teatro no século XX: o Serviço Nacional de Teatro (SNT) e sua escola, o Conservatório Nacional de Teatro (CNT).
Em meio ao seu arquivo, há traduções de autoria de Bandeira Duarte de peças teatrais estrangeiras, e mais inúmeros textos sobre o teatro e a antiguidade. Neste tocante, vale ressaltar que Bandeira Duarte sempre foi responsável pelas cadeiras de historiografia nos cursos e escolas de teatro nos quais trabalhou, além de ter sido um dos primeiros a escrever uma obra nacional a respeito do teatro ao longo dos tempos: História geral do teatro, editada em cinco volumes, no início da década de 1950.
Porém, o teatro não foi o único campo de atuação de Bandeira Duarte. Como funcionário do Instituto Nacional de Cinema Educativo, seu arquivo apresenta ainda documentos referentes ao seu interesse pela utilização dessa linguagem artística como ferramenta de ensino nas escolas. Ainda assim, é à frente das instituições de classe teatral e na imprensa que Bandeira Duarte atuou por mais tempo, e de forma extremamente contundente, no sentido de discutir os problemas e as medidas necessárias para o desenvolvimento do teatro nacional.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Parcialmente organizado.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
- espanhol
- francês
- inglês
- italiano
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Inventário.
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
Primeiro registro de descrição baseado na publicação: Arquivos e coleções privados Cedoc/Funarte: guia geral/Rio de Janeiro: Funarte, 2016. 248 p.: il., color.; 23cm ISBN 978-85-7507-177-9.
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Documentalistas responsáveis: Fabiana Fontana..
Descrição realizada pelo Projeto Acesso e difusão no Centro de Documentação e Pesquisa da Fundação Nacional de Artes (CEDOC/Funarte): promovendo a patrimonialização dos acervos privados e de uma plataforma digital em software livre como lugar de memória a partir do AtoM.