Dossiê D.87 - Eu Quero É Me Badalar: Revista em 2 Atos e 22 Quadros

Área de identificação

Código de referência

BR RJFUNARTE WP.1.3.1.D.87

Título

Eu Quero É Me Badalar: Revista em 2 Atos e 22 Quadros

Data(s)

  • [Rio de Janeiro], 1954-1955 (Produção)

Nível de descrição

Dossiê

Dimensão e suporte

13 desenhos em diversas técnicas; vários tamanhos.
2 documentos textuais com [1319] páginas
79 fotografias em p&b; entre 12,5 x 10 cm e 25 x 36 cm.

Área de contextualização

Nome do produtor

(17/01/1913-21/04/1994)

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Dossiê de fotografias e impressos

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

    Script do material

      Notas ao idioma e script

      Características físicas e requisitos técnicos

      Instrumentos de descrição

      Instrumento de pesquisa gerado

      Área de materiais associados

      Existência e localização de originais

      Existência e localização de cópias

      Contém quatro duplicatas.

      Unidades de descrição relacionadas

      Descrições relacionadas

      Área de notas

      Nota

      Documentação com quatro cópias. Cópia 1, com [69] f. datilografadas. Informações na f. de rosto: "A peça [...] foi por mim censurada [...]. Em 25 de Nov. de 1954 [...]" (carimbo/ms); "Departamento Federal de Segurança Pública. M.J.N.I. Serviço de Censura de Diversões Públicas. Data. 26-11-954 [...]" (carimbo/ms); "Serviço de Censura de Diversões Publicas. D.F.S.P." (carimbo, também presente em todas as folhas do texto); "Teatro Recreio. Cia. Walter Pinto. 1954". (datilograf.). Texto com alguns trechos censurados e rasurados. Cópia 2, com [79] f. datilografadas. Informações na f. de rosto: "Secretaria de Segurança Publica. São Paulo. Divisão de Diversões Publicas" (carimbo rubricado, também em todas das folhas do texto); "Ao Censor [...] SP. 28 i.e. 18/2/55 [...]" (carimbo/ms.); "Direção de: Manoel Vieira" (datilograf.); "Teatro Recreio. Rio de Janeiro. 28-11-54. 17-2-55" (datilograf.). No verso da f. de rosto: "Secretaria da Segurança Publica. Departamento de Investigações. Divisão de Diversões Publicas. A peça [...] foi por nos censurada, podendo ser representada [...]. S. Paulo, 25 de fevereiro de 1955 [...]" (carimbo/ms.). Em f. 2-3 consta relação de atores e personagens. Cópia 3, com [79] f. datilografadas. Cópia 4: em dois volumes (1º e 2º atos) com diversas versões dos quadros. Texto com anotações manuscritas, rasuras, correções e emendas.

      Nota

      Contém certificado da censura do Rio de Janeiro, datado de 26/11/1954; certificado da censura de São Paulo, datado de 26 de fevereiro de 1955; recortes do "Jornal dos Sports, Rio de Janeiro, 2 dez. 54, "Diário de Notícias", Rio de Janeiro, 3 fev. 1955; cinco exemplares do folder, oito exemplares de programa e um exemplar de programa com as letras dos quadros musicais da temporada no Teatro Recreio, Rio de Janeiro; três exemplares do programa da temporada no Teatro Santana, São Paulo; e um exemplar da temporada no Teatro Coliseu, Santos. Alguns impressos foram incorporados do Acervo Geral do Cedoc.

      Nota

      Relação de atores arrolados na cópia 2: "Paulo Celestino; Diana Morel; Ernesto; Manoel Vieira, Suzy Montel; Pedro Dias; Nelia Paula, Ivana, Mesquitinha, Natara Ney, Fernando Porto.

      Nota

      43 personagens, 19 femininos, 24 masculinos, 02 atos, 29 quadros, prólogo.

      Nota

      Estrutura da peça a partir do programa da temporada no Teatro Recreio, Rio de Janeiro.

      Nota

      Autores: Luiz Iglesias ; Walter Pinto ; música de Vicente Paiva Lazzoli et alii.

      Nota

      O Arquivo Walter Pinto possui os textos da Censura do espetáculo do Rio de Janeiro e de São Paulo, um terceiro texto, indicando Rio de Janeiro, sem carimbo ou marcas de uitlização, um conjunto de cópias de quadros encenados, como estudos para novas redações, os programas dos espetáculos do Rio de Janeiro, São Paulo e Santos e lista do repertório anotada no verso da capa protetora das "Músicas de quadros da revista Eu quero é me badalar". Foram incorporados, do Acervo Geral, os programas do Rio de Janeiro (em três fomatos) e de São Paulo. O cotejamento dos textos e programas mostra diferenças na ordenação dos quadros, assim como inserção e exclusão de alguns deles. Para a organização do repertório musical tomamos por guia o texto que indica Rio de Janeiro, mas não possui carimbo ou marcas de uitlização, levando em consideração os outros textos, a lista das músicas, os programas e as anotações feitas pelos músicos nas partituras.

      Nota

      Orquestração: Walter Schultz Portoalegre ; arranjo de Pachequinho ; arr. G. Mendonça.

      Nota

      Fotógrafos: Luís Mafra, Dácio Cabral.

      Nota

      Identificados a partir de anotações manuscritas no verso das fotografias: Walter Teixeira, Walter Jardim, Fernando Azevedo, Nélia Paula, Irma Alvarez, Maria Teresa, Célia Crespo, Salomé Paraiso, Sheila Blua (Maria Mercedes Blua), Georgnia Prunier, Cecília, Carmen Miranda, Walter Pinto, Mesquitinha, Pedro Dias, Natara Ney, Salomé Parísio, Miriam Saragosa, Zezé Macedo, Aurora Miranda, Senador Alencastro Guimarães (Ministro do Trabalho), Rex Reid, Ofélia Analia, Gloria Nacon, Nievas Beltráu, Aurelia Villar, Henrique Delf, Mariana Sanches, Virginia Torreggiani Pinto, Luiz Iglesias, Nina Verchinina, Jeane Hartley, Yasmine Joly, Bety Beaglehole, Yolanda Müller, Victoria Wilson, Paulo Celestino, Raul Soares, Luiz Marzullo, Íris Bruzzi.

      Nota

      Fotos 40-01; 40-02: informação datilografada em espanhol e colado no verso relatando a visita do senador Napoleão Alencastro Guimarães. Fotos 41-01 e 41-02 informação datilografada em espanhol e colado no verso relatando a visita do político Porfírio da Paz, então vice-governador de São Paulo.Visita de Carmen Miranda: 35; 36, 37, 38, 39.Chegada das vedetes inglesas, francesas e argentinas no Aeroporto do Galeão, 1954: 44, 45, 46, 47, 48, 49, 50, 51, 52, 53, 54, 55, 56, 57, Foto 53: Publicada no Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 5 out. 1954, p. 8. Foto 49: incorporada do acervo geral do CEDOC, arquivo Brício de Abreu; Foto 57: datada de São Paulo, de 11 de abril de 1955, durante a temporada no Teatro Santana (26 de fevereiro a 27 de abril, do mesmo ano). Foto 58: informação datilografada em espanhol e colado no verso relatando a visita ao espetáculo do ex-embaixador do Brasil na Argentina, Senador Batista Luzardo. Foto 59: publicada no Diário de Notícias, 14 dez. 1954, p. 8.

      Nota

      Negativos: 07 a 11; 13; 17-02; 18 a 23; 63. Diapositivo: 02-02. Grande formato: 06-02.

      Nota

      Desenho 01: 51x36,4 cm/ grafite e guache sobre papel; desenho 02: 50,8x36 cm/ guache sobre papel; desenho 03: 37,3x36,4 cm/ guache e grafite sobre papel; desenho 04: 37,4x36,4 cm/ guache e grafite sobre papel; desenho 05: 51x36,5 cm/ guache e nanquim sobre papel; desenho 06: 51x36,5 cm/ guache e grafite sobre papel; desenho 07: 51x36,5 cm/ lápis de cor sobre papel; desenho 08: 36,2x36,3 cm/ guache e grafite sobre papel; desenho 09: 38,2x36,4cm/ guache e grafite (?); desenho 10: 47,9x32,4 cm/ grafite sobre papel; desenho 11: 47,9x32,4 cm/ grafite sobre papel; desenho 12: 50,9x36,3 cm/ grafite sobre papel; desenho 13: 51x36,5 cm/ grafite e guache sobre papel.

      Nota

      13 desenhos; com diferentes técnicas; alguns com inscrições sobre personagens e/ou quadros da revista e outras informações; alguns assinados e datados: Joselito, Rio, 54.

      Identificador(es) alternativos

      Número de chamada

      WP Esp. EP PT/1950_12

      Número de chamada

      WP Esp. EP PM/1950_12

      Número de chamada

      WP Esp. EP/ FOT/1950_12/01-63

      Número de chamada

      WP Esp. EP De/1950_12/1-13

      Pontos de acesso

      Pontos de acesso de assunto

      Pontos de acesso local

      Ponto de acesso nome

      Pontos de acesso de gênero

      Área de controle da descrição

      Identificador da descrição

      Identificador da entidade custodiadora

      Regras ou convenções utilizadas

      Estado atual

      Nível de detalhamento

      Datas de criação, revisão, eliminação

      Idioma(s)

        Sistema(s) de escrita(s)

          Fontes

          Área de ingresso