Coleção - Coleção Roberto Ruiz

Área de identificação

Código de referência

Título

Coleção Roberto Ruiz

Data(s)

  • 1920 - 1978 (Acumulação)

Nível de descrição

Coleção

Dimensão e suporte

4,90 m.

Área de contextualização

Nome do produtor

Biografia

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doação de Roberto Ruiz

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Coleção formada por documentos referentes principalmente ao teatro brasileiro, em que a maior parte dos registros diz respeito ao âmbito do chamado teatro ligeiro (revista e comédias), ocorrido entre os anos 1930 e 1960. Pode-se dizer que este conjunto é formado essencialmente por material oriundo de espetáculos: textos teatrais anotados, partituras e programas. O que chama atenção nesta coleção é a quantidade de textos teatrais que parecem ter sido utilizados nas produções de Jaime Costa e Alda Garrido. Quanto a Jaime Costa, há, ainda, alguma correspondência, principalmente no que tange a uma contenda que Jaime Costa teve com Raimundo Magalhães Jr., em 1949/1950.

Uma importante observação a ser feita sobre esta coleção é referente à sua procedência. Poucos documentos são relativos às atividades do doador, Roberto Ruiz. Ele trabalhou no rádio, na agência de publicidade JWT e no teatro de revista, sobre o qual, inclusive, ele é autor de alguns estudos. Logo, pode ser que a maior parte do material que integra esta coleção seja composto por registros da trajetória artística da atriz Pepa Ruiz (mãe de Roberto), que atuou junto a companhias do teatro profissional, como a de Alda Garrido, Jaime Costa e Procópio Ferreira, entre outras. Pepa Ruiz também administrou empresas teatrais, como a da atriz Eva Todor.

Por isso, torna-se necessária a realização de uma pesquisa mais pormenorizada sobre ambas as personalidades, a fim de que um tratamento adequado seja imposto a este conjunto documental.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

A coleção, de caráter bastante heterogêneo, dado a variedade dos temas, foi organizada tendo em vista a tipologia documental. Apenas alguns documentos foram reunidos de acordo com o artista e/ou a companhia ao qual fazem referência. Estes foram assim arranjados pela evidência do conjunto, dada a quantidade e a diversidade dos registros que compunham tais dossiês. Porém, tal ordenação é apenas um pré-tratamento desta coleção. Parcialmente organizado.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Por motivos de necessidade de tratamento adequado ao conjunto documental não é aconselhável a disponibilização desta coleção para consulta, principalmente no que tange às partituras, por muitos precisarem de restauração.

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • francês
  • inglês
  • italiano
  • português

Script do material

    Notas ao idioma e script

    Características físicas e requisitos técnicos

    Instrumentos de descrição

    Inventário sumário.

    Área de materiais associados

    Existência e localização de originais

    Existência e localização de cópias

    Unidades de descrição relacionadas

    Descrições relacionadas

    Área de notas

    Nota

    Primeiro registro de descrição baseado na publicação: Arquivos e coleções privados Cedoc/Funarte: guia geral/Rio de Janeiro: Funarte, 2016. 248 p.: il., color.; 23cm ISBN 978-85-7507-177-9.

    Identificador(es) alternativos

    Pontos de acesso

    Pontos de acesso de assunto

    Pontos de acesso local

    Ponto de acesso nome

    Pontos de acesso de gênero

    Área de controle da descrição

    Identificador da descrição

    Identificador da entidade custodiadora

    Regras ou convenções utilizadas

    Estado atual

    Final

    Nível de detalhamento

    Completo

    Datas de criação, revisão, eliminação

    Idioma(s)

      Sistema(s) de escrita(s)

        Fontes

        Nota do arquivista

        Documentalistas responsáveis: Fabiana Fontana.
        Descrição no AtoM realizada pelo Arquivista Daniel Flores (2020).

        Área de ingresso