Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1920 - 1978 (Acumulação)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
4,90 m.
Zona do contexto
Nome do produtor
História biográfica
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doação de Roberto Ruiz
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Coleção formada por documentos referentes principalmente ao teatro brasileiro, em que a maior parte dos registros diz respeito ao âmbito do chamado teatro ligeiro (revista e comédias), ocorrido entre os anos 1930 e 1960. Pode-se dizer que este conjunto é formado essencialmente por material oriundo de espetáculos: textos teatrais anotados, partituras e programas. O que chama atenção nesta coleção é a quantidade de textos teatrais que parecem ter sido utilizados nas produções de Jaime Costa e Alda Garrido. Quanto a Jaime Costa, há, ainda, alguma correspondência, principalmente no que tange a uma contenda que Jaime Costa teve com Raimundo Magalhães Jr., em 1949/1950.
Uma importante observação a ser feita sobre esta coleção é referente à sua procedência. Poucos documentos são relativos às atividades do doador, Roberto Ruiz. Ele trabalhou no rádio, na agência de publicidade JWT e no teatro de revista, sobre o qual, inclusive, ele é autor de alguns estudos. Logo, pode ser que a maior parte do material que integra esta coleção seja composto por registros da trajetória artística da atriz Pepa Ruiz (mãe de Roberto), que atuou junto a companhias do teatro profissional, como a de Alda Garrido, Jaime Costa e Procópio Ferreira, entre outras. Pepa Ruiz também administrou empresas teatrais, como a da atriz Eva Todor.
Por isso, torna-se necessária a realização de uma pesquisa mais pormenorizada sobre ambas as personalidades, a fim de que um tratamento adequado seja imposto a este conjunto documental.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
A coleção, de caráter bastante heterogêneo, dado a variedade dos temas, foi organizada tendo em vista a tipologia documental. Apenas alguns documentos foram reunidos de acordo com o artista e/ou a companhia ao qual fazem referência. Estes foram assim arranjados pela evidência do conjunto, dada a quantidade e a diversidade dos registros que compunham tais dossiês. Porém, tal ordenação é apenas um pré-tratamento desta coleção. Parcialmente organizado.
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Por motivos de necessidade de tratamento adequado ao conjunto documental não é aconselhável a disponibilização desta coleção para consulta, principalmente no que tange às partituras, por muitos precisarem de restauração.
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
- francês
- inglês
- italiano
- português
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Inventário sumário.
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Nota
Primeiro registro de descrição baseado na publicação: Arquivos e coleções privados Cedoc/Funarte: guia geral/Rio de Janeiro: Funarte, 2016. 248 p.: il., color.; 23cm ISBN 978-85-7507-177-9.
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
Línguas e escritas
Script(s)
Fontes
Nota do arquivista
Documentalistas responsáveis: Fabiana Fontana.
Descrição no AtoM realizada pelo Arquivista Daniel Flores (2020).