Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1988 - 2000 (Acumulação)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
0,10 m.
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Paschoal Carlos Magno (1906-1980), foi quem esteve à frente de diversas campanhas e empreendimentos de grande relevância para a história das artes cênicas em nosso país, tendo criado: o Teatro do Estudante do Brasil, o Teatro Duse, os Encontros de Escolas de Dança do Brasil, as Caravanas e a Barca da Cultura, a Aldeia de Arcozelo, entre vários outros. Foi também ele uma das personalidades que mais se dedicaram à causa estudantil em sua época, tendo sido um dos fundadores da Casa do Estudante do Brasil, criada em 1929. Paschoal Carlos Magno atuou ainda como vereador no Distrito Federal (1951-1955), oficial de gabinete do presidente Juscelino Kubitscheck (1956-1961) e secretário-geral do Conselho Nacional de Cultura (1962- 1964). Diplomata de carreira, serviu em diferentes embaixadas e consulados do Brasil locados na Inglaterra, na Grécia e na Itália. Paschoal Carlos Magno se destacou ainda no âmbito da crítica teatral, com sua coluna no Correio da Manhã. Como escritor, vale destacar seu romance Sol sobre as palmeiras e sua Amanhã será diferente. É considerado um dos renovadores do teatro brasileiro, sendo responsável, por exemplo, pela criação no país da função de diretor teatral.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Não identificada.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Coleção composta por documentos referentes a um projeto de pesquisa sobre o teatrólogo Paschoal Carlos Magno, iniciado na Fundacen durante a gestão de Carlos Miranda, no final da década de 1980. Depois, foi dado prosseguimento a este projeto pelo IBAC, que foi finalizado em 2000, com a elaboração da Cronologia Paschoal Carlos Magno, por Filomena Chiaradia e Gilson Motta. O projeto, em certo momento, tinha como objetivo a publicação de três volumes de uma série intitulada Paschoal Carlos Magno, que trariam informações a respeito de sua produção intelectual e artística. O que resultou como produto desta pesquisa foi a referida cronologia, mais uma coletânea das críticas teatrais de Paschoal publicadas nos jornais cariocas O Jornal (1928), O Radical (1932/1933), Democracia (1946) e Correio da Manhã (1946/1960), classificadas com o código inicial PCMpiaj.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Organizado.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
- português
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Relação Sumária dos documentos.
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
Primeiro registro de descrição baseado na publicação: Arquivos e coleções privados Cedoc/Funarte: guia geral/Rio de Janeiro: Funarte, 2016. 248 p.: il., color.; 23cm ISBN 978-85-7507-177-9.
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Documentalistas responsáveis: Fabiana Fontana.
Descrição no AtoM realizada pelo Arquivista Daniel Flores (2020).