Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- [Rio de Janeiro], 1945 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
2 documentos textuais com [561] páginas
23 fotografias em p&b; entre 17,5 x 23,5 cm e 30 x 39,5 cm.
Área de contextualização
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Dossiê de fotografias e impressos
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Instrumento de pesquisa gerado
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Contém quatro duplicatas.
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
Dossiê de fotografia com: 1º Ato. Quadros: 1; 3 (Chegou o tal); 6; 11 "Monte Castelo"; 11 "Apoteose"; 12. 2º Ato. Quadros: 2 (Meia hora do Brasil); 3 (Tango 1900); 5 (Dança macabra); 9 (A diferença de um século). A ordenação das fotografias desse dossiê por Ato I e II e respectivos quadros foi feito de acordo com o programa da peça e não do texto.
Nota
Fotos 06-08: Walter Pinto e outros ensaiando a cena do quadro 11, com uso de metralhadoras originais.
Fotos 02-04; 12-06; 17-04; 20-05; 21-01; 21-03: grande formato.
Fotos 09 e 11: foto incorporada do acervo geral do CEDOC, Arquivo Brício de Abreu.
Foto 10-01; 16-01; 18-01: possui negativo de 2ª geração.
Nota
Identificados a partir de anotações manuscritas no verso das fotografias: Zaquia Jorge, Ester Tarcitano, Pedro Dias, Raymundo Campezato, Madame Lou, Sylvia Rosê, Roberto Garcia Ramos, Margarita Dell.
Nota
Fotógrafo: P. Botelho.
Nota
Documentação com quatro cópias. Cópia 1, datada de agosto de 1945. Informações na f. de rosto: "Presidencia da Republica. Divisão de Cinema e Teatro. 21 AGO 45" (carimbo, também consta em todas as folhas do texto); "Teatro Recreio" (datilograf.); "D.N.I. Divisão de Cinema e Teatro. [...] 27 de Agosto de 1945 [...]"; "D.N.I. VISTO. Rio, 21 de Agosto de 1945 [...]" (carimbo/ms.); "Divisão de Cinema e Teatro. [...] Em 21 de Agosto de 1945" (carimbo/ms.). Cópia 2, com [68] f. datilograf. Informações datilgrafadas na f. de rosto: "Teatro Recreio"; "Companhia de Revistas de: Walter Pinto." Texto com muitas anotações manuscritas e marcações. Anotação no final do texto: "Original de O. Rangel. 1945". Cópia 3, com [81] f. datilograf. Texto com muitas anotações manuscritas, correções, emendas. Nomes dos atores manuscritos ao início dos quadros. Cópia 4, com [65] f. datilograf. Anotação no final do texto: "Otávio Rangel. Escreveu, marcou e ensaiou. Agosto de 1945".
Nota
76 personagens, 25 femininos, 51 masculinos, outros, 02 atos, 22 quadros, prólogo.
Nota
Paginação a partir da cópia 1; estrutura da peça a partir do programa.
Nota
Autores: Luiz Peixoto ; Geisa Boscoli ; Paulo Orlando.
Nota
Orquestração de Lauro Maia ; musique de John Hess ; musique de Paul Misraki ; paroles Charles Trenet ; letra e música de Pedro Junco Jr. ; letra de Ira Gershwin ; música de Jerome Kern ; letra de Lew Brown ; letra de Ralph Freed.
Nota
O Arquivo Walter Pinto possui quatro textos desse espetáculo: o da Censura do Rio de Janeiro, uma cópia dele sem carimbo e dois textos do Ponto do Rio de Janeiro — que ao serem cotejados evidenciaram que um serviu de rascunho para o outro e que possuem pequenas variações nos quadros. Também possui dois roteiros musicais da peça. Foi incorporado, do Acervo Geral, o programa do espetáculo do Rio de Janeiro. Para a organização do repertório musical foram utilizados os textos do Ponto, os roteiros, o programa e as anotações feitas pelos músicos nas partituras.