Dossiê D.68 - Canta, Brasil!: Revista Patriótica em 2 Atos e 22 Quadros

Área de identificação

Código de referência

BR RJFUNARTE WP.1.3.1.D.68

Título

Canta, Brasil!: Revista Patriótica em 2 Atos e 22 Quadros

Data(s)

  • [Rio de Janeiro], 1945 (Produção)

Nível de descrição

Dossiê

Dimensão e suporte

2 documentos textuais com [561] páginas
23 fotografias em p&b; entre 17,5 x 23,5 cm e 30 x 39,5 cm.

Área de contextualização

Nome do produtor

(17/01/1913-21/04/1994)

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Dossiê de fotografias e impressos

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

    Script do material

      Notas ao idioma e script

      Características físicas e requisitos técnicos

      Instrumentos de descrição

      Instrumento de pesquisa gerado

      Área de materiais associados

      Existência e localização de originais

      Existência e localização de cópias

      Contém quatro duplicatas.

      Unidades de descrição relacionadas

      Descrições relacionadas

      Área de notas

      Nota

      Dossiê de fotografia com: 1º Ato. Quadros: 1; 3 (Chegou o tal); 6; 11 "Monte Castelo"; 11 "Apoteose"; 12. 2º Ato. Quadros: 2 (Meia hora do Brasil); 3 (Tango 1900); 5 (Dança macabra); 9 (A diferença de um século). A ordenação das fotografias desse dossiê por Ato I e II e respectivos quadros foi feito de acordo com o programa da peça e não do texto.

      Nota

      Fotos 06-08: Walter Pinto e outros ensaiando a cena do quadro 11, com uso de metralhadoras originais.
      Fotos 02-04; 12-06; 17-04; 20-05; 21-01; 21-03: grande formato.
      Fotos 09 e 11: foto incorporada do acervo geral do CEDOC, Arquivo Brício de Abreu.
      Foto 10-01; 16-01; 18-01: possui negativo de 2ª geração.

      Nota

      Identificados a partir de anotações manuscritas no verso das fotografias: Zaquia Jorge, Ester Tarcitano, Pedro Dias, Raymundo Campezato, Madame Lou, Sylvia Rosê, Roberto Garcia Ramos, Margarita Dell.

      Nota

      Fotógrafo: P. Botelho.

      Nota

      Documentação com quatro cópias. Cópia 1, datada de agosto de 1945. Informações na f. de rosto: "Presidencia da Republica. Divisão de Cinema e Teatro. 21 AGO 45" (carimbo, também consta em todas as folhas do texto); "Teatro Recreio" (datilograf.); "D.N.I. Divisão de Cinema e Teatro. [...] 27 de Agosto de 1945 [...]"; "D.N.I. VISTO. Rio, 21 de Agosto de 1945 [...]" (carimbo/ms.); "Divisão de Cinema e Teatro. [...] Em 21 de Agosto de 1945" (carimbo/ms.). Cópia 2, com [68] f. datilograf. Informações datilgrafadas na f. de rosto: "Teatro Recreio"; "Companhia de Revistas de: Walter Pinto." Texto com muitas anotações manuscritas e marcações. Anotação no final do texto: "Original de O. Rangel. 1945". Cópia 3, com [81] f. datilograf. Texto com muitas anotações manuscritas, correções, emendas. Nomes dos atores manuscritos ao início dos quadros. Cópia 4, com [65] f. datilograf. Anotação no final do texto: "Otávio Rangel. Escreveu, marcou e ensaiou. Agosto de 1945".

      Nota

      76 personagens, 25 femininos, 51 masculinos, outros, 02 atos, 22 quadros, prólogo.

      Nota

      Paginação a partir da cópia 1; estrutura da peça a partir do programa.

      Nota

      Autores: Luiz Peixoto ; Geisa Boscoli ; Paulo Orlando.

      Nota

      Orquestração de Lauro Maia ; musique de John Hess ; musique de Paul Misraki ; paroles Charles Trenet ; letra e música de Pedro Junco Jr. ; letra de Ira Gershwin ; música de Jerome Kern ; letra de Lew Brown ; letra de Ralph Freed.

      Nota

      O Arquivo Walter Pinto possui quatro textos desse espetáculo: o da Censura do Rio de Janeiro, uma cópia dele sem carimbo e dois textos do Ponto do Rio de Janeiro — que ao serem cotejados evidenciaram que um serviu de rascunho para o outro e que possuem pequenas variações nos quadros. Também possui dois roteiros musicais da peça. Foi incorporado, do Acervo Geral, o programa do espetáculo do Rio de Janeiro. Para a organização do repertório musical foram utilizados os textos do Ponto, os roteiros, o programa e as anotações feitas pelos músicos nas partituras.

      Identificador(es) alternativos

      Número de chamada

      WP Esp. EP. FOT/1940_48/01-21

      Número de chamada

      WP Esp. EP PT/1940_48

      Número de chamada

      WP Esp. EP PM/1940_48

      Pontos de acesso

      Pontos de acesso de assunto

      Pontos de acesso local

      Ponto de acesso nome

      Pontos de acesso de gênero

      Área de controle da descrição

      Identificador da descrição

      Identificador da entidade custodiadora

      Regras ou convenções utilizadas

      Estado atual

      Nível de detalhamento

      Datas de criação, revisão, eliminação

      Idioma(s)

        Sistema(s) de escrita(s)

          Fontes

          Área de ingresso