Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- [Rio de Janeiro], 1956 (Creation)
Level of description
Extent and medium
5 desenhos em grafite e/ou guache sobre papel; vários tamanhos.
2 documentos textuais com [855] páginas
4 fotografias em p&b; entre 24 x 18 cm e 26 x 28 cm.
Context area
Name of creator
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
Dossiê de fotografias e impressos
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Generated finding aid
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Contém duas duplicatas.
Related units of description
Notes area
Note
Autores: Luiz Iglesias ; Walter Pinto ; Meira Guimarães ; partitura do Maestro Vicente Paiva.
Note
Documentação com duas cópias. Ambas possuem lista dos atores arroladas no início de cada quadro. Cópias 1, com [54] f. datilografadas.Texto com anotações no texto. Cópia 2, texto com [52] f. datilografadas. Com disposição de quadros diferente do anterior e a presença do monólogo "Elisabéte".
Note
Relação de atores: Carlos Mello, Pedro Dias, José Vasconcellos, Grande Othelo, Paulo Celestino, Blanche Mur, Rosemarie Sulquer, Manon Godoy, Ofelia Maris, Nelia, Angelita, Lourdinha, Sylvana Rian, Raquel Chababo, Inés Quattrocchi, Isabel Sanchez, Irene Elicer, Roberto P. Oliva, Enrique Ibarreta.
Note
46 personagens, 22 femininos, 24 masculinos, outros, 02 atos, 18 quadros, prólogo
Note
Contém quatro exemplares do programa e um folder da temporada no Teatro Recreio, Rio de Janeiro; recortes do "Diário da Noite", São Paulo, 1956; certificado da censura, datado do Rio de Janeiro, 9 set. 1956; relação datilografada com músicas do espetáculo e cada uma delas com a especificação da quantidade de compassos e preço a ser cobrado pelo copista; e provas gráficas de anúncios. Alguns impressos foram incorporados do Acervo Geral do Cedoc.
Note
Estrutura da peça a partir do programa.
Note
Arranjo de Carioca ; orquestração de Morpheu Belluomini.
Note
O Arquivo Walter Pinto possui o texto do Ponto do Rio de Janeiro, um segundo texto, sem carimbo da Censura ou marcas do Ponto, com disposição de quadros diferente do anterior, e lista nomeada "Detalhes [sic] musical da revista Botando pra jambrar", contendo os títulos das músicas que integraram a revista, cada uma delas com a especificação da quantidade de compassos e o preço a ser cobrado pelo copista. Foi incorporado, do Acervo Geral, o programa do espetáculo no Rio de Janeiro, em dois formatos. Para a organização do repertório musical tomamos por guia o texto do Ponto do Rio de Janeiro e o programa da peça, levando em consideração a lista do copista e as anotações feitas pelos músicos nas partituras.
Note
Dossiê de fotografias com: 1º Ato. Quadro 5 "Borboletas imperiais"; Quadro 8 "No harém do Sultão"; Apoteose. 2º Ato. Quadros: 2 "Uma viagem de ônibus"; 7 "O sonho"; 11 "Brotinhos primaveris"; 12 "Primavera"; Apoteose "Carrossel das 4 estações".
Note
Identificados a partir de anotações manuscritas no verso das fotografias: Paulo Celestino, Blache Mur, Walter Pinto, Nélia Paula, Pedro Dias, Luiz Iglesias, Grande Otelo, Rosemarie Sulquer, José Vasconcellos
Note
Fotos 1, 4, 5, 8: Incorporadas do acervo geral do CEDOC, acervo Aldo Calvet e com anotação manuscrita no verso.
Fotos 11 e 16-02: incorporada do acervo geral do CEDOC, arquivo Brício de Abreu.
Note
Nota datilografada e em anexo a foto 08: "T. Revista – Botando pra jambrar. ‘Os Brotinhos da Revista ‘Botando pra Jambrar’... no Teatro Recreio estão provocando as maiores gargalhadas. São tão vedetas que em cena disputam a colocação de estrela, com grande ciumadas [sic!] dando um verdadeiro show de comicidade. As ‘meninas’ que aparecem pela ordem na fotografia são: José Vasconcelos, Paulo Celestino, Grande Otelo, Carlos Melo e Pedro Dias, que além do trabalho cômico que oferecem ao público, apresentam uma grande sátira a certas estrelas das nossas revistas".
Note
Foto-montagem: 13.Grande formato: 21 e 21/02-03.Material fotográfico utilizado para divulgação: fotos 14, 15, 16.As fotos 16/01-06 e 21/02-03: possuem em seu verso informações sobre sua publicação nos jornais Diário de Notícias, Correio da Manhã, Última Hora e A Notícia.Fotos 17-19: Walter Pinto recepciona no aeroporto do Galeão o ‘regisseur’ Argentino Fernandez precedente de Buenos Aires. Informação colhida em nota da coluna ‘Teatros’, no Jornal do Brasil, 30 de Junho de 1956, p. 10.
Note
Fotógrafo: Luís Mafra.
Note
Desenho 01: figurino, grafite guache sobre papel, 47,9x32,8 cm; desenho 02: figurino, guache sobre papel, 40,4x29 cm; desenho 03: cenário, guache guache sobre papel, 37,5x52 cm; desenho 04: cenário, guache e grafite sobre papel, 24,5x37 cm; desenho 05: cenário, guache sobre papel, 17x24 cm.
Note
De acordo com o programa do espetáculo os figurinos são de autoria de Joselito, Aelson e Delf e os cenários são de José Nicolás, Sergio, Otávio Goulart e Dorloff Silva. Apenas os desenhos 01 e 02 têm assinatura de Joselito.