Dossiê D.24 - A Casa Branca: Opereta-Fantasia, de Costumes Cariocas, Ultra-Moderna, em Moldes Cinematográficos, em Dois Atos e Dezoito Quadros

Área de identificação

Código de referência

BR RJFUNARTE WP.1.3.1.D.24

Título

A Casa Branca: Opereta-Fantasia, de Costumes Cariocas, Ultra-Moderna, em Moldes Cinematográficos, em Dois Atos e Dezoito Quadros

Data(s)

  • [Rio de Janeiro], [1933-1935] (Produção)

Nível de descrição

Dossiê

Dimensão e suporte

10 documentos textuais com [291] páginas
96 fotografias em p&b; entre 22,5 x 29 cm e 14,5 x 19 cm.

Área de contextualização

Nome do produtor

(17/01/1913-21/04/1994)

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Dossiê de fotografias e impressos

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

    Script do material

      Notas ao idioma e script

      Características físicas e requisitos técnicos

      Instrumentos de descrição

      Instrumento de pesquisa gerado

      Área de materiais associados

      Existência e localização de originais

      Existência e localização de cópias

      Contém cinco duplicatas.

      Unidades de descrição relacionadas

      Descrições relacionadas

      Área de notas

      Nota

      Documento com 5 cópias. Cópia 1, com [76] f. datilograf.: (cópia do ponto); algumas informações na f. de rosto: "Teatro Recreio. Companhia Brasileira de Teatro Musicado. Empresa Pinto Limitada." (datilograf.); "Censure-se [...] São Paulo, 17/4/34 [...]" (carimbo/ms.); "Delegacia de Costumes e Jogos, Divertimentos Publicos. Visto. São Paulo, 17 de 1 de 1934 [...]" (carimbo/ms.). Em f. 1 consta relação de personagens e atores. Todas as folhas estão com o carimbo: "Gabinete de Investigações. Censura Theatral e Cinematographica. Delegacia de Costumes e Jogos. Jan. 15 1931. São Paulo". Cópia 2, com 95 f. datilograf.: texto com muitas anotações manuscritas; todas as folhas com o carimbo sêco: "Districto Federal. Censura Policial'. Cópia 3, divida em suas partes, com cada ato, cada uma com 50 e 25 f. datilografi. respectivamente: texto com muitas anotações manuscritas, correções e emendas; contém relação manuscrita dos nomes de personagens e atores. Na parte 1, com o primeiro ato, há informação manuscrita: "Floriano Faissal. Ponto da U. P. T."; Na parte 2, com o segundo ato, há informação manuscrita: "Rio, maio de 1933". Cópia 4, divida em duas partes, com cada ato, cada uma com 38 e 37 f. datilografi. respectivamente. Textos com algumas anotações manuscritas. Anotação manuscrita em ambas f. de rosto: "Theatro Recreio. Floriano Faissal. Ponto da U. P. T. [União dos Pontos Teatrais]". Cópia 5, divida em suas partes, com cada ato, cada uma com 13 e 10 p. ms. respectivamente. Informação manuscrita na f. de rosto de ambas: "resumo para Feira de Amostras de 1933". Cópia 6, com 20 f. datilograf.: informação na f. de rosto: "Resumo da A Casa Branca".

      Nota

      Relação dos intérpretes (fonte: programa): Gilda de Abreu, Ida de Alencar, Sarah Nobre, Margot Louro, Edith Falcão, Norma de Andrade, Miss Amnerys, Juracy Silva, Margarida Flemming, Vicente Celestino; Salvador Paoli, Oscar Soares, Pedro Dias, Apollo Corrêa, Armando Nascimento, Brandão Filho, Jim Piarson, Renato Machado, Carlos Bastos; Alfredo Vallim.

      Nota

      20 personagens, 10 femininos, 10 masculinos, outros, 02 atos, 18 cenas, Teresópolis, Rio de Janeiro, anos de 1930

      Nota

      Autor: Freire Júnior.

      Nota

      O Arquivo Walter Pinto possui o texto da Censura de São Paulo, quatro textos do Ponto — um deles dividido em 1º e 2º ato —, dois resumos da peça, um manuscrito e outro datilografado, e o programa do espetáculo no Rio de Janeiro. A elaboração da seqüência musical de "A casa branca / A casa da serra" obedeceu a procedimento diferenciado. As partituras apresentam numeração, indicando com clareza a ordem das músicas, mas poucas possuem título. Inserimos, entre colchetes, os títulos identificados no texto da Censura, mantendo nas outras músicas a numeração original.

      Nota

      Música: Bernardino Vivas.

      Nota

      Dossiê de fotografia com: 1º Ato. Quadros 1, 3, 5-7; 2º Ato. Quadros 1, 3, 5, 7. Cenas do casamento de Gilda de Abreu e Vicente Celestino no palco durante o espetáculo (Foto 41, 42, 43 e 44. Fotos individuais, em dupla e em trio de alguns atores caracterizados de personagens do espetáculo.

      Nota

      Fotos 50, 51, 52, 53, 54: Apresentação da Companhia na Feira Internacional de Amostras (RJ), em 13 de outubro de 1933, Diário Carioca, RJ, 12 de outubro de 1933, p. 3. Fotos 6, 10-02; 30-02, 39-02: recortada com o formato da letra "a"; Foto 04-02, recortada com o formato da letra "b"; Foto 29-02, 43-02: recortada com o formato da letra "c"; Foto 49: recortada com o formato da letra "r"; Foto 58: Girls no Teatro João Caetano. Fotos 57/01-03: Grande formato. Foto 15: incorporada do acervo geral do CEDOC. Arquivo Brício de Abreu.

      Nota

      Identificados a partir de anotações manuscritas no verso das fotografias: Eva Todor, Guiomar, Edith Falcão, Gilda de Abreu, Norma de Andrade, Armando Nascimento, Vicente Celestino; Apolo Correia, Margot Louro, Norma de Andrade, Clarita, Pedro Dias, Sarah Nobre, Oscar Soares, Ida Alencar.

      Nota

      Fotógrafo: P. Botelho.

      Identificador(es) alternativos

      Número de chamada

      WP Esp. EP PT/1930_04

      Número de chamada

      WP Esp. EP PM/1930_04

      Número de chamada

      WP Esp. EP/ FOT/1930_04/01-58

      Pontos de acesso

      Pontos de acesso de assunto

      Pontos de acesso local

      Ponto de acesso nome

      Pontos de acesso de gênero

      Área de controle da descrição

      Identificador da descrição

      Identificador da entidade custodiadora

      Regras ou convenções utilizadas

      Estado atual

      Nível de detalhamento

      Datas de criação, revisão, eliminação

      Idioma(s)

        Sistema(s) de escrita(s)

          Fontes

          Área de ingresso