Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- [19--] (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
101 documentos textuais com 556 páginas
Área de contextualização
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Dossiê de impressos
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Instrumento de pesquisa gerado
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
Para a organização das "Partituras Manuscritas Avulsas" que integram o Arquivo Walter Pinto, foi necessário estabelecer critérios de organização diferenciados, devido às peculiaridades do material. Por sua forma de apresentação manuscrita, esse material é prioritariamente constituído de exemplares únicos ou de arranjos instrumentais não editados de peças já conhecidas pelo público. Foram identificadas composições com sentido musical completo – partituras que estão na sua integralidade musical, expressas nas partes de piano ou nas grades instrumentais – e partes instrumentais avulsas – como, por exemplo, para violino, trompete ou saxofone –, que se constituem em fragmentos de uma música, não possibilitando ao ouvinte ou pesquisador a compreensão integral da peça musical. Centrando a atenção nas composições com sentido musical completo, vê-se que, em seu conjunto, elas não possuem datação, o que impediu estabelecer conexões entre as músicas e possíveis espetáculos encenados pela Empresa de Teatro Pinto Ltda. Buscou-se reunir o repertório por blocos temáticos, levando-se em consideração a instrumentação, as informações manuscritas – tipo, formato e cor da anotação –, carimbos, assim como a marca e a origem do papel no qual foi escrita a composição. O primeiro e mais importante conjunto de partituras aqui mencionado, o "Repertório para piano e piano/canto", contém prioritariamente músicas de compositores brasileiros para piano e piano/canto em português — como exceções uma peça para canto em francês e duas com a presença de outros instrumentos, além do piano —, apresentando poucas informações que permitam aproximações com os espetáculos encenados. As músicas agrupadas no "Repertório em espanhol", como o titulo indica, estão nomeadas nessa língua e unidas por aspectos distintos: a indicação do repertório do grupo cubano de sucesso nos anos 1950 e 1960 "Los Chapanecos", os "arreglos" de A. Piedade, feitos em (SP), com papel da Casa Manon S. A. (SP) ou papel CLAVE, argentino, e quatro músicas que indicam associação da composição com entidade musical espanhola. O grupo que agrega partituras com o nome "Cecilia Renné" possui papel marca "CLAVE", produzido pela indústria argentina, e também está em espanhol. A definição de outro conjunto de partituras teve por base o papel do "Editeur de Musique L. Digoudé-Diodet, Paris", repertório para piano e canto em francês. Nele inexistem marcas de utilização ou qualquer datação, impossibilitando aproximações com espetáculos encenados. Os blocos temáticos das "Partituras Manuscritas Avulsas" possuem características muito distintas, sendo difícil imaginar o trajeto pelo qual passaram até sua incorporação no Arquivo Walter Pinto. Pode-se pensar que, em sua maioria, as partituras não foram utilizadas.