Dossiê D.99 - Partituras Manuscritas Avulsas

Área de identificação

Código de referência

BR RJFUNARTE WP.1.3.1.D.99

Título

Partituras Manuscritas Avulsas

Data(s)

  • [19--] (Produção)

Nível de descrição

Dossiê

Dimensão e suporte

101 documentos textuais com 556 páginas

Área de contextualização

Nome do produtor

(17/01/1913-21/04/1994)

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Dossiê de impressos

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

    Script do material

      Notas ao idioma e script

      Características físicas e requisitos técnicos

      Instrumentos de descrição

      Instrumento de pesquisa gerado

      Área de materiais associados

      Existência e localização de originais

      Existência e localização de cópias

      Unidades de descrição relacionadas

      Descrições relacionadas

      Área de notas

      Nota

      Para a organização das "Partituras Manuscritas Avulsas" que integram o Arquivo Walter Pinto, foi necessário estabelecer critérios de organização diferenciados, devido às peculiaridades do material. Por sua forma de apresentação manuscrita, esse material é prioritariamente constituído de exemplares únicos ou de arranjos instrumentais não editados de peças já conhecidas pelo público. Foram identificadas composições com sentido musical completo – partituras que estão na sua integralidade musical, expressas nas partes de piano ou nas grades instrumentais – e partes instrumentais avulsas – como, por exemplo, para violino, trompete ou saxofone –, que se constituem em fragmentos de uma música, não possibilitando ao ouvinte ou pesquisador a compreensão integral da peça musical. Centrando a atenção nas composições com sentido musical completo, vê-se que, em seu conjunto, elas não possuem datação, o que impediu estabelecer conexões entre as músicas e possíveis espetáculos encenados pela Empresa de Teatro Pinto Ltda. Buscou-se reunir o repertório por blocos temáticos, levando-se em consideração a instrumentação, as informações manuscritas – tipo, formato e cor da anotação –, carimbos, assim como a marca e a origem do papel no qual foi escrita a composição. O primeiro e mais importante conjunto de partituras aqui mencionado, o "Repertório para piano e piano/canto", contém prioritariamente músicas de compositores brasileiros para piano e piano/canto em português — como exceções uma peça para canto em francês e duas com a presença de outros instrumentos, além do piano —, apresentando poucas informações que permitam aproximações com os espetáculos encenados. As músicas agrupadas no "Repertório em espanhol", como o titulo indica, estão nomeadas nessa língua e unidas por aspectos distintos: a indicação do repertório do grupo cubano de sucesso nos anos 1950 e 1960 "Los Chapanecos", os "arreglos" de A. Piedade, feitos em (SP), com papel da Casa Manon S. A. (SP) ou papel CLAVE, argentino, e quatro músicas que indicam associação da composição com entidade musical espanhola. O grupo que agrega partituras com o nome "Cecilia Renné" possui papel marca "CLAVE", produzido pela indústria argentina, e também está em espanhol. A definição de outro conjunto de partituras teve por base o papel do "Editeur de Musique L. Digoudé-Diodet, Paris", repertório para piano e canto em francês. Nele inexistem marcas de utilização ou qualquer datação, impossibilitando aproximações com espetáculos encenados. Os blocos temáticos das "Partituras Manuscritas Avulsas" possuem características muito distintas, sendo difícil imaginar o trajeto pelo qual passaram até sua incorporação no Arquivo Walter Pinto. Pode-se pensar que, em sua maioria, as partituras não foram utilizadas.

      Identificador(es) alternativos

      Número de chamada

      WP Esp. EP/PMA Manuscritas/01-08

      Pontos de acesso

      Pontos de acesso de assunto

      Pontos de acesso local

      Ponto de acesso nome

      Pontos de acesso de gênero

      Área de controle da descrição

      Identificador da descrição

      Identificador da entidade custodiadora

      Regras ou convenções utilizadas

      Estado atual

      Nível de detalhamento

      Datas de criação, revisão, eliminação

      Idioma(s)

        Sistema(s) de escrita(s)

          Fontes

          Área de ingresso